The blame game : exploring portuguese gamers’ perceptions and experiences regarding sexism in video games

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Verónica
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12328
Resumo: Com o aumento do número de mulheres na comunidade de vídeo-gamers maior tem sido o foco dado à hostilidade entre jogadores, salientando-se uma consciência acerca do sexismo no mundo dos videojogos. Deste modo, o principal objetivo deste estudo consistiu em analisar as perceções que os gamers têm em relação a estereótipos de género e sexismo quer nos conteúdos quer na comunidade gamer. Para explorar estes tópicos, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e individuais. A amostra foi composta de 30 entrevistas (16 homens) de participantes entre os 18 a 42 anos de idade. A análise temática das transcrições sugeriu três temas principais: impacto dos videojogos, sexismo nos videojogos, e sexismo entre gamers. Em relação ao impacto dos videojogos na vida dos gamers, o impacto negativo triunfou devido à influência negativa nas relações dos gamers. Em relação aos conteúdos dos videojogos, a objectificação sexual feminina foi destacada pelos participantes, enquanto que o sexismo benevolente por parte dos gamers do género masculino sobressaíram nos discursos. Estes temas foram discutidos a partir da literatura relevante, apresentando-se explicações para os resultados e recomendações para trabalhos futuros.
id RCAP_f1cd22af6bd9cae5679b5b6fafada06c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12328
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The blame game : exploring portuguese gamers’ perceptions and experiences regarding sexism in video gamesMESTRADO EM TRANSDISCIPLINAR DE SEXOLOGIASEXOLOGIAESTEREÓTIPOSGÉNEROVIDEOJOGOSSEXISMOINVESTIGAÇÃO QUALITATIVASEXOLOGYSTEREOTYPESGENDERVIDEO GAMESSEXISMQUALITATIVE RESEARCHCom o aumento do número de mulheres na comunidade de vídeo-gamers maior tem sido o foco dado à hostilidade entre jogadores, salientando-se uma consciência acerca do sexismo no mundo dos videojogos. Deste modo, o principal objetivo deste estudo consistiu em analisar as perceções que os gamers têm em relação a estereótipos de género e sexismo quer nos conteúdos quer na comunidade gamer. Para explorar estes tópicos, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e individuais. A amostra foi composta de 30 entrevistas (16 homens) de participantes entre os 18 a 42 anos de idade. A análise temática das transcrições sugeriu três temas principais: impacto dos videojogos, sexismo nos videojogos, e sexismo entre gamers. Em relação ao impacto dos videojogos na vida dos gamers, o impacto negativo triunfou devido à influência negativa nas relações dos gamers. Em relação aos conteúdos dos videojogos, a objectificação sexual feminina foi destacada pelos participantes, enquanto que o sexismo benevolente por parte dos gamers do género masculino sobressaíram nos discursos. Estes temas foram discutidos a partir da literatura relevante, apresentando-se explicações para os resultados e recomendações para trabalhos futuros.As we come closer to numerical equality between genders in video games, evidence indicates a higher display of hostility between players and awareness of sexism in video games. This study intended to understand gamers’ perceptions of gender stereotypes and sexism in video games and among the gamers. These topics were explored using data collected through in depth semi-structured in-person interviews. The participants of this qualitative design study comprised of 30 Portuguese gamers (16 male), ranging from 18 to 42 years old. Thematic analysis of the transcripts suggested three main themes: video games’ impact, sexism in video games, and sexism among gamers. Concerning the video game’s impact on gamers’ lives, the negative impact triumphed as gaming habits negatively influenced gamers’ relationships. Within video games, the stereotype of female characters was the most described, while with gamer stereotypes, the male gamers were the most mentioned. On sexism in video games, sexual objectification was highlighted, whereas among gamers, benevolent sexism struck the highest. These themes are discussed regarding relevant research on the matter, recommendations for future research, and possible explanations for the themes observed.2021-12-30T17:20:37Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12328TID:202788628engValente, Verónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:00Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:51.777698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The blame game : exploring portuguese gamers’ perceptions and experiences regarding sexism in video games
title The blame game : exploring portuguese gamers’ perceptions and experiences regarding sexism in video games
spellingShingle The blame game : exploring portuguese gamers’ perceptions and experiences regarding sexism in video games
Valente, Verónica
MESTRADO EM TRANSDISCIPLINAR DE SEXOLOGIA
SEXOLOGIA
ESTEREÓTIPOS
GÉNERO
VIDEOJOGOS
SEXISMO
INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
SEXOLOGY
STEREOTYPES
GENDER
VIDEO GAMES
SEXISM
QUALITATIVE RESEARCH
title_short The blame game : exploring portuguese gamers’ perceptions and experiences regarding sexism in video games
title_full The blame game : exploring portuguese gamers’ perceptions and experiences regarding sexism in video games
title_fullStr The blame game : exploring portuguese gamers’ perceptions and experiences regarding sexism in video games
title_full_unstemmed The blame game : exploring portuguese gamers’ perceptions and experiences regarding sexism in video games
title_sort The blame game : exploring portuguese gamers’ perceptions and experiences regarding sexism in video games
author Valente, Verónica
author_facet Valente, Verónica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Verónica
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM TRANSDISCIPLINAR DE SEXOLOGIA
SEXOLOGIA
ESTEREÓTIPOS
GÉNERO
VIDEOJOGOS
SEXISMO
INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
SEXOLOGY
STEREOTYPES
GENDER
VIDEO GAMES
SEXISM
QUALITATIVE RESEARCH
topic MESTRADO EM TRANSDISCIPLINAR DE SEXOLOGIA
SEXOLOGIA
ESTEREÓTIPOS
GÉNERO
VIDEOJOGOS
SEXISMO
INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
SEXOLOGY
STEREOTYPES
GENDER
VIDEO GAMES
SEXISM
QUALITATIVE RESEARCH
description Com o aumento do número de mulheres na comunidade de vídeo-gamers maior tem sido o foco dado à hostilidade entre jogadores, salientando-se uma consciência acerca do sexismo no mundo dos videojogos. Deste modo, o principal objetivo deste estudo consistiu em analisar as perceções que os gamers têm em relação a estereótipos de género e sexismo quer nos conteúdos quer na comunidade gamer. Para explorar estes tópicos, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e individuais. A amostra foi composta de 30 entrevistas (16 homens) de participantes entre os 18 a 42 anos de idade. A análise temática das transcrições sugeriu três temas principais: impacto dos videojogos, sexismo nos videojogos, e sexismo entre gamers. Em relação ao impacto dos videojogos na vida dos gamers, o impacto negativo triunfou devido à influência negativa nas relações dos gamers. Em relação aos conteúdos dos videojogos, a objectificação sexual feminina foi destacada pelos participantes, enquanto que o sexismo benevolente por parte dos gamers do género masculino sobressaíram nos discursos. Estes temas foram discutidos a partir da literatura relevante, apresentando-se explicações para os resultados e recomendações para trabalhos futuros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30T17:20:37Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/12328
TID:202788628
url http://hdl.handle.net/10437/12328
identifier_str_mv TID:202788628
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131225469747200