Análise à fadiga de estruturas de autocarro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Rafael André Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23205
Resumo: A vida útil de um autocarro é condicionada pela resistência da sua estrutura à fadiga. Esta está relacionada com a intensidade e densidade das solicitações dinâmicas provenientes da sua circulação. O fenómeno de fadiga está associado ao processo de iniciação e propagação de fendas, e apresenta diferentes mecanismos, os quais são função das características do material e das solicitações. A influência de algumas das principais características na vida útil de componentes é abordada, sendo descritas as respetivas curvas S-N. Por outro lado, a vida útil de uma estrutura ou componente é fortemente dependente do tipo de solicitação dinâmica. Esta pode apresentar amplitude e frequência constante ou aleatória no tempo. São descritas as metodologias para a quantificação do número de ciclos em função da distribuição da solicitação, com destaque para as metodologias baseadas no tempo e na frequência, aplicadas à análise de solicitações aleatórias. A análise da estrutura à fadiga requer desenvolver metodologias que permitam estudar a propagação do dano nas estruturas devido às solicitações dinâmicas e, assim, prever a sua vida útil. Três diferentes metodologias são apresentadas, as quais são classificadas em: experimentais, numérico-experimentais e numéricas. A estimativa da vida útil da estrutura do autocarro foi feita no domínio da frequência e seguiu a metodologia numérico-experimental. Para a aplicação desta metodologia foram recolhidas solicitações experimentais sob a forma de aceleração ao longo de percursos com diferentes graus de severidade. Os dados experimentais foram processados, sendo possível a determinação do valor RMS e espetros PSD das acelerações, ao longo do percurso. Os valores RMS das acelerações permitiram a caracterização dos diferentes percursos, dividindo-se os mesmos em percursos de baixos, moderados e elevados níveis de solicitação. O modelo de elementos finitos da estrutura foi desenvolvido em Ansys® e validado por comparação das suas frequências naturais com as medidas experimentalmente. A avaliação da vida útil da estrutura de autocarro foi realizada através de uma análise local da ligação mais solicitada, previamente determinada a partir da aplicação global de uma solicitação vertical em aceleração. A vida útil desta ligação foi calculada com recurso ao programa comercial Ansys nCode® e recorrendo à ferramenta Seam Shell Weld. A construção do modelo numérico da ligação crítica envolveu a inclusão de mais detalhes geométricos e os cordões de soldadura nas ligações, assim como, um maior refinamento da malha. A transferência de esforços e constrangimentos do modelo global para o modelo local da ligação, requereu a determinação prévia das funções de resposta em frequência e os constrangimentos no modelo global. Os PSD em aceleração das solicitações registadas ao longo de três percursos foram utilizados para a determinação do coeficiente de dano dos cordões de soldadura da ligação crítica, recorrendo ao método de Dirlik. Através de uma extrapolação linear destes coeficientes de dano e tendo como base a distância percorrida em cada percurso, foi estimada a vida à fadiga da ligação expressa em quilómetros. Os resultados mostram que existe uma boa correlação entre o nível RMS da amplitude da aceleração gerada por cada percurso e a vida útil à fadiga da ligação crítica.
