Ciganos portugueses: escola e mudança social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria Manuela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Magano, Olga, Costa, Ana Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20326
Resumo: O cumprimento da escolaridade obrigatória, o sucesso e o controlo do abandono escolar estão longe de ser metas atingidas em Portugal para as crianças e jovens ciganos. Atualmente está mais clara a importância da escolarização, seja do ponto de vista do estado, regulador do acesso de todos ao sistema de ensino público, seja por parte das famílias, que reconhecem a sua importância como recurso essencial para uma cidadania efetiva. Neste artigo, através de uma abordagem etnográfica, são evidenciadas, por um lado, a continuidade de reprodução de desigualdades sociais em relação aos ciganos portugueses e, por outro, os processos de mudança em curso que mostram que, face à escola, os ciganos experienciam desafios, enfrentando mudanças provindas de dentro e de fora da escola.
id RCAP_f1f5cb6d7a85c9107e46a168c325dced
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20326
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ciganos portugueses: escola e mudança socialCiganos portuguesesEducaçãoDesigualdades educativasEtnografiaEscolasPortuguese Ciganos/GypsiesEducationEducational inequalitiesEthnographySchoolsGitans portugaisÉducationInégalités éducativesEthnographieÉcolesGitanos portuguesesEducaciónDesigualdades educativasEnografíaEscuelasO cumprimento da escolaridade obrigatória, o sucesso e o controlo do abandono escolar estão longe de ser metas atingidas em Portugal para as crianças e jovens ciganos. Atualmente está mais clara a importância da escolarização, seja do ponto de vista do estado, regulador do acesso de todos ao sistema de ensino público, seja por parte das famílias, que reconhecem a sua importância como recurso essencial para uma cidadania efetiva. Neste artigo, através de uma abordagem etnográfica, são evidenciadas, por um lado, a continuidade de reprodução de desigualdades sociais em relação aos ciganos portugueses e, por outro, os processos de mudança em curso que mostram que, face à escola, os ciganos experienciam desafios, enfrentando mudanças provindas de dentro e de fora da escola.Compliance with compulsory schooling, school success and control of school drop-out are far from being achieved targets in Portugal for Portuguese Roma (Ciganos) children and youth. The importance of schooling is now clearer, from the point of view of the State, which regulates the access of all to the public education system, or from the families who recognize its importance as an essential resource for effective citizenship. In this article, from an ethnographic approach, on the one hand, the continuity of reproduction of social inequalities in relation to Ciganos will be evidenced, and, on the other hand, the ongoing processes of change that show that, in relation to the school, Ciganos experience challenges, facing changes from within and outside of school.L’accomplissement de la scolarité obligatoire, la réussite et le contrôle du décrochage scolaire sont loin d’être des objectifs atteints au Portugal pour les enfants et les jeunes gitans. L’importance de la scolarité est maintenant claire, que ce soit de la part de l’État, qui réglemente l’accès de tous au système d’éducation publique, ou de la part des familles, qui reconnaissent son importance en tant que ressource essentielle pour une citoyenneté effective. Dans cet article, à travers une approche ethnographique, la continuité de la reproduction des inégalités sociales par rapport aux gitans portugais est mise en évidence, d’une part, et d’autre part, les processus de changement en cours qui montrent que, face à l’école, les gitans font face aux changements de l’intérieur et de l’extérieur de l’école.La finalización de la escolarización obligatoria, el éxito y el control de abandono escolar están lejos de ser hitos conseguidos en Portugal para los niños y jóvenes gitanos. Actualmente está más claro la importancia de la escolarización, sea por parte del Estado, regulador del acceso de todos al sistema de enseñanza pública, sea por parte de las familias, que reconocen su importancia como recurso esencial para una ciudadanía efectiva. En este artículo, a través de un enfoque etnográfico se pone de manifiesto, por un lado, la continuidad de la reproducción de las desigualdades sociales en los gitanos portugueses y, por el otro, los procesos de cambio en curso que demuestran que los gitanos viven algunos retos en la escuela, enfrentando cambios provenientes de dentro y fuera de la escuela.Editora Mundos Sociais2020-04-03T11:43:19Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20326por0873-6529Mendes, Maria ManuelaMagano, OlgaCosta, Ana Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:46Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:28.110416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ciganos portugueses: escola e mudança social
title Ciganos portugueses: escola e mudança social
spellingShingle Ciganos portugueses: escola e mudança social
Mendes, Maria Manuela
Ciganos portugueses
Educação
Desigualdades educativas
Etnografia
Escolas
Portuguese Ciganos/Gypsies
Education
Educational inequalities
Ethnography
Schools
Gitans portugais
Éducation
Inégalités éducatives
Ethnographie
Écoles
Gitanos portugueses
Educación
Desigualdades educativas
Enografía
Escuelas
title_short Ciganos portugueses: escola e mudança social
title_full Ciganos portugueses: escola e mudança social
title_fullStr Ciganos portugueses: escola e mudança social
title_full_unstemmed Ciganos portugueses: escola e mudança social
title_sort Ciganos portugueses: escola e mudança social
author Mendes, Maria Manuela
author_facet Mendes, Maria Manuela
Magano, Olga
Costa, Ana Rita
author_role author
author2 Magano, Olga
Costa, Ana Rita
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria Manuela
Magano, Olga
Costa, Ana Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Ciganos portugueses
Educação
Desigualdades educativas
Etnografia
Escolas
Portuguese Ciganos/Gypsies
Education
Educational inequalities
Ethnography
Schools
Gitans portugais
Éducation
Inégalités éducatives
Ethnographie
Écoles
Gitanos portugueses
Educación
Desigualdades educativas
Enografía
Escuelas
topic Ciganos portugueses
Educação
Desigualdades educativas
Etnografia
Escolas
Portuguese Ciganos/Gypsies
Education
Educational inequalities
Ethnography
Schools
Gitans portugais
Éducation
Inégalités éducatives
Ethnographie
Écoles
Gitanos portugueses
Educación
Desigualdades educativas
Enografía
Escuelas
description O cumprimento da escolaridade obrigatória, o sucesso e o controlo do abandono escolar estão longe de ser metas atingidas em Portugal para as crianças e jovens ciganos. Atualmente está mais clara a importância da escolarização, seja do ponto de vista do estado, regulador do acesso de todos ao sistema de ensino público, seja por parte das famílias, que reconhecem a sua importância como recurso essencial para uma cidadania efetiva. Neste artigo, através de uma abordagem etnográfica, são evidenciadas, por um lado, a continuidade de reprodução de desigualdades sociais em relação aos ciganos portugueses e, por outro, os processos de mudança em curso que mostram que, face à escola, os ciganos experienciam desafios, enfrentando mudanças provindas de dentro e de fora da escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-03T11:43:19Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/20326
url http://hdl.handle.net/10071/20326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134754170208256