Análise dos desvios ortográficos na representação das sibilantes por aprendentes do Ensino Superior timorense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/85383 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentada à Faculdade de Letras |
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Análise dos desvios ortográficos na representação das sibilantes por aprendentes do Ensino Superior timorenseAnalysis of errors in the orthographic representation of sibilants by Timorese Higher Education Studentsportuguês língua não maternaortografiasibilantesfonologiaportuguês de Timor-LestePortuguese as a non native languageorthographysibilantsphonologyEast Timor portugueseDissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentada à Faculdade de LetrasTendo por base o contexto multilinguístico e de contacto de línguas em Timor-Leste, onde o português assume um papel de língua cooficial e de ensino, a par do tétum, mas se afigura, ainda assim, como língua não materna para a maioria da população, este estudo pretende proceder à análise das dificuldades sentidas por aprendentes do Ensino Superior timorense na representação gráfica das sibilantes. Além disso, este trabalho pretende, ainda, indicar as possibilidades descritivas e interpretativas que poderão estar na base dos desvios apresentados, tendo se para esse efeito considerado também as diferentes posições silábicas em que as consoantes sibilantes ocorrem. Partindo da descrição das relações entre fonemas e grafemas sibilantes quer na língua alvo, quer no tétum, procede-se, então, à análise dos desvios recolhidos de um conjunto de textos produzidos por um grupo de estudantes do Ensino Superior timorense que frequentam a Licenciatura em Formação de Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico no INFORDEPE.Bearing in mind language contact and the multilingual setting in East Timor, where Portuguese, a non native language of the majority of the population, is one of the co-official languages of the country, alongside with Tetun, the present study aims at analysing the difficulties encountered by Timorese Higher Education students regarding the orthographic representations of sibilants. This study also aims at identifying descriptive and interpretative possibilities that might explain the orthographic errors presented by learners, considering, to this effect, the different syllabic positions in which the sibilants occur. Starting with the description of the relationships between sibilant phonemes and graphemes both in the target language and in Tetun, we then analyse the errors collected from a corpus of texts written by a group of Higher Education students who attend the Degree in Teacher Education of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education at the INFORDEPE.2017-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85383http://hdl.handle.net/10316/85383TID:202043770porPinto, Rui Manuel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T15:22:19Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:42.617107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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