O impacto da avaliação externa na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, João Manuel Pires Martins, 1957-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8251
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
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spelling O impacto da avaliação externa na escolaAvaliação das escolasAutonomia escolarAvaliação externaTrabalhos de projeto de mestrado - 2012Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O enquadramento teórico do presente projeto de intervenção profissional enfatiza a inter-relação entre autonomia, avaliação e melhoria do processo de ensino e de aprendizagem, no âmbito da prestação do serviço público de educação. Com o objetivo de contribuir para o conhecimento do impacto da avaliação externa enquanto instrumento de consolidação de uma cultura de avaliação na escola, foi recolhida e analisada informação arquivística, bem como informação veiculada em entrevistas informais pelos diretores das duas unidades organizacionais da amostra, as quais foram intervencionadas no âmbito da Avaliação Externa de Escolas em 2006- 2007. A análise e as conclusões foram organizadas segundo os domínios do referencial da avaliação externa, procurando, numa abordagem construtivista, pôr em evidência a ligação entre o desenvolvimento da qualidade e da avaliação, inerente a um sistema descentralizado e profissionalizado, em que as escolas assumem e aceitam que os resultados da sua autoavaliação sejam postos em causa a partir dos resultados da avaliação externa. Paralelamente, foi equacionado o papel das autoridades e das inspeções escolares que desenvolvem e disponibilizam indicadores e padrões de avaliação, apoiando as escolas e julgando a qualidade da sua autoavaliação, para atender ao desafio de articular o comando operacional e o estratégico do sistema educativo. O projeto culmina com a sistematização dos aspetos mais relevantes a serem contemplados no feedback às unidades organizacionais da amostra e com a apresentação de uma proposta de atividade a ser desenvolvida pela Inspeção-Geral de Educação e Ciência, promotora do desenvolvimento organizacional e da melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, através do reforço e da articulação entre a avaliação externa e a autoavaliação das escolas.Le cadre théorique de ce projet d’intervention professionnel met l’accent sur l’interrelation entre autonomie, évaluation et l’amélioration du procès d’enseignement et d’apprentissage, en ce qui concerne la prestation du service public d’éducation. A fin de contribuer à la connaissance de l’impact de l’évaluation externe en tant qu’instrument de consolidation d’une culture d’évaluation dans les écoles, on a recueilli et fait l’analyse de documents d’archive et des informations véhiculées dans des interviews informelles faites aux directeurs des deux unités organisationnelles de l’échantillon, qui ont été objet d’intervention au cours de l’Évaluation Externe des Écoles en 2006-2007. L’analyse et les conclusions ont été organisées selon les domaines du référentiel de l’évaluation externe, en cherchant à, dans un abordage constructiviste, mettre en évidence le rapport entre le développement de la qualité et l’évaluation, inhérent à un système décentralisé et professionnalisé, où les écoles reconnaissent et acceptent que les résultats de leur auto-évaluation puissent être mis en cause sur la base des résultats de l’évaluation externe. Parallèlement, on s’est interrogé sur le rôle des autorités et des inspections scolaires qui développent et rendent disponibles des indicateurs et des standards d’évaluation, en appuyant les écoles et en jugeant la qualité de leur autoévaluation, a fin de répondre ai défi d’articulation entre la commande opérationnelle et la commande stratégique du système éducatif. Le projet se termine avec la systématisation des aspects les plus importants qui doivent être contemplés dans le feedback donné aux unités organisationnelles de l’échantillon et avec la présentation d’une proposition d’activité pour l’Inspection-Générale de l’Éducation et Science, laquelle promeuve le développement organisationnel et l’amélioration des processus d’enseignement et d’apprentissage, grâce au renforcement et à l’articulation entre l’évaluation externe et l’auto-évaluation des écoles.Afonso, Natércio, 1948-Repositório da Universidade de LisboaNunes, João Manuel Pires Martins, 1957-2013-04-10T15:49:52Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8251TID:201222868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:51.292598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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