A percepção do profissional bibliotecário frente à Ciência Aberta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rosangela da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/48948
Resumo: Tendo em vista que a Ciência Aberta é uma nova forma de fazer a ciência acontecer, desperta- se a necessidade de verificar como o profissional bibliotecário entende essa ciência. Além disso, a Ciência Aberta trata do livre acesso à informação, o que, para a investigação científica, representa o cerne da busca e da construção do conhecimento. Ao olharmos para a Europa, a Ciência Aberta no Brasil tem muito o que realizar, principalmente investindo em políticas públicas específicas de valorização da Ciência Aberta, estimulando as instituições de ensino e pesquisa a promover o acesso aberto e transparente nas fases da pesquisa. O profissional bibliotecário aparece como um dos facilitadores entre o pesquisador e a Ciência Aberta. No cenário acadêmico, fica evidente que o compartilhamento, o reúso e a forma colaborativa de fazer ciência são as maiores vantagens da Ciência Aberta. Sendo assim, esta investigação compreende a dimensão da Ciência Aberta e o bibliotecário universitário, a fim de entender como este profissional contribui para a Ciência Aberta. Para tanto, foi necessário analisar a literatura que trata sobre a Ciência Aberta e o bibliotecário, descrever as percepções do profissional bibliotecário atuante no Instituto Federal de São Paulo e caracterizar a realidade da Ciência Aberta no IFSP. Por meio de um estudo de caso, os 73 bibliotecários do Instituto Federal de São Paulo responderam a um inquérito por questionário com perguntas relacionadas à Ciência Aberta. A análise documental a partir do site das bibliotecas do IFSP foi outro instrumento utilizado na recolha dos dados. A investigação é de natureza exploratória com uma abordagem qualitativa. Diante disso, verifica-se que a maior parte dos bibliotecários tem conhecimento do que vem a ser a Ciência Aberta. O acesso aberto e os dados abertos são os termos mais conhecidos quando mencionado Ciência Aberta. Na prática, a Ciência Aberta ainda não é totalmente disseminada na instituição, ela ainda acontece ao nível do acesso aberto às publicações e às ferramentas de pesquisa. Isso quer dizer que os treinamentos e capacitações disponibilizados pelas bibliotecas, os dados abertos e a produção científica da instituição devem estar ao alcance da comunidade acadêmica, reforçando a necessidade de um repositório institucional para a divulgação de toda a produção científica institucional. Diante dessa realidade, torna-se imprescindível uma ação dos bibliotecários em direção à Ciência Aberta.
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Ao olharmos para a Europa, a Ciência Aberta no Brasil tem muito o que realizar, principalmente investindo em políticas públicas específicas de valorização da Ciência Aberta, estimulando as instituições de ensino e pesquisa a promover o acesso aberto e transparente nas fases da pesquisa. O profissional bibliotecário aparece como um dos facilitadores entre o pesquisador e a Ciência Aberta. No cenário acadêmico, fica evidente que o compartilhamento, o reúso e a forma colaborativa de fazer ciência são as maiores vantagens da Ciência Aberta. Sendo assim, esta investigação compreende a dimensão da Ciência Aberta e o bibliotecário universitário, a fim de entender como este profissional contribui para a Ciência Aberta. Para tanto, foi necessário analisar a literatura que trata sobre a Ciência Aberta e o bibliotecário, descrever as percepções do profissional bibliotecário atuante no Instituto Federal de São Paulo e caracterizar a realidade da Ciência Aberta no IFSP. Por meio de um estudo de caso, os 73 bibliotecários do Instituto Federal de São Paulo responderam a um inquérito por questionário com perguntas relacionadas à Ciência Aberta. A análise documental a partir do site das bibliotecas do IFSP foi outro instrumento utilizado na recolha dos dados. A investigação é de natureza exploratória com uma abordagem qualitativa. Diante disso, verifica-se que a maior parte dos bibliotecários tem conhecimento do que vem a ser a Ciência Aberta. O acesso aberto e os dados abertos são os termos mais conhecidos quando mencionado Ciência Aberta. Na prática, a Ciência Aberta ainda não é totalmente disseminada na instituição, ela ainda acontece ao nível do acesso aberto às publicações e às ferramentas de pesquisa. Isso quer dizer que os treinamentos e capacitações disponibilizados pelas bibliotecas, os dados abertos e a produção científica da instituição devem estar ao alcance da comunidade acadêmica, reforçando a necessidade de um repositório institucional para a divulgação de toda a produção científica institucional. Diante dessa realidade, torna-se imprescindível uma ação dos bibliotecários em direção à Ciência Aberta.Bearing in mind that Open Science is a new form of making science, the need of investigating how the librarians understand science arises. Moreover, Open Science refers to open access to information, which represents, for scientific investigation, the core search and construction of knowledge. Compared to European reality, Brazil has much to accomplish regarding Open Science, mainly through investments in specific public policies that value Open Science. The librarian stands as a facilitator between the researcher and Open Science. In the academic scenario, it becomes evident that the sharing, the reusing, and the collaborative form of making science are the most significant advantages of Open Science. Thus, this investigation comprises the Open Science dimension and the university librarians to understand how these professionals contribute to Open Science. Therefore, it was necessary to analyze the literature on Open Science and the librarians, describe the perceptions of the librarians from the Federal Institute of São Paulo (Instituto Federal de São Paulo, or IFSP, in Portuguese), and characterize the reality of Open Science and IFSP. Through a case study, the 73 librarians of the IFSP answered a questionnaire about Open Science. The documental analysis of the IFSP's libraries website was another tool used to gather data. It is an exploratory investigation with a qualitative approach. That said, it is noted that most librarians know what Open Science is. Open access and open data are better-known terms related to Open Science. In practice, Open Science is not entirely disseminated among the institution yet. It is still at the level of open access to publications and research tools. It means that the training provided by the libraries, the open data, and the institution's scientific production must be within reach of the academic community, reinforcing the need for an institutional repository to disseminate all the institutional scientific production. In view of this scenario, librarians' action towards Open Science is crucial.Revez, Jorge Manuel RiasRepositório da Universidade de LisboaGomes, Rosangela da Silva2021-07-15T10:45:28Z2021-04-302021-02-152021-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48948TID:202732320porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:43.421507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Edição em livre acesso
Teses de mestrado - 2021
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