Laboratório Huni Kuin: Ritual e arte, performance e vídeo, corpo e imagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3603 |
Resumo: | Laboratório Huni Kuin é um projeto de pesquisa artístico-etnográfica desenvolvido a partir de um estudo de campo sobre práticas artísticas em rituais do povo indígena Huni Kuin no Acre (Amazónia Ocidental, Brasil). Articula a performance ritual do Outro, a performance ritual do Eu em pesquisa do Outro e o que há de comum entre ambos. Foca-se em como desenvolver uma linguagem artística que estabeleça uma analogia com a dinâmica ritual xamânica, nomeadamente ao nível da relação entre consciência, corpo e imagem. A performance ritual Huni Kuin liga o "cinema da floresta" (Gow, 1995) da ayahuasca com estéticas visuais geométricas (kene) e musicais (huni meka). O seu registo artístico documental pelo vídeo constitui uma metaperformance da performance ritual. As abordagens performativas são, pois, "simultaneamente assunto e método" (Conquergood, 1989: 82). As imagens filmadas e editadas são metáfora axial que incorpora uma ontologia ameríndia do "dois e seu múltiplo" (Lima, 1996). Em suma, cruzando teoria e prática, procura-se refletir sobre a relação entre a imagem em movimento e o movimento ritualizado da busca performativa do Eu e do Outro, tendo em conta estéticas, mitos e arquétipos. Tal acontece num campo de experimentação entre a arte como ritual e o ritual como arte. |
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Laboratório Huni Kuin: Ritual e arte, performance e vídeo, corpo e imagemArteRitualPerformanceImagemVídeoIndígenaArtPerformanceImageIndigenousBrasil.Faculdade de Artes e HumanidadesLaboratório Huni Kuin é um projeto de pesquisa artístico-etnográfica desenvolvido a partir de um estudo de campo sobre práticas artísticas em rituais do povo indígena Huni Kuin no Acre (Amazónia Ocidental, Brasil). Articula a performance ritual do Outro, a performance ritual do Eu em pesquisa do Outro e o que há de comum entre ambos. Foca-se em como desenvolver uma linguagem artística que estabeleça uma analogia com a dinâmica ritual xamânica, nomeadamente ao nível da relação entre consciência, corpo e imagem. A performance ritual Huni Kuin liga o "cinema da floresta" (Gow, 1995) da ayahuasca com estéticas visuais geométricas (kene) e musicais (huni meka). O seu registo artístico documental pelo vídeo constitui uma metaperformance da performance ritual. As abordagens performativas são, pois, "simultaneamente assunto e método" (Conquergood, 1989: 82). As imagens filmadas e editadas são metáfora axial que incorpora uma ontologia ameríndia do "dois e seu múltiplo" (Lima, 1996). Em suma, cruzando teoria e prática, procura-se refletir sobre a relação entre a imagem em movimento e o movimento ritualizado da busca performativa do Eu e do Outro, tendo em conta estéticas, mitos e arquétipos. Tal acontece num campo de experimentação entre a arte como ritual e o ritual como arte.Huni Kuin Laboratory is an artistic-ethnographic research project developed from a field study on artistic practices in rituals of the Huni Kuin Indigenous people in Acre (Western Amazonia, Brazil). It articulates the ritual performance of the Other, the ritual performance of the Self while researching the Other, and what is common in both. It focuses on how to develop an artistic language that establishes an analogy with shamanic ritual dynamics, namely at the level of the relationship between consciousness, body, and image. The Huni Kuin ritual performance links the "forest cinema" (Gow, 1995) of ayahuasca with geometric visual aesthetics (kene) and musical aesthetics (huni meka). Its artistic documentary recording on video is a meta-performance of ritual performance. Performative approaches are thus "simultaneously subject and method" (Conquergood, 1989: 82). The filmed and edited images work as an axial metaphor that incorporates an Amerindian ontology of "two and its multiple" (Lima, 1996). To summarize, intersecting theory and practice, the goal is to reflect on the relationship between the moving image and the ritualized movement of the performative search of the Self and the Other, considering aesthetics, myths, and archetypes. This happens in a field of experimentation between art as ritual and ritual as art.Universidade da MadeiraDigitUMaMourão, Rui2021-08-10T08:57:12Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3603por10.34640/universidademadeira2019mouraoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:35Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:53.310195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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