Estudo da utilização de dispositivos móveis no acompanhamento da dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Jorge Manuel Pimenta Ramos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1465
Resumo: A dislexia é um transtorno no desenvolvimento da linguagem, associado a pessoas que manifestam dificuldades no processamento da leitura e da escrita. Estas dificuldades afetam significativamente o rendimento escolar e as atividades do quotidiano. São dificuldades inesperadas, tendo em conta as capacidades cognitivas da pessoa e o seu ambiente sociocultural, e para as superar é fundamental efetuar um diagnóstico precoce que, por sua vez, possibilite a definição de estratégias e a planificação de atividades de reeducação/intervenção. Neste processo de superação, os especialistas, a família e a escola têm um papel preponderante. Também as tecnologias de informação e comunicação têm-se revelado instrumentos eficazes no processo de ensino-aprendizagem e diversos estudos comprovam que a sua utilização agiliza a fluência da leitura. No entanto, ainda é escasso o uso destas tecnologias, e em particular dos jogos em dispositivos móveis, no processo de reeducação disléxica para a língua portuguesa. Neste âmbito, propõe-se a criação de uma aplicação móvel (jogo), com o objetivo de reeducar a leitura, monitorizar, avaliar e retirar as devidas conclusões acerca da aprendizagem de palavras por alunos com dislexia, a frequentar o 2.º Ciclo do Ensino Básico e cuja língua materna seja o português. Deste modo, neste trabalho é analisado até que ponto os jogos digitais, nomeadamente os Serious Games, em dispositivos móveis, contribuem para a aprendizagem das crianças com dislexia. O estudo envolveu grupos de alunos de várias escolas, incluindo tanto alunos com dislexia como normoleitores. A maioria dos alunos com dislexia é já acompanhada tanto na escola, como muitas vezes com apoio externo à escola. Os resultados nas atividades propostas no âmbito do jogo móvel mostraram que os alunos com dislexia conseguiram resultados aproximados aos do grupo de controlo, com um desempenho ligeiramente inferior com maior tempo de execução.
id RCAP_f1857edbdffb82255d6a7d64d0df52e0
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da utilização de dispositivos móveis no acompanhamento da dislexiaDispositivos móveisAplicações móveisDislexiaTecnologias assistivasJogos sériosA dislexia é um transtorno no desenvolvimento da linguagem, associado a pessoas que manifestam dificuldades no processamento da leitura e da escrita. Estas dificuldades afetam significativamente o rendimento escolar e as atividades do quotidiano. São dificuldades inesperadas, tendo em conta as capacidades cognitivas da pessoa e o seu ambiente sociocultural, e para as superar é fundamental efetuar um diagnóstico precoce que, por sua vez, possibilite a definição de estratégias e a planificação de atividades de reeducação/intervenção. Neste processo de superação, os especialistas, a família e a escola têm um papel preponderante. Também as tecnologias de informação e comunicação têm-se revelado instrumentos eficazes no processo de ensino-aprendizagem e diversos estudos comprovam que a sua utilização agiliza a fluência da leitura. No entanto, ainda é escasso o uso destas tecnologias, e em particular dos jogos em dispositivos móveis, no processo de reeducação disléxica para a língua portuguesa. Neste âmbito, propõe-se a criação de uma aplicação móvel (jogo), com o objetivo de reeducar a leitura, monitorizar, avaliar e retirar as devidas conclusões acerca da aprendizagem de palavras por alunos com dislexia, a frequentar o 2.º Ciclo do Ensino Básico e cuja língua materna seja o português. Deste modo, neste trabalho é analisado até que ponto os jogos digitais, nomeadamente os Serious Games, em dispositivos móveis, contribuem para a aprendizagem das crianças com dislexia. O estudo envolveu grupos de alunos de várias escolas, incluindo tanto alunos com dislexia como normoleitores. A maioria dos alunos com dislexia é já acompanhada tanto na escola, como muitas vezes com apoio externo à escola. Os resultados nas atividades propostas no âmbito do jogo móvel mostraram que os alunos com dislexia conseguiram resultados aproximados aos do grupo de controlo, com um desempenho ligeiramente inferior com maior tempo de execução.ESTG - IPLeiriaMarcelino, Luís Filipe Fernandes SilvaSilva, Catarina Helena Branco SimõesFerreira, Paula Cristina Cinza Santos LealIC-OnlineMadeira, Jorge Manuel Pimenta Ramos2016-01-12T09:56:17Z2015-12-222015-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1465TID:201064162porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:07Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:07.091985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da utilização de dispositivos móveis no acompanhamento da dislexia
