Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ângela Paula Duarte Baptista
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2770
Resumo: O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pretende descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, algumas das atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano letivo de 2011/2012, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Nos dias que decorrem, todos os alunos têm direito a uma participação ativa na construção do seu processo de aprendizagem. A educação ambiental está associada à construção de um pensamento crítico com o objetivo de formar cidadãos ambientalmente cultos, preocupados e intervenientes com a realidade ambiental. Sendo o ambiente um dos principais determinantes da saúde e do bem-estar humano, a Toxicologia Ambiental considera as substâncias perigosas em qualquer meio, seja na água, no ar ou no solo, que podem produzir efeitos nocivos. Com o objetivo de consciencializar e alertar os alunos para certos problemas ambientais e incutir nos alunos, através da interdisciplinaridade, a ideia de interligação e abrangência entre áreas científicas aparentemente isoladas, surgiu o Projeto "“Ervas Aromáticas: aromatizam ou tornam tóxicas as refeições?”. Tratou-se de um resultado da aprovação de uma candidatura efetuada pela Escola Secundária Quinta das Palmeiras, que envolveu dois alunos da turma A do 10.º Ano de escolaridade, ao 20º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores 2012, da 6ª Mostra Nacional de Ciência. Neste relatório de estágio, apresento a aula investigacional na área da Química centrada na unidade temática da disciplina de Física e Química A do 10º Ano pertence à unidade 2, Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura. Os documentos que elaborei para esta aula consistem no plano de aula, na apresentação em PowerPoint, ficha de trabalho com a respetiva resolução e um guião de exploração de uma animação. Do mesmo modo, exponho o procedimento experimental que foi realizado pelos alunos na apresentação do projeto de investigação educacional.
id RCAP_f1895c4aa14d865275d043b55df04019
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2770
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundárioPoluição atmosféricaPoluição atmosféricaO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pretende descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, algumas das atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano letivo de 2011/2012, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Nos dias que decorrem, todos os alunos têm direito a uma participação ativa na construção do seu processo de aprendizagem. A educação ambiental está associada à construção de um pensamento crítico com o objetivo de formar cidadãos ambientalmente cultos, preocupados e intervenientes com a realidade ambiental. Sendo o ambiente um dos principais determinantes da saúde e do bem-estar humano, a Toxicologia Ambiental considera as substâncias perigosas em qualquer meio, seja na água, no ar ou no solo, que podem produzir efeitos nocivos. Com o objetivo de consciencializar e alertar os alunos para certos problemas ambientais e incutir nos alunos, através da interdisciplinaridade, a ideia de interligação e abrangência entre áreas científicas aparentemente isoladas, surgiu o Projeto "“Ervas Aromáticas: aromatizam ou tornam tóxicas as refeições?”. Tratou-se de um resultado da aprovação de uma candidatura efetuada pela Escola Secundária Quinta das Palmeiras, que envolveu dois alunos da turma A do 10.º Ano de escolaridade, ao 20º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores 2012, da 6ª Mostra Nacional de Ciência. Neste relatório de estágio, apresento a aula investigacional na área da Química centrada na unidade temática da disciplina de Física e Química A do 10º Ano pertence à unidade 2, Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura. Os documentos que elaborei para esta aula consistem no plano de aula, na apresentação em PowerPoint, ficha de trabalho com a respetiva resolução e um guião de exploração de uma animação. Do mesmo modo, exponho o procedimento experimental que foi realizado pelos alunos na apresentação do projeto de investigação educacional.Ismael, Maria Isabel Guerreiro da CostauBibliorumFernandes, Ângela Paula Duarte Baptista2014-12-09T21:33:13Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:56Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:23.315553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário
title Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário
spellingShingle Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário
Fernandes, Ângela Paula Duarte Baptista
Poluição atmosférica
Poluição atmosférica
title_short Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário
title_full Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário
title_fullStr Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário
title_full_unstemmed Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário
title_sort Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário
author Fernandes, Ângela Paula Duarte Baptista
author_facet Fernandes, Ângela Paula Duarte Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ismael, Maria Isabel Guerreiro da Costa
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ângela Paula Duarte Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Poluição atmosférica
Poluição atmosférica
topic Poluição atmosférica
Poluição atmosférica
description O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pretende descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, algumas das atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano letivo de 2011/2012, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Nos dias que decorrem, todos os alunos têm direito a uma participação ativa na construção do seu processo de aprendizagem. A educação ambiental está associada à construção de um pensamento crítico com o objetivo de formar cidadãos ambientalmente cultos, preocupados e intervenientes com a realidade ambiental. Sendo o ambiente um dos principais determinantes da saúde e do bem-estar humano, a Toxicologia Ambiental considera as substâncias perigosas em qualquer meio, seja na água, no ar ou no solo, que podem produzir efeitos nocivos. Com o objetivo de consciencializar e alertar os alunos para certos problemas ambientais e incutir nos alunos, através da interdisciplinaridade, a ideia de interligação e abrangência entre áreas científicas aparentemente isoladas, surgiu o Projeto "“Ervas Aromáticas: aromatizam ou tornam tóxicas as refeições?”. Tratou-se de um resultado da aprovação de uma candidatura efetuada pela Escola Secundária Quinta das Palmeiras, que envolveu dois alunos da turma A do 10.º Ano de escolaridade, ao 20º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores 2012, da 6ª Mostra Nacional de Ciência. Neste relatório de estágio, apresento a aula investigacional na área da Química centrada na unidade temática da disciplina de Física e Química A do 10º Ano pertence à unidade 2, Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura. Os documentos que elaborei para esta aula consistem no plano de aula, na apresentação em PowerPoint, ficha de trabalho com a respetiva resolução e um guião de exploração de uma animação. Do mesmo modo, exponho o procedimento experimental que foi realizado pelos alunos na apresentação do projeto de investigação educacional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-12-09T21:33:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2770
url http://hdl.handle.net/10400.6/2770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136340964540416