A importância das redes sociais no consumo e divulgação de conteúdos e eventos musicais: O caso do Facebook em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, João Miguel Lourenço
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5189
Resumo: A presente dissertação estuda a importância das redes sociais na divulgação de conteúdos e eventos musicais, sendo estudado o caso específico do Facebook em Portugal. O enquadramento teórico releva uma nova realidade tecnológica e social que potenciou uma alteração profunda na maneira como consumimos e percepcionamos os conteúdos musicais. As mudanças paradigmáticas e as novas oportunidades dadas pelo contexto digital são particularmente relevantes na indústria musical, que tem sido obrigada a reinventar-se nos últimos anos devido ao decréscimo das receitas da venda de conteúdos musicais. Propõe-se uma metodologia que primeiramente, contextualize a realidade actual da indústria musical no contexto Português através de entrevistas a vários dos seus intervenientes e, de seguida, através de um questionário online, caracterize o consumidor que utiliza o Facebook, nomeadamente em relação aos seus hábitos de partilha de conteúdos e eventos musicais. Os resultados apontam para que o Facebook seja usado na descoberta e acompanhamento de artistas musicais, sendo a partilha de conteúdos um fenómeno comum e frequente nos utilizadores. Verifica-se também que a divulgação de eventos musicais tem um efeito prático na assiduidade da amostra inquirida a concertos e festivais de música. Conclui-se que o Facebook é uma plataforma onde os consumidores partilham os seus conteúdos e eventos musicais, onde procuram pelos seus artistas favoritos e encontram artistas novos, constituindo assim um meio que deve ser explorado inteligentemente numa perspectiva de Marketing, tendo em conta as características de um novo tipo de consumidor e um novo tipo de comportamento em relação à música.
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