Otimização do processo de automatização da decapagem química numa indústria de trefilaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luís Filipe Braga de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18872
Resumo: A empresa parceira deste projeto é a Fapricela – Indústria de Trefilaria, SA que iniciou a sua atividade industrial no ano de 1977 dedicando-se unicamente ao fabrico de pregos. Porém, no decorrer dos anos, em virtude da sua progressiva valorização, a Fapricela, SA integrou na sua atividade produtiva uma vasta gama de novos produtos, e.g. redes, arames, redes electrossoldadas, arame e cordão de aço para pré e pós-esforço de baixa relaxação e arames para molas. O tema aqui apresentado está inserido num projeto que, em termos globais, visa, pela automatização de um processo de decapagem química, o aumento da capacidade produtiva numa indústria de trefilaria. Numa vertente prática pretende-se desenvolver e modelar o problema de forma a simular, através de um software de gestão de escalonamento de tarefas, a otimização do processo de decapagem química de rolos de arame de aço. A preparação das variáveis e parâmetros de controlo são, numa fase final, reorganizadas por etapas definidas e processadas a partir da modelação através das redes de Petri. Os resultados da simulação do escalonamento de tarefas permitiram concluir que as tarefas alocadas a cada uma das pontes rolantes atingem o resultado ótimo e a cadência de rolos na etapa final aproxima-se da capacidade máxima da instalação. Adicionalmente, o software permite simular o tempo de permanência em cada tina e as condições que permitem às pontes rolantes realizar as tarefas que lhes foram alocadas. A análise da comparação entre os valores teóricos que indicam a capacidade máxima da instalação e os resultados obtidos na simulação permitem identificar se a estrutura de tarefas proposta é ou não a estrutura ótima. A simulação através do software, do modelo proposto, indica que o escalonamento de tarefas de cada ponte rolante é a estrutura ótima, isto é, é o modelo em que se verifica semelhança entre os resultados preditos e os resultados práticos.
id RCAP_f16dfdd619da969124fed58f12fc8b5f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18872
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Otimização do processo de automatização da decapagem química numa indústria de trefilariaAutomatização de pontes rolantesRedes de PetriDecapagem químicaTrefilagemExtração de arA empresa parceira deste projeto é a Fapricela – Indústria de Trefilaria, SA que iniciou a sua atividade industrial no ano de 1977 dedicando-se unicamente ao fabrico de pregos. Porém, no decorrer dos anos, em virtude da sua progressiva valorização, a Fapricela, SA integrou na sua atividade produtiva uma vasta gama de novos produtos, e.g. redes, arames, redes electrossoldadas, arame e cordão de aço para pré e pós-esforço de baixa relaxação e arames para molas. O tema aqui apresentado está inserido num projeto que, em termos globais, visa, pela automatização de um processo de decapagem química, o aumento da capacidade produtiva numa indústria de trefilaria. Numa vertente prática pretende-se desenvolver e modelar o problema de forma a simular, através de um software de gestão de escalonamento de tarefas, a otimização do processo de decapagem química de rolos de arame de aço. A preparação das variáveis e parâmetros de controlo são, numa fase final, reorganizadas por etapas definidas e processadas a partir da modelação através das redes de Petri. Os resultados da simulação do escalonamento de tarefas permitiram concluir que as tarefas alocadas a cada uma das pontes rolantes atingem o resultado ótimo e a cadência de rolos na etapa final aproxima-se da capacidade máxima da instalação. Adicionalmente, o software permite simular o tempo de permanência em cada tina e as condições que permitem às pontes rolantes realizar as tarefas que lhes foram alocadas. A análise da comparação entre os valores teóricos que indicam a capacidade máxima da instalação e os resultados obtidos na simulação permitem identificar se a estrutura de tarefas proposta é ou não a estrutura ótima. A simulação através do software, do modelo proposto, indica que o escalonamento de tarefas de cada ponte rolante é a estrutura ótima, isto é, é o modelo em que se verifica semelhança entre os resultados preditos e os resultados práticos.Malça, Cândida Maria dos Santos PereiraRepositório ComumOliveira, Luís Filipe Braga de2017-08-25T10:21:17Z2016-122017-05-01T00:00:00Z2017-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18872201743965porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:51.350073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Otimização do processo de automatização da decapagem química numa indústria de trefilaria
title Otimização do processo de automatização da decapagem química numa indústria de trefilaria
spellingShingle Otimização do processo de automatização da decapagem química numa indústria de trefilaria
Oliveira, Luís Filipe Braga de
Automatização de pontes rolantes
Redes de Petri
Decapagem química
Trefilagem
Extração de ar
title_short Otimização do processo de automatização da decapagem química numa indústria de trefilaria
title_full Otimização do processo de automatização da decapagem química numa indústria de trefilaria
title_fullStr Otimização do processo de automatização da decapagem química numa indústria de trefilaria
title_full_unstemmed Otimização do processo de automatização da decapagem química numa indústria de trefilaria
title_sort Otimização do processo de automatização da decapagem química numa indústria de trefilaria
author Oliveira, Luís Filipe Braga de
author_facet Oliveira, Luís Filipe Braga de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malça, Cândida Maria dos Santos Pereira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luís Filipe Braga de
dc.subject.por.fl_str_mv Automatização de pontes rolantes
Redes de Petri
Decapagem química
Trefilagem
Extração de ar
topic Automatização de pontes rolantes
Redes de Petri
Decapagem química
Trefilagem
Extração de ar
description A empresa parceira deste projeto é a Fapricela – Indústria de Trefilaria, SA que iniciou a sua atividade industrial no ano de 1977 dedicando-se unicamente ao fabrico de pregos. Porém, no decorrer dos anos, em virtude da sua progressiva valorização, a Fapricela, SA integrou na sua atividade produtiva uma vasta gama de novos produtos, e.g. redes, arames, redes electrossoldadas, arame e cordão de aço para pré e pós-esforço de baixa relaxação e arames para molas. O tema aqui apresentado está inserido num projeto que, em termos globais, visa, pela automatização de um processo de decapagem química, o aumento da capacidade produtiva numa indústria de trefilaria. Numa vertente prática pretende-se desenvolver e modelar o problema de forma a simular, através de um software de gestão de escalonamento de tarefas, a otimização do processo de decapagem química de rolos de arame de aço. A preparação das variáveis e parâmetros de controlo são, numa fase final, reorganizadas por etapas definidas e processadas a partir da modelação através das redes de Petri. Os resultados da simulação do escalonamento de tarefas permitiram concluir que as tarefas alocadas a cada uma das pontes rolantes atingem o resultado ótimo e a cadência de rolos na etapa final aproxima-se da capacidade máxima da instalação. Adicionalmente, o software permite simular o tempo de permanência em cada tina e as condições que permitem às pontes rolantes realizar as tarefas que lhes foram alocadas. A análise da comparação entre os valores teóricos que indicam a capacidade máxima da instalação e os resultados obtidos na simulação permitem identificar se a estrutura de tarefas proposta é ou não a estrutura ótima. A simulação através do software, do modelo proposto, indica que o escalonamento de tarefas de cada ponte rolante é a estrutura ótima, isto é, é o modelo em que se verifica semelhança entre os resultados preditos e os resultados práticos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2017-08-25T10:21:17Z
2017-05-01T00:00:00Z
2017-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18872
201743965
url http://hdl.handle.net/10400.26/18872
identifier_str_mv 201743965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130022830669824