As Redes Sociais como plataforma para os outsiders políticos: Uma investigação empírica sobre os três novos partidos na Assembleia da República com a XIV legislatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rafael Humberto Pinheiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13484
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_f15bb38e24d70b7182e2948aba8b303d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13484
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As Redes Sociais como plataforma para os outsiders políticos: Uma investigação empírica sobre os três novos partidos na Assembleia da República com a XIV legislaturaRelações públicas na políticaRelações públicas digitaisComunicação políticaRedes sociaisPartidos políticosPolitical public relationsDigital public relationsPolitical communicationSocial mediaPolitical partiesDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.O presente trabalho de investigação procura entender qual o papel que a comunicação digital poderá ter representado na emergência de novos partidos políticos, no âmbito do recente processo eleitoral que em 2019 levou três organizações políticas de curta história a obter assento na Assembleia da República Portuguesa na mesma legislatura. Enquadrando esta temática no campo disciplinar das Relações Públicas na Política, procura-se apurar a aplicação de princípios e de objetivos de RP nas práticas destas entidades, que se prendem com a gestão de relacionamentos mutuamente benéficos e o recurso a ferramentas digitais como uma ponte de compreensão e colaboração entre uma organização política e os seus stakeholders. Com a massificação do uso da internet e das redes sociais, cabe às Relações Públicas apurarem quais as melhores práticas no uso das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à esfera política. Esta temática prende-se ainda com a necessidade de desenvolvimento e consolidação conceptual da disciplina das RP na Política e da monitorização de outcomes no âmbito da comunicação digital. A metodologia seguida tem um caráter misto assente na condução de entrevistas semi estruturadas aos assessores de comunicação dos partidos e uma análise quantitativa das suas publicações na rede social Facebook durante o período de campanha eleitoral antecedente às eleições legislativas de 2019.ABSTRACT: The present research work seeks to understand the role that digital communication may have played in the emergence of new political parties, in the context of the recent electoral process that in 2019 led three short-lived political organizations to obtain a seat in the Assembly of the Portuguese Republic in the same time legislature. Framing this theme in the disciplinary field of Public Relations in Politics, we seek to ascertain the application of PR principles and objectives in the practices of these entities, which are related to the management of mutually beneficial relationships and the use of digital tools as a bridge of understanding and collaboration between a political organization and its stakeholders. With the widespread use of the internet and social networks, it is up to Public Relations professionals to determine the best practices in the use of information and communication technologies applied to the political sphere. This theme is also related to the need for the development and conceptual consolidation of the Political PR discipline and the monitorization of outcomes in the scope of digital communication. The methodology followed has a mixed nature based on the conduction of semi-structured interviews with the parties' communication advisors and a quantitative analysis of their publications on Facebook during the electoral campaign period that preceded the 2019 legislative elections.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialPereira, Sandra Cristina MartinsRCIPLLopes, Rafael Humberto Pinheiro2021-06-25T09:06:25Z2021-05-192021-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13484TID:202734749porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:25.550536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As Redes Sociais como plataforma para os outsiders políticos: Uma investigação empírica sobre os três novos partidos na Assembleia da República com a XIV legislatura
title As Redes Sociais como plataforma para os outsiders políticos: Uma investigação empírica sobre os três novos partidos na Assembleia da República com a XIV legislatura
spellingShingle As Redes Sociais como plataforma para os outsiders políticos: Uma investigação empírica sobre os três novos partidos na Assembleia da República com a XIV legislatura
Lopes, Rafael Humberto Pinheiro
Relações públicas na política
Relações públicas digitais
Comunicação política
Redes sociais
Partidos políticos
Political public relations
Digital public relations
Political communication
Social media
Political parties
title_short As Redes Sociais como plataforma para os outsiders políticos: Uma investigação empírica sobre os três novos partidos na Assembleia da República com a XIV legislatura
title_full As Redes Sociais como plataforma para os outsiders políticos: Uma investigação empírica sobre os três novos partidos na Assembleia da República com a XIV legislatura
title_fullStr As Redes Sociais como plataforma para os outsiders políticos: Uma investigação empírica sobre os três novos partidos na Assembleia da República com a XIV legislatura
title_full_unstemmed As Redes Sociais como plataforma para os outsiders políticos: Uma investigação empírica sobre os três novos partidos na Assembleia da República com a XIV legislatura
title_sort As Redes Sociais como plataforma para os outsiders políticos: Uma investigação empírica sobre os três novos partidos na Assembleia da República com a XIV legislatura
author Lopes, Rafael Humberto Pinheiro
author_facet Lopes, Rafael Humberto Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Sandra Cristina Martins
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rafael Humberto Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas na política
Relações públicas digitais
Comunicação política
Redes sociais
Partidos políticos
Political public relations
Digital public relations
Political communication
Social media
Political parties
topic Relações públicas na política
Relações públicas digitais
Comunicação política
Redes sociais
Partidos políticos
Political public relations
Digital public relations
Political communication
Social media
Political parties
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-25T09:06:25Z
2021-05-19
2021-05-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13484
TID:202734749
url http://hdl.handle.net/10400.21/13484
identifier_str_mv TID:202734749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133484929777664