title Estudo da utilização de dispositivos móveis no acompanhamento da dislexia
spellingShingle Estudo da utilização de dispositivos móveis no acompanhamento da dislexia
Madeira, Jorge Manuel Pimenta Ramos
Dispositivos móveis
Aplicações móveis
Dislexia
Tecnologias assistivas
Jogos sérios
title_short Estudo da utilização de dispositivos móveis no acompanhamento da dislexia
title_full Estudo da utilização de dispositivos móveis no acompanhamento da dislexia
title_fullStr Estudo da utilização de dispositivos móveis no acompanhamento da dislexia
title_full_unstemmed Estudo da utilização de dispositivos móveis no acompanhamento da dislexia
title_sort Estudo da utilização de dispositivos móveis no acompanhamento da dislexia
author Madeira, Jorge Manuel Pimenta Ramos
author_facet Madeira, Jorge Manuel Pimenta Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcelino, Luís Filipe Fernandes Silva
Silva, Catarina Helena Branco Simões
Ferreira, Paula Cristina Cinza Santos Leal
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Jorge Manuel Pimenta Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos móveis
Aplicações móveis
Dislexia
Tecnologias assistivas
Jogos sérios
topic Dispositivos móveis
Aplicações móveis
Dislexia
Tecnologias assistivas
Jogos sérios
description A dislexia é um transtorno no desenvolvimento da linguagem, associado a pessoas que manifestam dificuldades no processamento da leitura e da escrita. Estas dificuldades afetam significativamente o rendimento escolar e as atividades do quotidiano. São dificuldades inesperadas, tendo em conta as capacidades cognitivas da pessoa e o seu ambiente sociocultural, e para as superar é fundamental efetuar um diagnóstico precoce que, por sua vez, possibilite a definição de estratégias e a planificação de atividades de reeducação/intervenção. Neste processo de superação, os especialistas, a família e a escola têm um papel preponderante. Também as tecnologias de informação e comunicação têm-se revelado instrumentos eficazes no processo de ensino-aprendizagem e diversos estudos comprovam que a sua utilização agiliza a fluência da leitura. No entanto, ainda é escasso o uso destas tecnologias, e em particular dos jogos em dispositivos móveis, no processo de reeducação disléxica para a língua portuguesa. Neste âmbito, propõe-se a criação de uma aplicação móvel (jogo), com o objetivo de reeducar a leitura, monitorizar, avaliar e retirar as devidas conclusões acerca da aprendizagem de palavras por alunos com dislexia, a frequentar o 2.º Ciclo do Ensino Básico e cuja língua materna seja o português. Deste modo, neste trabalho é analisado até que ponto os jogos digitais, nomeadamente os Serious Games, em dispositivos móveis, contribuem para a aprendizagem das crianças com dislexia. O estudo envolveu grupos de alunos de várias escolas, incluindo tanto alunos com dislexia como normoleitores. A maioria dos alunos com dislexia é já acompanhada tanto na escola, como muitas vezes com apoio externo à escola. Os resultados nas atividades propostas no âmbito do jogo móvel mostraram que os alunos com dislexia conseguiram resultados aproximados aos do grupo de controlo, com um desempenho ligeiramente inferior com maior tempo de execução.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
2015-12-22T00:00:00Z
2016-01-12T09:56:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1465
TID:201064162
url http://hdl.handle.net/10400.8/1465
identifier_str_mv TID:201064162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ESTG - IPLeiria
publisher.none.fl_str_mv ESTG - IPLeiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136957239918592