Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/99083 |
Resumo: | Project Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research e CRM |
id |
RCAP_f1a615029c1cadc0b07677466ed32169 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/99083 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentamSegmentaçãoGinásioMotivaçãoLisboaEstudo de mercadoSegmentationGymMotivationLisbonMarket researchProject Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research e CRMO presente estudo tem como objetivo principal entender quais são os motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa no momento da escolha do ginásio que decidem frequentar. Além disso, como objetivos secundários, almeja-se identificar diferentes segmentos da população alvo e suas motivações específicas e detectar se o entrevistado complementa a prática de atividades físicas em outro(s) local(is). Para recolher os dados, foi utilizado os métodos de amostragem por conveniência e amostragem por bola de neve. A pesquisa foi realizada através de um questionário online e teve como população alvo os moradores da área metropolitana de Lisboa entre 16 e 80 anos que frequentaram um ginásio nesta mesma área no último mês. Através das respostas, foi possível segmentar os diferentes nichos que existem neste público e entender as diferenças no comportamento e na motivação do consumidor de cada um destes segmentos ao decidir em qual ginásio praticar atividade física. Dessa forma, esse estudo servirá como base para que os ginásios da área metropolitana de Lisboa entendam melhor o mercado e possam focar os seus esforços de marketing no público mais adequado para o seu posicionamento.This study’s main goal is to understand which reasons influence Lisbon metropolitan area’s residents when choosing which gym to become a member. Also, as secondary goals, it aims to identify different segments on the target population and their specific motivation and to learn if the interviewees complement their work out somewhere else. The data collection methods applied was convenience sampling and snowball sampling. An online questionnaire was also applied to collect the data and the target population was Lisbon metropolitan area’s resident who are between 16 and 80 years old and have been to a gym in the same region in the past month. After analyzing the answers, it was possible to divide the target population into different clusters and to understand the difference in the behavior and in the motivation of each one of those segments when choosing which gym to become a member. This study will work as knowledge base so the gyms can understand better the market and focus their marketing efforts on the right public according to their positioning.Esteves, Susana PereiraRUNMattos, Júlia da Rocha2020-06-09T15:10:41Z2020-05-212020-05-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/99083TID:202485315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:46:10Zoai:run.unl.pt:10362/99083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:39:07.542498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam |
title |
Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam |
spellingShingle |
Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam Mattos, Júlia da Rocha Segmentação Ginásio Motivação Lisboa Estudo de mercado Segmentation Gym Motivation Lisbon Market research |
title_short |
Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam |
title_full |
Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam |
title_fullStr |
Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam |
title_sort |
Um estudo sobre a segmentação dos utilizadores dos ginásios da área metropolitana de Lisboa: motivos que influenciam os moradores da área metropolitana de Lisboa na escolha do ginásio que frequentam |
author |
Mattos, Júlia da Rocha |
author_facet |
Mattos, Júlia da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Esteves, Susana Pereira RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Júlia da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segmentação Ginásio Motivação Lisboa Estudo de mercado Segmentation Gym Motivation Lisbon Market research |
topic |
Segmentação Ginásio Motivação Lisboa Estudo de mercado Segmentation Gym Motivation Lisbon Market research |
description |
Project Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research e CRM |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-09T15:10:41Z 2020-05-21 2020-05-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/99083 TID:202485315 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/99083 |
identifier_str_mv |
TID:202485315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138007529291776 |