Agenesia do segundo pré-molar inferior: avaliação oclusal e radicular do correspondente decíduo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Francisca Pereira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/324
http://hdl.handle.net/20.500.11816/324
Resumo: Frequentemente, a agenesia dos segundos pré-molares está associada à retenção e infra-oclusão dos correspondentes segundos molares decíduos, tendo consequências clínicas, tais como redução da altura alveolar, supra-erupção dos dentes antagonistas e inclinação dos dentes adjacentes, nomeadamente dos primeiros molares permanentes. O diagnóstico destas alterações é efetuado por meio de uma avaliação clinica e confirmação radiográfica. O objetivo do presente estudo foi avaliar nos casos de agenesia dos segundos pré-molares inferiores o quanto o segundo molar decíduo pode permanecer na cavidade oral substituindo em boas condições radiculares e oclusais o seu correspondente permanente ausente. MATERIAL E MÉTODOS: Este estudo retrospetivo, observacional e transversal foi constituído através da observação de 12.949 radiografias panorâmicas digitais efectuadas no Instituto Superior de Ciência Saúde Norte, durante os anos de 2008 a 2012. Foi selecionada uma amostra de 61 pacientes, que foram divididos em 2 grupos, sendo o Grupo 1 pacientes que apresentavam o primeiro molar permanente em oclusão e o Grupo 2 pacientes que apresentavam o segundo molar permanente em oclusão. Avaliou-se o posicionamento vertical em relação ao plano oclusal, o estado radicular do correspondente decíduo e o comportamento dos dentes adjacentes. RESULTADOS: Existe um aumento do grau de reabsorção do segundo molar decíduo com a idade, mas não foi possível estimar quando se dá o seu termino; não existe inclinação dos dentes adjacentes e aproximadamente 25 por centro da amostra, com idade superior a 20 anos, apresentou o segundo molar decíduo no plano oclusal (em oclusão). CONCLUSÃO: Parece existir um bom prognóstico para a sobrevivência do segundo molar decíduo, quando este permanece para além da sua idade normal de exfoliação, nos casos de agenesia do segundo pré-molar.
id RCAP_f129cef469c73caff05fea74e1d14a27
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/324
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Agenesia do segundo pré-molar inferior: avaliação oclusal e radicular do correspondente decíduoAgenesia segundo pré-molarSegundo molar decíduoReabsorção radicularInfra-oclusãoInclinação dos dentes adjacentesFrequentemente, a agenesia dos segundos pré-molares está associada à retenção e infra-oclusão dos correspondentes segundos molares decíduos, tendo consequências clínicas, tais como redução da altura alveolar, supra-erupção dos dentes antagonistas e inclinação dos dentes adjacentes, nomeadamente dos primeiros molares permanentes. O diagnóstico destas alterações é efetuado por meio de uma avaliação clinica e confirmação radiográfica. O objetivo do presente estudo foi avaliar nos casos de agenesia dos segundos pré-molares inferiores o quanto o segundo molar decíduo pode permanecer na cavidade oral substituindo em boas condições radiculares e oclusais o seu correspondente permanente ausente. MATERIAL E MÉTODOS: Este estudo retrospetivo, observacional e transversal foi constituído através da observação de 12.949 radiografias panorâmicas digitais efectuadas no Instituto Superior de Ciência Saúde Norte, durante os anos de 2008 a 2012. Foi selecionada uma amostra de 61 pacientes, que foram divididos em 2 grupos, sendo o Grupo 1 pacientes que apresentavam o primeiro molar permanente em oclusão e o Grupo 2 pacientes que apresentavam o segundo molar permanente em oclusão. Avaliou-se o posicionamento vertical em relação ao plano oclusal, o estado radicular do correspondente decíduo e o comportamento dos dentes adjacentes. RESULTADOS: Existe um aumento do grau de reabsorção do segundo molar decíduo com a idade, mas não foi possível estimar quando se dá o seu termino; não existe inclinação dos dentes adjacentes e aproximadamente 25 por centro da amostra, com idade superior a 20 anos, apresentou o segundo molar decíduo no plano oclusal (em oclusão). CONCLUSÃO: Parece existir um bom prognóstico para a sobrevivência do segundo molar decíduo, quando este permanece para além da sua idade normal de exfoliação, nos casos de agenesia do segundo pré-molar.2014-06-26T09:11:47Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/324http://hdl.handle.net/20.500.11816/324TID:201362562porCosta, Ana Francisca Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T13:58:20Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:55.997521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Agenesia do segundo pré-molar inferior: avaliação oclusal e radicular do correspondente decíduo
