Deteção de danos no interior de veículos automóveis com base em imagens termográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sara Raquel Ramalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/80273
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Física
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spelling Deteção de danos no interior de veículos automóveis com base em imagens termográficasCarros autónomosTermografiaReflexãoTransmissãoDanosAutonomous CarsThermographyReflectionTransmissionDamageEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia FísicaO mundo está a ser preparado para a existência de carros autónomos mais propriamente os carros autónomos partilhados, as indústrias de maior interesse no setor estão a trabalhar incessantemente nos vários tipos de sistemas que os automóveis vão necessitar, estão focadas não só nos sistemas necessários para o normal funcionamento do veículo mas também em sistemas que os permitam preservar por um grande período de tempo. A prevenção é um factor muito importante neste tipo de veículos pois como terão um número elevado de sensores o seu custo será também bastante elevado. Como neste tipo de serviço os passageiros entram e saem do carro várias vezes é necessária uma avaliação do automóvel averiguando a existência de danos, como fazer uma inspeção manual após cada serviço é irrealista, tornar-se-á fundamental a implementação de um sistema que permita a deteção automática de qualquer tipo de danos. Esta dissertação procura soluções para a questão da prevenção, especificamente para a deteção de danos nos assentos dos automóveis antes que seja necessária a sua total substituição. Devido a várias pesquisas a termografia ativa foi o método escolhido para a realização de todas as experiências demonstradas neste documento. Foram realizados vários testes utilizando diferentes amostras de tecidos, tanto no modo de reflexão como no modo de transmissão e também foram testadas a reflexão e transmissão em simultâneo. Após a realização de todos os procedimentos dos ensaios as imagens foram processadas em MATLAB, tendo sido aplicado um filtro para melhorar a imagem, feito um recorte desta e com a aplicação de várias retas comparar o perfil de temperaturas das áreas estudadas. Para a maioria dos materiais estudados nesta dissertação verificamos que no geral o modo que deve ser utilizado é a transmissão, no entanto está bastante dependente do material e do tipo de dano procurado. A temperatura é também um fator bastante importante, no caso da reflexão o melhor tempo para retirar resultados é quando a fonte térmica é ligada, na transmissão depende de material para material, alguns precisam de maior temperatura para se detetar os danos e outros precisam de menos, por exemplo nas amostras de laminado de malha revestida com acabamento de carbono os danos ficam mais percetíveis com temperaturas mais altas mas por outro lado nas amostras de anilina bovina já se detetam melhor os danos com temperaturas mais baixas.The world is being prepared for autonomous cars more like shared autonomous cars, the industries of greatest interest in the sector are working incessantly on the various types of systems that automobiles will need, they are focused not only on the systems needed for the development of normal operations on the vehicle but also in the systems that allow them to last for a long period of time. Prevention is a very important factor in this type of vehicle because as they will have a high number of sensors their cost will also be quite high. Because in this type of service passengers get in and out of the car several times an assessment of the car is necessary to check for damage, as doing a manual inspection after each service is unrealistic, the implementation of a system that will automatically detect any kind of damage will become essential. This dissertation seeks solutions to the issue of prevention, specifically detecting damage to car seats before full replacement is required. Due to various researches, active thermography has been the chosen method for carrying out all the experiments demonstrated in this document. Several tests were made using different tissue samples, both in reflection and transmission mode and also reflection and transmission simultaneously. After performing all the test procedures the images were processed in MATLAB, having been applied a filter to improve the image, made a clipping of it and with the application of several straight lines compare the temperature profile of the studied areas. For most of the materials studied in this dissertation we find that in general the mode that should be used is the transmission, however it is very dependent on the material and the type of damage sought. Temperature is also a very important factor, in case of reflection the best time to get results is when the heat source is turned on, transmission depends on material to material, some need higher temperature to detect damage and others miss less For example, in carbon-coated mesh laminate samples the damage is more noticeable at higher temperatures but in the bovine aniline samples the damage at lower temperatures is already better detected.Fonseca, Jaime C.Universidade do MinhoGonçalves, Sara Raquel Ramalho2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80273por203024753info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:42.492921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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