Identificações na latência: As relações de / com objectos - o método c.a.t.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aleixo, Teresa A.
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/283
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica
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spelling Identificações na latência: As relações de / com objectos - o método c.a.t.Perturbações psicológicas e físicasDissertação de Mestrado em Psicopatologia e Psicologia ClínicaO objectivo deste trabalho é estudar a natureza dos processos de transformação das imagos parentais na latência e os reajustamentos psíquicos daí decorrentes, na constituição e construção do ser em desenvolvimento. A percepção das imagos parentais é apreendida a partir dos dados obtidos pela administração da prova projectiva C.A.T. a 30 crianças "normativas", das quais 15 são rapazes e 15 são raparigas, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. O nosso estudo mostra que o processo de construção da expansão e autonomia - processo que caracteriza a latência -, se desenvolve em estreita ligação com os objectos parentais, objectos que5 no decurso da latência, se (des)mitificam e (des)mistificam, isto é, se humanizam e interiorizam com novas qualidades e atributos, encontrando-se a expressão deste processo diferente nos dois grupos. Os resultados mostram também que, no decorrer da transformação da relação com os objectos parentais, nunca se vivenciam sentimentos de perda (do amor dos pais) mas antes, evolução relacional. É esta evolução que firma e alarga as vias para as relações com objectos extra-familiares, o que implica conciliar e integrar as diferenças de sexo e de geração, conciliando e integrando ainda os modelos do passado nos modelos do presente. Foi, assim, possível concluir que estes diversos movimentos - movimentos que se interpenetram, imbricam, conjugam, unem e integram uns nos outros -, só foram possíveis de realizar devido a previamente se ter estabelecido uma activa e consistente vinculação com os pais, vinculação que abriu as vias ao desenvolvimento de processos diversos e complexos, processos que culminaram na formação e firmação, no final da latência, de uma relação de cooperação.Instituto Superior de Psicologia AplicadaMarques, Maria EmíliaRepositório do ISPAAleixo, Teresa A.2010-12-22T12:24:45Z1999-01-01T00:00:00Z1999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/283porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:26Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:25.333564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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