Implementação de estratégias a partir do texto poético para ampliação lexical no 1º e 6º anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Mariana Sofia da Fonseca
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34535
Resumo: É certo que a educação foi evoluindo com o passar dos anos, todas essas alterações interferiram com os agentes educativos, salientando-se entre estes os professores e os alunos, que se transformaram e se adaptaram tendo em conta todas as alterações que as sociedades sofreram ao longo dos tempos. Os alunos, hoje em dia, são muito mais difíceis de motivar, sendo uma função do professor, talvez uma das mais desafiantes, encontrar estratégias, ferramentas para que eles não percam o interesse pela escola. No seu papel de estrategas, os professores observam grandes dificuldades a nível do português e uma grande falta de conhecimentos da sua própria língua. O presente relatório surge da constatação dessa falta de conhecimentos por parte dos alunos, assim como da constatação da necessidade de implementar estratégias de ampliação lexical (através do texto poético e dos sinónimos) para, por um lado, ampliar o seu vocabulário e, por outro, melhorar a sua competência leitora. Esta proposta didática foi planificada para as aulas de português em contexto de estágio no 1º e 2º CEB, durante os dois anos do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB. Na primeira intervenção, foram utilizados os poemas “O Lagarto” e “A Rosa e o Mar” presentes no livro “Aquela Nuvem e Outras” de Eugénio de Andrade. Numa aula, foram implementadas diferentes estratégias, com recurso a diversos materiais didáticos, tornando-a muito mais apelativa e levando os alunos à descoberta do próprio conhecimento. Na segunda intervenção, foi utilizado o livro “As Naus de Verde Pinho” de Manuel Alegre, explorado em várias aulas, que, no entanto, seguiram um modelo de ensino mais centrado no professor. Com a implementação de estratégias a partir do texto poético, com alunos do 1º e do 6º ano, procurou verificar-se, se o estudo do texto poético poderia ser um indutor do aumento do seu capital lexical. Por outro lado, procurou-se que os recursos e técnicas utilizadas fomentassem o gosto pela leitura de poesia nos alunos.
id RCAP_f121fbe0c58460a062a92cb768551e5a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação de estratégias a partir do texto poético para ampliação lexical no 1º e 6º anosTexto PoéticoSinónimosAmpliação LexicalCompetência LeitoraÉ certo que a educação foi evoluindo com o passar dos anos, todas essas alterações interferiram com os agentes educativos, salientando-se entre estes os professores e os alunos, que se transformaram e se adaptaram tendo em conta todas as alterações que as sociedades sofreram ao longo dos tempos. Os alunos, hoje em dia, são muito mais difíceis de motivar, sendo uma função do professor, talvez uma das mais desafiantes, encontrar estratégias, ferramentas para que eles não percam o interesse pela escola. No seu papel de estrategas, os professores observam grandes dificuldades a nível do português e uma grande falta de conhecimentos da sua própria língua. O presente relatório surge da constatação dessa falta de conhecimentos por parte dos alunos, assim como da constatação da necessidade de implementar estratégias de ampliação lexical (através do texto poético e dos sinónimos) para, por um lado, ampliar o seu vocabulário e, por outro, melhorar a sua competência leitora. Esta proposta didática foi planificada para as aulas de português em contexto de estágio no 1º e 2º CEB, durante os dois anos do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB. Na primeira intervenção, foram utilizados os poemas “O Lagarto” e “A Rosa e o Mar” presentes no livro “Aquela Nuvem e Outras” de Eugénio de Andrade. Numa aula, foram implementadas diferentes estratégias, com recurso a diversos materiais didáticos, tornando-a muito mais apelativa e levando os alunos à descoberta do próprio conhecimento. Na segunda intervenção, foi utilizado o livro “As Naus de Verde Pinho” de Manuel Alegre, explorado em várias aulas, que, no entanto, seguiram um modelo de ensino mais centrado no professor. Com a implementação de estratégias a partir do texto poético, com alunos do 1º e do 6º ano, procurou verificar-se, se o estudo do texto poético poderia ser um indutor do aumento do seu capital lexical. Por outro lado, procurou-se que os recursos e técnicas utilizadas fomentassem o gosto pela leitura de poesia nos alunos.Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumAfonso, Mariana Sofia da Fonseca2021-01-04T12:30:40Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34535202546616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:59.989657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de estratégias a partir do texto poético para ampliação lexical no 1º e 6º anos
title Implementação de estratégias a partir do texto poético para ampliação lexical no 1º e 6º anos
spellingShingle Implementação de estratégias a partir do texto poético para ampliação lexical no 1º e 6º anos
Afonso, Mariana Sofia da Fonseca
Texto Poético
Sinónimos
Ampliação Lexical
Competência Leitora
title_short Implementação de estratégias a partir do texto poético para ampliação lexical no 1º e 6º anos
title_full Implementação de estratégias a partir do texto poético para ampliação lexical no 1º e 6º anos
title_fullStr Implementação de estratégias a partir do texto poético para ampliação lexical no 1º e 6º anos
title_full_unstemmed Implementação de estratégias a partir do texto poético para ampliação lexical no 1º e 6º anos
title_sort Implementação de estratégias a partir do texto poético para ampliação lexical no 1º e 6º anos
author Afonso, Mariana Sofia da Fonseca
author_facet Afonso, Mariana Sofia da Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Mariana Sofia da Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Texto Poético
Sinónimos
Ampliação Lexical
Competência Leitora
topic Texto Poético
Sinónimos
Ampliação Lexical
Competência Leitora
description É certo que a educação foi evoluindo com o passar dos anos, todas essas alterações interferiram com os agentes educativos, salientando-se entre estes os professores e os alunos, que se transformaram e se adaptaram tendo em conta todas as alterações que as sociedades sofreram ao longo dos tempos. Os alunos, hoje em dia, são muito mais difíceis de motivar, sendo uma função do professor, talvez uma das mais desafiantes, encontrar estratégias, ferramentas para que eles não percam o interesse pela escola. No seu papel de estrategas, os professores observam grandes dificuldades a nível do português e uma grande falta de conhecimentos da sua própria língua. O presente relatório surge da constatação dessa falta de conhecimentos por parte dos alunos, assim como da constatação da necessidade de implementar estratégias de ampliação lexical (através do texto poético e dos sinónimos) para, por um lado, ampliar o seu vocabulário e, por outro, melhorar a sua competência leitora. Esta proposta didática foi planificada para as aulas de português em contexto de estágio no 1º e 2º CEB, durante os dois anos do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB. Na primeira intervenção, foram utilizados os poemas “O Lagarto” e “A Rosa e o Mar” presentes no livro “Aquela Nuvem e Outras” de Eugénio de Andrade. Numa aula, foram implementadas diferentes estratégias, com recurso a diversos materiais didáticos, tornando-a muito mais apelativa e levando os alunos à descoberta do próprio conhecimento. Na segunda intervenção, foi utilizado o livro “As Naus de Verde Pinho” de Manuel Alegre, explorado em várias aulas, que, no entanto, seguiram um modelo de ensino mais centrado no professor. Com a implementação de estratégias a partir do texto poético, com alunos do 1º e do 6º ano, procurou verificar-se, se o estudo do texto poético poderia ser um indutor do aumento do seu capital lexical. Por outro lado, procurou-se que os recursos e técnicas utilizadas fomentassem o gosto pela leitura de poesia nos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-04T12:30:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/34535
202546616
url http://hdl.handle.net/10400.26/34535
identifier_str_mv 202546616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130032889659392