O potencial de visualidade nos media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Joana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8303
Resumo: A partir dos valores-notícia, e com enfoque no potencial de visualidade defendido por Nelson Traquina (2002), este artigo tenta perceber quais são os temas com maior e menor destaque em termos de imagem nas capas dos jornais diários generalistas portugueses Correio da Manhã, i, Jornal de Notícias e Público, entre os anos de 2017 e 2020. Concluímos que existem perfis gráficos diferentes, assim como opções temáticas diversas: o desporto é o tema de eleição no Correio da Manhã, enquanto a política tem maior potencial de visualidade no Público. As escolhas dos periódicos mostram também diferentes posicionamentos editoriais, nomeadamente em torno da tabloidização, visível, essencialmente, no caso do Correio da Manhã. Os resultados relativos ao ano de 2020, quase inteiramente dominado pela pandemia de covid-19, permitem perceber, tal como já era expectável, que a temática da saúde, habitualmente com um potencial de visualidade muito reduzido, está em destaque em relação a outros temas.
id RCAP_f183569a42540662fb5eb31068085d9b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8303
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O potencial de visualidade nos mediaVisualitypressnews valueinformationVisualidadeimprensavalor-notíciinformaçãoA partir dos valores-notícia, e com enfoque no potencial de visualidade defendido por Nelson Traquina (2002), este artigo tenta perceber quais são os temas com maior e menor destaque em termos de imagem nas capas dos jornais diários generalistas portugueses Correio da Manhã, i, Jornal de Notícias e Público, entre os anos de 2017 e 2020. Concluímos que existem perfis gráficos diferentes, assim como opções temáticas diversas: o desporto é o tema de eleição no Correio da Manhã, enquanto a política tem maior potencial de visualidade no Público. As escolhas dos periódicos mostram também diferentes posicionamentos editoriais, nomeadamente em torno da tabloidização, visível, essencialmente, no caso do Correio da Manhã. Os resultados relativos ao ano de 2020, quase inteiramente dominado pela pandemia de covid-19, permitem perceber, tal como já era expectável, que a temática da saúde, habitualmente com um potencial de visualidade muito reduzido, está em destaque em relação a outros temas.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMartins, Joana2024-03-08T09:24:36Z2023-07-192024-03-07T17:37:51Z2023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8303por2183-6019cv-prod-330791610.14195/2183-6019_16_2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T02:30:37Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:08.024612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O potencial de visualidade nos media
title O potencial de visualidade nos media
spellingShingle O potencial de visualidade nos media
Martins, Joana
Visuality
press
news value
information
Visualidade
imprensa
valor-notíci
informação
title_short O potencial de visualidade nos media
title_full O potencial de visualidade nos media
title_fullStr O potencial de visualidade nos media
title_full_unstemmed O potencial de visualidade nos media
title_sort O potencial de visualidade nos media
author Martins, Joana
author_facet Martins, Joana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Visuality
press
news value
information
Visualidade
imprensa
valor-notíci
informação
topic Visuality
press
news value
information
Visualidade
imprensa
valor-notíci
informação
description A partir dos valores-notícia, e com enfoque no potencial de visualidade defendido por Nelson Traquina (2002), este artigo tenta perceber quais são os temas com maior e menor destaque em termos de imagem nas capas dos jornais diários generalistas portugueses Correio da Manhã, i, Jornal de Notícias e Público, entre os anos de 2017 e 2020. Concluímos que existem perfis gráficos diferentes, assim como opções temáticas diversas: o desporto é o tema de eleição no Correio da Manhã, enquanto a política tem maior potencial de visualidade no Público. As escolhas dos periódicos mostram também diferentes posicionamentos editoriais, nomeadamente em torno da tabloidização, visível, essencialmente, no caso do Correio da Manhã. Os resultados relativos ao ano de 2020, quase inteiramente dominado pela pandemia de covid-19, permitem perceber, tal como já era expectável, que a temática da saúde, habitualmente com um potencial de visualidade muito reduzido, está em destaque em relação a outros temas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19
2023-07-19T00:00:00Z
2024-03-08T09:24:36Z
2024-03-07T17:37:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8303
url http://hdl.handle.net/10400.19/8303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-6019
cv-prod-3307916
10.14195/2183-6019_16_2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137794649489408