Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1605 |
Resumo: | Este relatório explana a intervenção pedagógica realizada numa sala de Pré escolar na EB1/PE de Faial e numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico na escola EB1/PE da Nazaré. Ambas as instituições ficam situadas no concelho do Funchal. Ao longo do presente relatório ilustro e fundamento reflexivamente a minha intervenção educativa, focando as opções metodológicas privilegiadas no decorrer das atividades desenvolvidas, em ambas as vertentes. No decorrer deste relatório refiro os contextos educacionais, onde decorreu o estágio e apresento as atividades desenvolvidas com as crianças numa perspetiva reflexiva sobre a minha ação educativa. Evidencio de igual modo, a avaliação de todo o processo educativo que se baseou nas competências delineadas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, pelas Metas de Aprendizagem e pelas competências presentes na Organização Curricular e Programas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A avaliação do Pré-escolar incidiu ainda nos indicadores de implicação e bem estar definidos por Portugal & Laevers (2010). Neste relatório elucido também o trabalho desenvolvido com a comunidade educativa e com as famílias, fundamentando a importância da sua participação no processo educativo das crianças. Termino este relatório com as considerações finais de toda a intervenção educativa, salientando os aspetos mais importantes que contribuíram para o meu crescimento enquanto profissional de educação. |
id |
RCAP_f1d80c61a932bf27147bb4e16e54b59e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1605 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoOpções metodológicasComunidadeFamíliasPre-school EducationPrimary EducationMethodological optionsCommunityFamiliesEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório explana a intervenção pedagógica realizada numa sala de Pré escolar na EB1/PE de Faial e numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico na escola EB1/PE da Nazaré. Ambas as instituições ficam situadas no concelho do Funchal. Ao longo do presente relatório ilustro e fundamento reflexivamente a minha intervenção educativa, focando as opções metodológicas privilegiadas no decorrer das atividades desenvolvidas, em ambas as vertentes. No decorrer deste relatório refiro os contextos educacionais, onde decorreu o estágio e apresento as atividades desenvolvidas com as crianças numa perspetiva reflexiva sobre a minha ação educativa. Evidencio de igual modo, a avaliação de todo o processo educativo que se baseou nas competências delineadas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, pelas Metas de Aprendizagem e pelas competências presentes na Organização Curricular e Programas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A avaliação do Pré-escolar incidiu ainda nos indicadores de implicação e bem estar definidos por Portugal & Laevers (2010). Neste relatório elucido também o trabalho desenvolvido com a comunidade educativa e com as famílias, fundamentando a importância da sua participação no processo educativo das crianças. Termino este relatório com as considerações finais de toda a intervenção educativa, salientando os aspetos mais importantes que contribuíram para o meu crescimento enquanto profissional de educação.This report presents the pedagogical involvement/participation which took place in a nursery school class, located in Faial, and also in a primary school second grade class, in Nazaré. Both schools are situated in Funchal. Throughout this report I will thoughtfully demonstrate, as well as support, my didactic involvement/participation focussing on the methodical options I thought most suitable in the activities, which were carried out in both grounds In addition, in this statement, I put forward the educational backgrounds, in which my tuition took place, presenting, therefore, the activities developed with the children, representing, this way, a thoughtful perspective of my didactic approach. Apart from this, the assessment of the whole learning process is here clarified. It was based on the skills/competences that had been set by the Curricular Orientation/Regulation regarding pre-school education, by the Learning Targets and finally by the skills presented in the Curricular Organization and Syllabus of the Primary School. The assessment of the pre-school class has been set according to the inference and well-being reference points by Portugal & Leavers (2010). In the current statement, I also present the work that was developed together with the educational community and the families, showing the importance of their part taking in the children’s learning process. At last, I finish this report with the final considerations concerning my teacher training involvement, highlighting the most significant aspects that have contributed to my professional growth as a teacher.Correia, Fernando Luís de SousaDigitUMaPonte, Ana Marisela Neves Henriques2017-07-26T10:56:02Z2012-06-15T00:00:00Z2012-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1605porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:18Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:19.295869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico Ponte, Ana Marisela Neves Henriques Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Opções metodológicas Comunidade Famílias Pre-school Education Primary Education Methodological options Community Families Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Ponte, Ana Marisela Neves Henriques |
author_facet |
Ponte, Ana Marisela Neves Henriques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Fernando Luís de Sousa DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponte, Ana Marisela Neves Henriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Opções metodológicas Comunidade Famílias Pre-school Education Primary Education Methodological options Community Families Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Opções metodológicas Comunidade Famílias Pre-school Education Primary Education Methodological options Community Families Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório explana a intervenção pedagógica realizada numa sala de Pré escolar na EB1/PE de Faial e numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico na escola EB1/PE da Nazaré. Ambas as instituições ficam situadas no concelho do Funchal. Ao longo do presente relatório ilustro e fundamento reflexivamente a minha intervenção educativa, focando as opções metodológicas privilegiadas no decorrer das atividades desenvolvidas, em ambas as vertentes. No decorrer deste relatório refiro os contextos educacionais, onde decorreu o estágio e apresento as atividades desenvolvidas com as crianças numa perspetiva reflexiva sobre a minha ação educativa. Evidencio de igual modo, a avaliação de todo o processo educativo que se baseou nas competências delineadas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, pelas Metas de Aprendizagem e pelas competências presentes na Organização Curricular e Programas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A avaliação do Pré-escolar incidiu ainda nos indicadores de implicação e bem estar definidos por Portugal & Laevers (2010). Neste relatório elucido também o trabalho desenvolvido com a comunidade educativa e com as famílias, fundamentando a importância da sua participação no processo educativo das crianças. Termino este relatório com as considerações finais de toda a intervenção educativa, salientando os aspetos mais importantes que contribuíram para o meu crescimento enquanto profissional de educação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-15T00:00:00Z 2012-06-15T00:00:00Z 2017-07-26T10:56:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1605 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129912924176384 |