Motivação e satisfação na Força Aérea Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marta Martins da Silva Berhan da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/4417
Resumo: A motivação e a satisfação são duas questões que assumem especial interesse para as organizações, uma vez que potenciam o desempenho dos seus colaboradores. Este estudo analisa fatores de motivação e de satisfação no contexto específico da Força Aérea Portuguesa (FA), incluindo a análise dos níveis de satisfação dos militares da FA e a identificação os aspetos que os mesmos consideram como mais motivadores no seu contexto atual. O estudo tem ainda como objetivo contribuir para um maior conhecimento da relação entre os dois conceitos, através da identificação das relações entre fatores de motivação e fatores de satisfação. A amostra em estudo foi constituída por 504 militares da FA, contactados através do GroupWise da instituição, num e-mail em que se dava conhecimento dos objetivos do estudo e se fornecia um link para o questionário na plataforma SurveyMonkey. Os resultados revelaram a existência de quatro fatores de motivação (“Motivação Extrínseca”, “Motivação Institucional”, “Motivação Intrínseca” e “Motivação pela Conveniência”), três fatores de satisfação cognitiva (“Satisfação Intrínseca”, “Satisfação com as Chefias” e “Satisfação Extrínseca”) e um fator de “Satisfação afetiva”. Os militares inquiridos revelam elevados níveis de “Satisfação Afetiva”, “Satisfação Intrínseca” e “Satisfação com as Chefias”. A “Motivação Institucional” e a “Motivação Intrínseca” são consideradas como os fatores mais importantes de motivação. Por outro lado a “Motivação pela Conveniência” é considerada, como sendo a menos importante. A partir da análise das correlações entre as variáveis em estudo verificou-se que a “Motivação Institucional” e a “Motivação Intrínseca” afetam todos os fatores de satisfação; a “Motivação pela Conveniência” apenas afeta os aspetos cognitivos e não intrínsecos à tarefa; a importância dada pelos inquiridos à “Motivação Extrínseca” não tem efeito em nenhum dos fatores de satisfação.
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