Supervisão colaborativa e desenvolvimento profissional em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Germana Manuela da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10592
Resumo: Na atualidade, o desenvolvimento profissional contínuo possibilita ao enfermeiro adaptar-se, progressivamente, a um contexto clínico em constante mutação. Neste contexto, emerge a temática da supervisão colaborativa, enquanto alicerce essencial a uma permanente transformação dos conhecimentos e práticas profissionais, numa perspetiva supervisiva coformativa e desenvolvimentista. Assim, neste estudo foi nossa intenção compreender as conceções dos enfermeiros sobre a supervisão colaborativa e o desenvolvimento profissional na prática de cuidados. Tendo em consideração o objeto de estudo, optámos por uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa e mais concretamente o estudo de caso. Para tal, considerámos uma equipa de Enfermagem de um serviço de Medicina Interna de um centro hospitalar da região norte do país. Na recolha de informação recorremos à triangulação de diversas fontes de dados, designadamente: a análise documental, a observação não participante e a entrevista semiestruturada. A análise das informações recolhidas demonstra que colaborar se aproxima de partilhar, trabalhar em equipa ou ajudar o Outro, existindo na prática de cuidados privilegiados momentos colaborativos, nomeadamente: as passagens de turno, as reuniões em serviço e a formação em serviço. Das conclusões deste estudo ressalta que a supervisão emerge, ainda, como uma realidade longe da prática de cuidados, pelo que os enfermeiros tendem a possuir uma visão verticalizada da prática supervisiva. Foram identificados diversos fatores propiciadores e constrangedores à colaboração, que devem ser tidos em consideração na implementação do trabalho colaborativo na prática de cuidados. Os enfermeiros manifestam que, apesar da instabilidade profissional e da atual desvalorização das qualificações profissionais, continuam a investir na formação contínua, enquanto processo de aprendizagem ao longo da vida. Verificamos que o desenvolvimento profissional contínuo engloba, também, um processo tripolar , no qual se relacionam a Pessoa, o meio e os outros. Globalmente o estudo reforça que apesar dos conceitos de supervisão e colaboração tenderem a despontar de modo espontâneo e informal na prática de cuidados, encontram-se intimamente relacionados com o contínuo desenvolvimento profissional em Enfermagem. Deste modo, torna-se essencial um esforço conjugado tanto das instituições de saúde como de enfermeiros supervisores mais pró-ativos, para que a supervisão colaborativa se torne uma realidade inquestionável na prática de cuidados.
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Para tal, considerámos uma equipa de Enfermagem de um serviço de Medicina Interna de um centro hospitalar da região norte do país. Na recolha de informação recorremos à triangulação de diversas fontes de dados, designadamente: a análise documental, a observação não participante e a entrevista semiestruturada. A análise das informações recolhidas demonstra que colaborar se aproxima de partilhar, trabalhar em equipa ou ajudar o Outro, existindo na prática de cuidados privilegiados momentos colaborativos, nomeadamente: as passagens de turno, as reuniões em serviço e a formação em serviço. Das conclusões deste estudo ressalta que a supervisão emerge, ainda, como uma realidade longe da prática de cuidados, pelo que os enfermeiros tendem a possuir uma visão verticalizada da prática supervisiva. Foram identificados diversos fatores propiciadores e constrangedores à colaboração, que devem ser tidos em consideração na implementação do trabalho colaborativo na prática de cuidados. Os enfermeiros manifestam que, apesar da instabilidade profissional e da atual desvalorização das qualificações profissionais, continuam a investir na formação contínua, enquanto processo de aprendizagem ao longo da vida. Verificamos que o desenvolvimento profissional contínuo engloba, também, um processo tripolar , no qual se relacionam a Pessoa, o meio e os outros. Globalmente o estudo reforça que apesar dos conceitos de supervisão e colaboração tenderem a despontar de modo espontâneo e informal na prática de cuidados, encontram-se intimamente relacionados com o contínuo desenvolvimento profissional em Enfermagem. Deste modo, torna-se essencial um esforço conjugado tanto das instituições de saúde como de enfermeiros supervisores mais pró-ativos, para que a supervisão colaborativa se torne uma realidade inquestionável na prática de cuidados.At the present, continuous professional development allows nurses to adapt, gradually, to a clinical context which is in constant mutation. In this context emerges the theme of collaborative supervision as an essential foundation to a permanent transformation of knowledge and practices, in a perspective of supervisory co-formative and developmental. In this study, our intention was to understand the perspective of nurses on the collaborative supervision and professional development in practice of care. Considering the object of study, we chose a qualitative and interpretative research, the case study, specifically a team of Nursing Internal Medicine Service of a hospital in the northern region of Portugal. For data collection we used the triangulation of multiple data sources, namely the documentary analysis, non-participant observation and semi-structured interview. The analysis of the data demonstrates that collaboration is approaching to share, work in teams or help the others, improve collaborative moments in practice of care, namely the shift report, meetings into service and training in service. The conclusions of this study also emphasizes that supervision emerges also as a reality away from care practice, therefore nurses tend to have a vertical view of the practice of supervision. We identified several factors which constrains and enables the collaboration. They should be taken into account in the implementation of collaborative work in practice of care. The nurses expressed that, despite the instability in the profession and the current devaluation of professional qualifications, continue to invest in training, as a process of throughout life learning. We identified that the continuous professional development also comprises a process three poles, related to person, environment and others. Overall the study reinforces that although the concepts of supervision and collaboration tend to emerge so spontaneous and informally in practice of care, are intimately related to the continuous professional development in Nursing. Thus, it is essential a combined effort from both the health institutions and nursing supervisors who need to be more proactive, in order to turn collaborative supervision into an unquestionable reality in the practice of care.Universidade de Aveiro2013-06-19T13:59:17Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10592porPinheiro, Germana Manuela da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:34Zoai:ria.ua.pt:10773/10592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:08.695943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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