O brand activism nas redes sociais e o amor à marca: o caso Dove
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/17006 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
id |
RCAP_f13c5ec65275cb4eb3d5e7e43ba76280 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O brand activism nas redes sociais e o amor à marca: o caso DoveAtivismo de marcaRedes sociaisIdentificação consumidor-marcaAmor à marcaDoveBrand activismSocial mediaConsumer-brand identificationBrand loveDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Nos últimos anos, tem-se assistido a uma crescente mobilização das marcas para a mudança social, fruto das exigências de um consumidor cada vez mais ávido de autenticidade e transparência. Nisto, as redes sociais, pela visibilidade que dão às insígnias e pelo seu poder mobilizador da opinião pública, têm tido um papel crucial. Assim surgiu o ativismo de marca, uma estratégia de cidadania corporativa que tem vindo a ser, cada vez mais, utilizada pelas marcas, com o intuito de se aproximarem dos seus consumidores e de contribuírem para a resolução de problemas sociopolíticos controversos. Orientado para uma comunhão entre os valores corporativos e os valores da sociedade, o ativismo das marcas permite que estas se destaquem e se tornem mais relevantes, para os seus públicos-alvo, contribuindo para aprofundar a relação entre os consumidores e as insígnias e favorecendo a criação de laços emocionais e afetivos. É nos canais online que esta tendência tem vindo a ganhar mais expressão, com as marcas a aproveitarem o palco das suas redes sociais para dialogarem com os seus públicos-alvo sobre os valores e as causas que defendem. Com efeito, o objetivo deste estudo é compreender de que forma as mensagens e ações ativistas das marcas, comunicadas através das suas redes sociais, têm impacto na forma como o consumidor se identifica com elas e no desenvolvimento de sentimentos de amor pelas marcas, com base no caso da Dove.ABSTRACT: In recent years, there has been a growing mobilization of brands towards social change due to the demands of an increasingly eager consumer for authenticity and transparency. In this, social media has played a crucial role due to the visibility they give to brands and their power to mobilize public opinion. Consequently, brand activism emerged as a corporate citizenship strategy that brands have gradually used to get closer to their consumers and contribute to resolving controversial sociopolitical issues. Oriented towards creating a communion between corporate values and societal values, brand activism allows brands to stand out and become more relevant to their target audiences, deepening the relationship between consumers and brands, and promoting the creation of emotional bonds. This trend has been gaining more expression on online channels, with brands using social media platforms to engage with their target audiences about the values and causes they defend. This study aims to understand how activist messages and actions of brands, communicated through their social media, impact the way consumers identify with them and the development of feelings of love for brands, based on the case of Dove.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMachado, Ana TeresaSantos, ZéliaRCIPLCosta, Margarida Braga2024-01-25T17:23:04Z2023-12-122023-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17006TID:203470826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:16:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:14.922892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O brand activism nas redes sociais e o amor à marca: o caso Dove |
title |
O brand activism nas redes sociais e o amor à marca: o caso Dove |
spellingShingle |
O brand activism nas redes sociais e o amor à marca: o caso Dove Costa, Margarida Braga Ativismo de marca Redes sociais Identificação consumidor-marca Amor à marca Dove Brand activism Social media Consumer-brand identification Brand love |
title_short |
O brand activism nas redes sociais e o amor à marca: o caso Dove |
title_full |
O brand activism nas redes sociais e o amor à marca: o caso Dove |
title_fullStr |
O brand activism nas redes sociais e o amor à marca: o caso Dove |
title_full_unstemmed |
O brand activism nas redes sociais e o amor à marca: o caso Dove |
title_sort |
O brand activism nas redes sociais e o amor à marca: o caso Dove |
author |
Costa, Margarida Braga |
author_facet |
Costa, Margarida Braga |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Ana Teresa Santos, Zélia RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Margarida Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ativismo de marca Redes sociais Identificação consumidor-marca Amor à marca Dove Brand activism Social media Consumer-brand identification Brand love |
topic |
Ativismo de marca Redes sociais Identificação consumidor-marca Amor à marca Dove Brand activism Social media Consumer-brand identification Brand love |
description |
Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-12 2023-12-12T00:00:00Z 2024-01-25T17:23:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/17006 TID:203470826 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/17006 |
identifier_str_mv |
TID:203470826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137076189331456 |