Sensory Profile School Companion 2: Adaptação linguísticocultural para Português Europeu e contributo para a validação em crianças dos 3 anos aos 14 anos e 11 meses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chambel, Catarina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39797
Resumo: Introdução: Para o terapeuta ocupacional, a fase de avaliação é de extrema importância para que a intervenção tenha sucesso. Como tal, a utilização de instrumentos padronizados, traduzidos e validados para a população com que intervém é decisiva na garantia de uma avaliação e intervenção com credibilidade e fidedignidade científica. Deste modo é importante que este processo seja realizado pelos profissionais e que assim, dê um maior suporte para as boas práticas. Objetivos: Este estudo tem como objetivo contribuir para a adaptação cultural e linguística e para o estudo das propriedades psicométricas do instrumento Sensory Profile School Companion 2. Metodologia: Foi feito um estudo de investigação metodológico, em que primeiramente se recorreu a um painel de peritos composto por 5 terapeutas ocupacionais com experiência em integração sensorial. Inicialmente foram elaboradas duas traduções independentes em conjunto com uma psicóloga da Universidade do Minho. Foi elaborada uma versão de consenso, que foi posteriormente enviada ao painel de peritos para avaliação de questões semânticas e linguísticas. A versão de consenso obtida foi submetida a pré-teste, do qual faziam parte 3 professoras de 1º e 2º ciclo, tendo então sido obtida uma versão final do questionário após análise dos resultados do pré-teste. Para o estudo das propriedades psicométricas foram recrutados 64 professores e educadores para preencher o questionário sobre um dos seus alunos, obtendo assim uma amostra de 64 crianças com idades entre os 3 e os 14 anos e 11 meses. Estudou-se a consistência interna e a validade de construto, através da análise dos dados obtidos com o programa SPSS. Resultados: Os resultados do painel de peritos e do pré-teste refletem uma grande concordância entre os participantes, contudo foi necessária a reformulação de 15 itens no total do instrumento até chegar à versão final. Relativamente às propriedades psicométricas, o instrumento revela uma boa consistência interna tanto por secções, com alfa que varia entre 0,69 e 0,91, por quadrantes com alfa entre 0,80 e 0,91 e por fatores escolares com alfa entre 0,83 e 0,86. No que diz respeito à validade de construto e não tendo sido possível realizar uma análise fatorial confirmatória, foi feita uma correlação de cada item com o total da secção, do quadrante e do fator escolar. Nas secções do processamento visual, tátil e das respostas comportamentais, as correlações apresentam valores entre moderados e altos. Já as do processamento auditivo e do movimento, evidenciaram correlações baixas que podem prejudicar a validade do instrumento. Nos quadrantes, foi possível observar que nos de procura e evitamento obtiveram-se valores entre moderados e altos, e nos de sensibilidade e registo, identificaram-se correlações baixas. Já nos fatores escolares, observaram-se correlações baixas em todos, contudo nenhuma com valores abaixo de 0,30. Conclusões: Os objetivos estabelecidos no início do estudo foram cumpridos, tendo sido obtida a versão em português do Perfil Sensorial Acompanhamento Escolar e um contributo para o estudo das propriedades psicométricas do mesmo. Será importante dar continuidade ao estudo da validação, bem como realizar a recolha de dados normativos.
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