Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2770 |
Resumo: | O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pretende descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, algumas das atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano letivo de 2011/2012, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Nos dias que decorrem, todos os alunos têm direito a uma participação ativa na construção do seu processo de aprendizagem. A educação ambiental está associada à construção de um pensamento crítico com o objetivo de formar cidadãos ambientalmente cultos, preocupados e intervenientes com a realidade ambiental. Sendo o ambiente um dos principais determinantes da saúde e do bem-estar humano, a Toxicologia Ambiental considera as substâncias perigosas em qualquer meio, seja na água, no ar ou no solo, que podem produzir efeitos nocivos. Com o objetivo de consciencializar e alertar os alunos para certos problemas ambientais e incutir nos alunos, através da interdisciplinaridade, a ideia de interligação e abrangência entre áreas científicas aparentemente isoladas, surgiu o Projeto "“Ervas Aromáticas: aromatizam ou tornam tóxicas as refeições?”. Tratou-se de um resultado da aprovação de uma candidatura efetuada pela Escola Secundária Quinta das Palmeiras, que envolveu dois alunos da turma A do 10.º Ano de escolaridade, ao 20º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores 2012, da 6ª Mostra Nacional de Ciência. Neste relatório de estágio, apresento a aula investigacional na área da Química centrada na unidade temática da disciplina de Física e Química A do 10º Ano pertence à unidade 2, Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura. Os documentos que elaborei para esta aula consistem no plano de aula, na apresentação em PowerPoint, ficha de trabalho com a respetiva resolução e um guião de exploração de uma animação. Do mesmo modo, exponho o procedimento experimental que foi realizado pelos alunos na apresentação do projeto de investigação educacional. |
id |
RCAP_f1895c4aa14d865275d043b55df04019 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2770 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundárioPoluição atmosféricaPoluição atmosféricaO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pretende descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, algumas das atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano letivo de 2011/2012, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Nos dias que decorrem, todos os alunos têm direito a uma participação ativa na construção do seu processo de aprendizagem. A educação ambiental está associada à construção de um pensamento crítico com o objetivo de formar cidadãos ambientalmente cultos, preocupados e intervenientes com a realidade ambiental. Sendo o ambiente um dos principais determinantes da saúde e do bem-estar humano, a Toxicologia Ambiental considera as substâncias perigosas em qualquer meio, seja na água, no ar ou no solo, que podem produzir efeitos nocivos. Com o objetivo de consciencializar e alertar os alunos para certos problemas ambientais e incutir nos alunos, através da interdisciplinaridade, a ideia de interligação e abrangência entre áreas científicas aparentemente isoladas, surgiu o Projeto "“Ervas Aromáticas: aromatizam ou tornam tóxicas as refeições?”. Tratou-se de um resultado da aprovação de uma candidatura efetuada pela Escola Secundária Quinta das Palmeiras, que envolveu dois alunos da turma A do 10.º Ano de escolaridade, ao 20º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores 2012, da 6ª Mostra Nacional de Ciência. Neste relatório de estágio, apresento a aula investigacional na área da Química centrada na unidade temática da disciplina de Física e Química A do 10º Ano pertence à unidade 2, Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura. Os documentos que elaborei para esta aula consistem no plano de aula, na apresentação em PowerPoint, ficha de trabalho com a respetiva resolução e um guião de exploração de uma animação. Do mesmo modo, exponho o procedimento experimental que foi realizado pelos alunos na apresentação do projeto de investigação educacional.Ismael, Maria Isabel Guerreiro da CostauBibliorumFernandes, Ângela Paula Duarte Baptista2014-12-09T21:33:13Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:56Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:23.315553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário |
title |
Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário |
spellingShingle |
Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário Fernandes, Ângela Paula Duarte Baptista Poluição atmosférica Poluição atmosférica |
title_short |
Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário |
title_full |
Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário |
title_fullStr |
Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário |
title_sort |
Da química à toxicologia: uma abordagem no ensino secundário |
author |
Fernandes, Ângela Paula Duarte Baptista |
author_facet |
Fernandes, Ângela Paula Duarte Baptista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ismael, Maria Isabel Guerreiro da Costa uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ângela Paula Duarte Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poluição atmosférica Poluição atmosférica |
topic |
Poluição atmosférica Poluição atmosférica |
description |
O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pretende descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, algumas das atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano letivo de 2011/2012, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Nos dias que decorrem, todos os alunos têm direito a uma participação ativa na construção do seu processo de aprendizagem. A educação ambiental está associada à construção de um pensamento crítico com o objetivo de formar cidadãos ambientalmente cultos, preocupados e intervenientes com a realidade ambiental. Sendo o ambiente um dos principais determinantes da saúde e do bem-estar humano, a Toxicologia Ambiental considera as substâncias perigosas em qualquer meio, seja na água, no ar ou no solo, que podem produzir efeitos nocivos. Com o objetivo de consciencializar e alertar os alunos para certos problemas ambientais e incutir nos alunos, através da interdisciplinaridade, a ideia de interligação e abrangência entre áreas científicas aparentemente isoladas, surgiu o Projeto "“Ervas Aromáticas: aromatizam ou tornam tóxicas as refeições?”. Tratou-se de um resultado da aprovação de uma candidatura efetuada pela Escola Secundária Quinta das Palmeiras, que envolveu dois alunos da turma A do 10.º Ano de escolaridade, ao 20º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores 2012, da 6ª Mostra Nacional de Ciência. Neste relatório de estágio, apresento a aula investigacional na área da Química centrada na unidade temática da disciplina de Física e Química A do 10º Ano pertence à unidade 2, Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura. Os documentos que elaborei para esta aula consistem no plano de aula, na apresentação em PowerPoint, ficha de trabalho com a respetiva resolução e um guião de exploração de uma animação. Do mesmo modo, exponho o procedimento experimental que foi realizado pelos alunos na apresentação do projeto de investigação educacional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-12-09T21:33:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2770 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136340964540416 |