Motivações para o voluntariado e satisfação com a vida em estudantes do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortunato, Fabiana Inês Formiga
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9786
Resumo: As motivações e os determinantes do voluntariado têm sido um tema bastante discutido na literatura, bem como os benefícios decorrentes da sua prática e sua contribuição para o bem-estar e satisfação com a vida. No Ensino Superior, o envolvimento em ações de voluntariado também tem sido estudado, no entanto, as motivações para o voluntariado e sua relação com a satisfação com a vida em estudantes universitários não é evidente. O presente estudo pretende analisar as motivações para o voluntariado em estudantes universitários e a sua relação com a satisfação com a vida. Participaram no estudo 170 estudantes da Universidade da Beira Interior, que praticam ou já praticaram voluntariado, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos (M=19.49; DP=1.693). Os instrumentos utilizados incluíram a versão portuguesa do Inventário de Motivações para o Voluntariado (IMV; Clary & Snyder, 1998) e da Escala de Satisfação com a Vida (SWLS; Diener et al., 1985). Os resultados revelaram que as motivações de experiência e de valores foram as mais valorizadas pelos participantes. Os estudantes que se encontram a praticar atualmente voluntariado têm maiores níveis de motivação de valores, experiência, crescimento, carreira e social, em comparação com os que não praticam atualmente voluntariado. As motivações de experiência, carreira e social encontram-se associadas a uma maior satisfação com a vida. São discutidas as implicações dos resultados no âmbito da relação entre voluntariado e bem-estar no Ensino Superior.
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