Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Júlia da Rocha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/99083
Resumo: Project Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research e CRM
id RCAP_f1a615029c1cadc0b07677466ed32169
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/99083
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentamSegmentaçãoGinásioMotivaçãoLisboaEstudo de mercadoSegmentationGymMotivationLisbonMarket researchProject Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research e CRMO presente estudo tem como objetivo principal entender quais são os motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa no momento da escolha do ginásio que decidem frequentar. Além disso, como objetivos secundários, almeja-se identificar diferentes segmentos da população alvo e suas motivações específicas e detectar se o entrevistado complementa a prática de atividades físicas em outro(s) local(is). Para recolher os dados, foi utilizado os métodos de amostragem por conveniência e amostragem por bola de neve. A pesquisa foi realizada através de um questionário online e teve como população alvo os moradores da área metropolitana de Lisboa entre 16 e 80 anos que frequentaram um ginásio nesta mesma área no último mês. Através das respostas, foi possível segmentar os diferentes nichos que existem neste público e entender as diferenças no comportamento e na motivação do consumidor de cada um destes segmentos ao decidir em qual ginásio praticar atividade física. Dessa forma, esse estudo servirá como base para que os ginásios da área metropolitana de Lisboa entendam melhor o mercado e possam focar os seus esforços de marketing no público mais adequado para o seu posicionamento.This study’s main goal is to understand which reasons influence Lisbon metropolitan area’s residents when choosing which gym to become a member. Also, as secondary goals, it aims to identify different segments on the target population and their specific motivation and to learn if the interviewees complement their work out somewhere else. The data collection methods applied was convenience sampling and snowball sampling. An online questionnaire was also applied to collect the data and the target population was Lisbon metropolitan area’s resident who are between 16 and 80 years old and have been to a gym in the same region in the past month. After analyzing the answers, it was possible to divide the target population into different clusters and to understand the difference in the behavior and in the motivation of each one of those segments when choosing which gym to become a member. This study will work as knowledge base so the gyms can understand better the market and focus their marketing efforts on the right public according to their positioning.Esteves, Susana PereiraRUNMattos, Júlia da Rocha2020-06-09T15:10:41Z2020-05-212020-05-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/99083TID:202485315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:46:10Zoai:run.unl.pt:10362/99083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:39:07.542498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam
title Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam
spellingShingle Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam
Mattos, Júlia da Rocha
Segmentação
Ginásio
Motivação
Lisboa
Estudo de mercado
Segmentation
Gym
Motivation
Lisbon
Market research
title_short Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam
title_full Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam
title_fullStr Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam
title_full_unstemmed Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam
title_sort Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam
author Mattos, Júlia da Rocha
author_facet Mattos, Júlia da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Susana Pereira
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Júlia da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Segmentação
Ginásio
Motivação
Lisboa
Estudo de mercado
Segmentation
Gym
Motivation
Lisbon
Market research
topic Segmentação
Ginásio
Motivação
Lisboa
Estudo de mercado
Segmentation
Gym
Motivation
Lisbon
Market research
description Project Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research e CRM
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09T15:10:41Z
2020-05-21
2020-05-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/99083
TID:202485315
url http://hdl.handle.net/10362/99083
identifier_str_mv TID:202485315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138007529291776