A resolução de equações algébricas: uma perspectiva histórica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lages, Sónia Noverça
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/567
Resumo: Historicamente, resolver uma equação, sempre foi um problema com importância para os matemáticos e, essas equações, apareciam quase sempre como consequência da procura de resolução de problemas, normalmente, de áreas fora da Matemática. Neste trabalho pretende-se historiar a evolução dos métodos de resolução de um tipo de equações, que actualmente designamos por equações polinominais ou equações algébricas. O trabalho desenvolve-se em três capítulos, os quais pretendem apresentar uma panorâmica da evolução dos referidos métodos de resolução. No primeiro capítulo historiamos o período da civilização do antigo Egipto e Mesopotâmia, da civilização Grega e Hindu até inícios da Idade Média, onde quase todos os raciocínios estão de algum modo relacionados com conceitos geométricos, e que designaremos por "Era da Geometria". No segundo capítulo entramos no estudo histórico dos matemáticos europeus, onde o conceito de variável já desempenha um papel importante, e por isso é designadopor "Era das variáveis". No terceiro capítulo estudamos a Álgebra Abstracta da actualidade com especial realce para Galois e Abel, no que designamos por "Era do Abstracto". O trabalho encerra com as conclusões e referências bibliográficas.
id RCAP_f166c11c524d778240b049e0b6546889
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/567
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A resolução de equações algébricas: uma perspectiva histórica.Resolução de equações algébricasHistória da MatemáticaMétodos de resolução de equaçõesTMMATHistoricamente, resolver uma equação, sempre foi um problema com importância para os matemáticos e, essas equações, apareciam quase sempre como consequência da procura de resolução de problemas, normalmente, de áreas fora da Matemática. Neste trabalho pretende-se historiar a evolução dos métodos de resolução de um tipo de equações, que actualmente designamos por equações polinominais ou equações algébricas. O trabalho desenvolve-se em três capítulos, os quais pretendem apresentar uma panorâmica da evolução dos referidos métodos de resolução. No primeiro capítulo historiamos o período da civilização do antigo Egipto e Mesopotâmia, da civilização Grega e Hindu até inícios da Idade Média, onde quase todos os raciocínios estão de algum modo relacionados com conceitos geométricos, e que designaremos por "Era da Geometria". No segundo capítulo entramos no estudo histórico dos matemáticos europeus, onde o conceito de variável já desempenha um papel importante, e por isso é designadopor "Era das variáveis". No terceiro capítulo estudamos a Álgebra Abstracta da actualidade com especial realce para Galois e Abel, no que designamos por "Era do Abstracto". O trabalho encerra com as conclusões e referências bibliográficas.Orientação: Prof.º Doutor António Carlos Sepúlveda Machado e Moura.2013-08-16T12:29:11Z2009-05-07T16:48:18Z2009-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/567http://hdl.handle.net/11328/567porLages, S.N.(2007). A resolução de equações algébricas: uma perspectiva histórica. Dissertação de Mestrado em Matemática/Educação.Cota: TMMAT 90Lages, Sónia Noverçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:06:00Zoai:repositorio.upt.pt:11328/567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:26.832607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de equações algébricas: uma perspectiva histórica.
title A resolução de equações algébricas: uma perspectiva histórica.
spellingShingle A resolução de equações algébricas: uma perspectiva histórica.
Lages, Sónia Noverça
Resolução de equações algébricas
História da Matemática
Métodos de resolução de equações
TMMAT
title_short A resolução de equações algébricas: uma perspectiva histórica.
title_full A resolução de equações algébricas: uma perspectiva histórica.
title_fullStr A resolução de equações algébricas: uma perspectiva histórica.
title_full_unstemmed A resolução de equações algébricas: uma perspectiva histórica.
title_sort A resolução de equações algébricas: uma perspectiva histórica.
author Lages, Sónia Noverça
author_facet Lages, Sónia Noverça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lages, Sónia Noverça
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de equações algébricas
História da Matemática
Métodos de resolução de equações
TMMAT
topic Resolução de equações algébricas
História da Matemática
Métodos de resolução de equações
TMMAT
description Historicamente, resolver uma equação, sempre foi um problema com importância para os matemáticos e, essas equações, apareciam quase sempre como consequência da procura de resolução de problemas, normalmente, de áreas fora da Matemática. Neste trabalho pretende-se historiar a evolução dos métodos de resolução de um tipo de equações, que actualmente designamos por equações polinominais ou equações algébricas. O trabalho desenvolve-se em três capítulos, os quais pretendem apresentar uma panorâmica da evolução dos referidos métodos de resolução. No primeiro capítulo historiamos o período da civilização do antigo Egipto e Mesopotâmia, da civilização Grega e Hindu até inícios da Idade Média, onde quase todos os raciocínios estão de algum modo relacionados com conceitos geométricos, e que designaremos por "Era da Geometria". No segundo capítulo entramos no estudo histórico dos matemáticos europeus, onde o conceito de variável já desempenha um papel importante, e por isso é designadopor "Era das variáveis". No terceiro capítulo estudamos a Álgebra Abstracta da actualidade com especial realce para Galois e Abel, no que designamos por "Era do Abstracto". O trabalho encerra com as conclusões e referências bibliográficas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-07T16:48:18Z
2009-05-07
2013-08-16T12:29:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/567
http://hdl.handle.net/11328/567
url http://hdl.handle.net/11328/567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lages, S.N.(2007). A resolução de equações algébricas: uma perspectiva histórica. Dissertação de Mestrado em Matemática/Educação.
Cota: TMMAT 90
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134954557276160