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São descritas as metodologias para a quantificação do número de ciclos em função da distribuição da solicitação, com destaque para as metodologias baseadas no tempo e na frequência, aplicadas à análise de solicitações aleatórias. A análise da estrutura à fadiga requer desenvolver metodologias que permitam estudar a propagação do dano nas estruturas devido às solicitações dinâmicas e, assim, prever a sua vida útil. Três diferentes metodologias são apresentadas, as quais são classificadas em: experimentais, numérico-experimentais e numéricas. A estimativa da vida útil da estrutura do autocarro foi feita no domínio da frequência e seguiu a metodologia numérico-experimental. Para a aplicação desta metodologia foram recolhidas solicitações experimentais sob a forma de aceleração ao longo de percursos com diferentes graus de severidade. Os dados experimentais foram processados, sendo possível a determinação do valor RMS e espetros PSD das acelerações, ao longo do percurso. Os valores RMS das acelerações permitiram a caracterização dos diferentes percursos, dividindo-se os mesmos em percursos de baixos, moderados e elevados níveis de solicitação. O modelo de elementos finitos da estrutura foi desenvolvido em Ansys® e validado por comparação das suas frequências naturais com as medidas experimentalmente. A avaliação da vida útil da estrutura de autocarro foi realizada através de uma análise local da ligação mais solicitada, previamente determinada a partir da aplicação global de uma solicitação vertical em aceleração. A vida útil desta ligação foi calculada com recurso ao programa comercial Ansys nCode® e recorrendo à ferramenta Seam Shell Weld. A construção do modelo numérico da ligação crítica envolveu a inclusão de mais detalhes geométricos e os cordões de soldadura nas ligações, assim como, um maior refinamento da malha. A transferência de esforços e constrangimentos do modelo global para o modelo local da ligação, requereu a determinação prévia das funções de resposta em frequência e os constrangimentos no modelo global. Os PSD em aceleração das solicitações registadas ao longo de três percursos foram utilizados para a determinação do coeficiente de dano dos cordões de soldadura da ligação crítica, recorrendo ao método de Dirlik. Através de uma extrapolação linear destes coeficientes de dano e tendo como base a distância percorrida em cada percurso, foi estimada a vida à fadiga da ligação expressa em quilómetros. Os resultados mostram que existe uma boa correlação entre o nível RMS da amplitude da aceleração gerada por cada percurso e a vida útil à fadiga da ligação crítica.The service life of a bus is determined by its endurance resistance, which is related to the intensity and density of the dynamic loads, arising from its circulation. The phenomenon of fatigue is related with the process of initiation and propagation of cracks, and depends on different mechanisms, which are a function of the characteristics of the material and the stresses it is subjected. The influence of some of the main characteristics on the service life of components is addressed, with the S-N curves being described. On the other hand, the lifetime of a structure or a component is strongly dependent on the type of dynamic loads it is subjected. These may present constant or random amplitude and frequency over time. Methodologies for quantifying the number of cycles over the demand distribution are described, with emphasis on methodologies based on time and frequency, applied to the analysis of random loads. The fatigue analysis of the structure requires the development of methodologies that allow the study of the damage propagation in the structures due to dynamic requests and, thus, predicting their service life. Three different methodologies are presented, which are classified as: experimental, numerical-experimental and numerical. The estimation of the service life of the bus structure was done in the frequency domain and followed the numerical-experimental methodology. For the application of this methodology, loads were recorded in the form of acceleration along a route with different types of severity. The experimental data was processed in order to determine the RMS value and PSD spectra of the accelerations along the route. The RMS values of the accelerations allowed the characterization of the different routes, dividing them into routes of low, moderate and high demand levels. The finite element model of the structure was developed in Ansys® and validated with the natural frequencies experimentally determined. The useful life assessment of the bus structure was carried out through a local analysis of the most requested link, previously determined from the global application of a vertical load under acceleration. The useful life of this connection was calculated using the commercial program Ansys nCode® and using the Seam Shell Weld tool. The construction of the numerical model of the critical connection involved the inclusion of more geometric details and the weld beads in the connections, as well as a greater refinement of the mesh. The transfer of loads and constraints from the global model to the local model of the connection required the previous determination of the frequency response functions and the constraints in the global model. The PSDs in acceleration of loads registered throughout of three paths were used to determine the damage coefficient of the weld beads of the critical connection, using the Dirlik method. Through a linear extrapolation of these damage coefficients, and based on the distance covered in each route, the fatigue life of the joint expressed in kilometers was estimated. The results show that there is a good correlation between the RMS values of the acceleration amplitude generated by each path and the fatigue life of the critical joint.Lopes, Hernâni Miguel ReisRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCunha, Rafael André Santos20232026-06-22T00:00:00Z2023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23205TID:203326849porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T01:49:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:04:48.974126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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