title Agenesia do segundo pré-molar inferior: avaliação oclusal e radicular do correspondente decíduo
spellingShingle Agenesia do segundo pré-molar inferior: avaliação oclusal e radicular do correspondente decíduo
Costa, Ana Francisca Pereira da
Agenesia segundo pré-molar
Segundo molar decíduo
Reabsorção radicular
Infra-oclusão
Inclinação dos dentes adjacentes
title_short Agenesia do segundo pré-molar inferior: avaliação oclusal e radicular do correspondente decíduo
title_full Agenesia do segundo pré-molar inferior: avaliação oclusal e radicular do correspondente decíduo
title_fullStr Agenesia do segundo pré-molar inferior: avaliação oclusal e radicular do correspondente decíduo
title_full_unstemmed Agenesia do segundo pré-molar inferior: avaliação oclusal e radicular do correspondente decíduo
title_sort Agenesia do segundo pré-molar inferior: avaliação oclusal e radicular do correspondente decíduo
author Costa, Ana Francisca Pereira da
author_facet Costa, Ana Francisca Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Francisca Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Agenesia segundo pré-molar
Segundo molar decíduo
Reabsorção radicular
Infra-oclusão
Inclinação dos dentes adjacentes
topic Agenesia segundo pré-molar
Segundo molar decíduo
Reabsorção radicular
Infra-oclusão
Inclinação dos dentes adjacentes
description Frequentemente, a agenesia dos segundos pré-molares está associada à retenção e infra-oclusão dos correspondentes segundos molares decíduos, tendo consequências clínicas, tais como redução da altura alveolar, supra-erupção dos dentes antagonistas e inclinação dos dentes adjacentes, nomeadamente dos primeiros molares permanentes. O diagnóstico destas alterações é efetuado por meio de uma avaliação clinica e confirmação radiográfica. O objetivo do presente estudo foi avaliar nos casos de agenesia dos segundos pré-molares inferiores o quanto o segundo molar decíduo pode permanecer na cavidade oral substituindo em boas condições radiculares e oclusais o seu correspondente permanente ausente. MATERIAL E MÉTODOS: Este estudo retrospetivo, observacional e transversal foi constituído através da observação de 12.949 radiografias panorâmicas digitais efectuadas no Instituto Superior de Ciência Saúde Norte, durante os anos de 2008 a 2012. Foi selecionada uma amostra de 61 pacientes, que foram divididos em 2 grupos, sendo o Grupo 1 pacientes que apresentavam o primeiro molar permanente em oclusão e o Grupo 2 pacientes que apresentavam o segundo molar permanente em oclusão. Avaliou-se o posicionamento vertical em relação ao plano oclusal, o estado radicular do correspondente decíduo e o comportamento dos dentes adjacentes. RESULTADOS: Existe um aumento do grau de reabsorção do segundo molar decíduo com a idade, mas não foi possível estimar quando se dá o seu termino; não existe inclinação dos dentes adjacentes e aproximadamente 25 por centro da amostra, com idade superior a 20 anos, apresentou o segundo molar decíduo no plano oclusal (em oclusão). CONCLUSÃO: Parece existir um bom prognóstico para a sobrevivência do segundo molar decíduo, quando este permanece para além da sua idade normal de exfoliação, nos casos de agenesia do segundo pré-molar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-26T09:11:47Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/324
http://hdl.handle.net/20.500.11816/324
TID:201362562
url https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/324
http://hdl.handle.net/20.500.11816/324
identifier_str_mv TID:201362562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131643279048704