Tucker's : colecção de calçado conceptual : dos polímeros aos têxteis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Sílvia Alexandra Pimenta
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1708
Resumo: Esta dissertação tem como principal objectivo a criação e o desenvolvimento de uma colecção na área do calçado inovador. Divide-se em três grandes áreas principais, que consistem na investigação, criação e confecção das peças. Na área da investigação (teórica), aborda várias matérias, desde a história do surgimento do calçado, suas necessidades e exigências, até às tendências actuais e contemporâneas. Numa abordagem mais prática, mas ainda na área da investigação, decorre a procura de materiais poliméricos que poderão ajudar no desenvolvimento do produto final. Produto este, que como acima referido, consiste na criação de uma colecção de calçado conceptual, com a aplicação de materiais não utilizados normalmente pela industria do calçado (principalmente no solado). Na elaboração deste projecto, pretende-se utilizar materiais têxteis, sobras de confecções, sejam de tecidos, malhas, linhas, ou mesmo peças de roupa sem “vida” etc. Após alguns testes práticos, chegou-se à conclusão que o polímero que melhor responde às necessidades deste projecto será uma resina de poliéster mais catalisador. Embora se continue a busca por um polímero biodegradável com características físicas e químicas que se adaptem ao pretendido, podendo assim defender a completa sustentabilidade. Embebendo esta resina em vários materiais têxteis concluiu-se que depois de curado á temperatura ambiente, estes materiais juntos conseguem suportar um peso superior a 120kg. Quanto ao método de fabrico, explorámos o molde por enchimento. Esta técnica permite a moldagem das formas o mais orgânicas possíveis. Na fase da criação, desenvolveu-se uma colecção completamente criativa, conceptual, com formas orgânicas, que são possíveis através da criação de moldes e contramoldes e por fim o seu enchimento com o produto final. Aliado a este estudo, criou-se toda a imagem da marca / produto, para sua divulgação e comercialização.
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