Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Estefânia Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pacheco, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81766
Resumo: O projeto, Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança, foi desenvolvido numa sala de atividades de creche e jardim de infância. Deste modo, através da observação dos interesses e motivações de ambos os grupos, constatei que a temática de maior interesse era convergente em torno da música permitindo-me estabelecer uma continuidade entre contextos, tornando a seguinte interrogação a grande questão de investigação: Compreender de que forma o recurso à expressão musical pode ou não contribuir para o desenvolvimento integral e integrado da criança? A implementação do projeto permitiu atingir todos os objetivos específicos, nomeadamente: reforçar atividades de maior contacto dos grupos com as diferentes formas de expressão e comunicação; compreender de que forma a música contribui para o desenvolvimento e aprendizagem da criança; permitir a construção de um olhar positivo das crianças sobre a música e fornecer um contacto com materiais diversificados com o intuito de estimular a intrusão da música. O projeto de intervenção pedagógica foi sustentado na abordagem de aproximação à investigação-ação e os instrumentos de recolha de informação, como as observações, os registos escritos, fotográficos e vídeo proporcionaram a construção da documentação pedagógica. Durante o projeto, os grupos mostraram-se sempre muito recetivos, interessados e motivados em todas as propostas apresentadas contribuindo para o progresso das suas habilidades no domínio motor, afetivo e cognitivo refletindo-se na construção de novas aprendizagens. O projeto nestes tramites provocou um melhoramento na minha postura, tornando-me profissionalmente mais reflexiva, surtindo efeitos evidentes na construção de novas aprendizagens pelos grupos.
id RCAP_f1fc0ea6a8e51b514a4d14426582c2a5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81766
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criançaDiscovering, exploring, imagining: the influence of music on child developmentDescubrir, explorar, imaginar: la influencia de la música en el desarrollo del niñoAprendizagem da músicaCriançasDescobertaDesenvolvimento infantilMusic learningChildrenDiscoveryChild developmentAprendizaje de la músicaNiñosDescubiertaDesarrollo infantilCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSaúde de qualidadeO projeto, Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança, foi desenvolvido numa sala de atividades de creche e jardim de infância. Deste modo, através da observação dos interesses e motivações de ambos os grupos, constatei que a temática de maior interesse era convergente em torno da música permitindo-me estabelecer uma continuidade entre contextos, tornando a seguinte interrogação a grande questão de investigação: Compreender de que forma o recurso à expressão musical pode ou não contribuir para o desenvolvimento integral e integrado da criança? A implementação do projeto permitiu atingir todos os objetivos específicos, nomeadamente: reforçar atividades de maior contacto dos grupos com as diferentes formas de expressão e comunicação; compreender de que forma a música contribui para o desenvolvimento e aprendizagem da criança; permitir a construção de um olhar positivo das crianças sobre a música e fornecer um contacto com materiais diversificados com o intuito de estimular a intrusão da música. O projeto de intervenção pedagógica foi sustentado na abordagem de aproximação à investigação-ação e os instrumentos de recolha de informação, como as observações, os registos escritos, fotográficos e vídeo proporcionaram a construção da documentação pedagógica. Durante o projeto, os grupos mostraram-se sempre muito recetivos, interessados e motivados em todas as propostas apresentadas contribuindo para o progresso das suas habilidades no domínio motor, afetivo e cognitivo refletindo-se na construção de novas aprendizagens. O projeto nestes tramites provocou um melhoramento na minha postura, tornando-me profissionalmente mais reflexiva, surtindo efeitos evidentes na construção de novas aprendizagens pelos grupos.The project, Discovering, exploring, imagining: the influence of music on child development, was developed in a daycare and kindergarten activity room. Thus, through the observation of the interests and motivations of both groups, I found that the theme of greatest interest was convergent around music allowing me to establish a continuity between contexts, making the following question the major research question: To understand in what way the use of musical expression can or cannot contribute to the integral and integrated development of the child? The implementation of the project allowed me to achieve all the specific objectives, namely: reinforce activities of greater contact of the groups with different forms of expression and communication; understand how music contributes to the development and learning of the child; allow the construction of a positive look of children about music and provide a contact with diversified materials in order to stimulate the intrusion of music. The pedagogical intervention project was supported in the action-research approach and the instruments for collecting information, such as observations, written, photographic and video records provided the construction of pedagogical documentation. During the project, the groups were always very receptive, interested and motivated during all the proposals presented, contributing to the progress of their motor, affective and cognitive skills, reflecting in the construction of new learning. The project led to an improvement in my attitude, making me more reflective professionally, with evident effects in the construction of new learning by the groups.El proyecto, Descubrir, explorar, imaginar: la influencia de la música en el desarrollo del niño fue desarrollado en una sala de actividades de guardería y jardín de infancia. Asimismo, a través de la observación de los intereses y motivaciones de ambos los grupos, constaté que la temática de mayor interés era convergente en torno de la música permitiéndome establecer una continuidad entre contextos, tornando la siguiente interrogación la grande cuestión de investigación: ¿Comprender de qué forma el recurso a la expresión musical puede o no aportar para el desarrollo integral e integrado del niño? La implementación del proyecto permitió alcanzar todos los objetivos específicos, especialmente: reforzar actividades de mayor contacto de los grupos con las diferentes formas de expresión y comunicación; comprender de que forma la música aporta para el desarrollo y aprendizaje del niño; permitir la construcción de un mirar positivo de los niños sobre la música y suministrar un contacto con materiales diversificados con el designio de estimular la intrusión de la música. El proyecto de intervención pedagógica fue sostenido en el abordaje de aproximación a la investigación-acción y los instrumentos de recoja de información, como las observaciones, los registros escritos, fotográficos y vídeo proporcionaron la construcción de la documentación pedagógica. Durante el proyecto, los grupos se mostraron siempre mucho receptivos, interesados y motivados en todas las propuestas presentadas aportando para el progreso de sus habilidades en el dominio motor, afectivo y cognoscitivo reflejándose en la construcción de nuevos aprendizajes. El proyecto en éstos trámites provocó un mejoramiento en mi postura, tornándome profesionalmente más reflexiva, surtiendo efectos evidentes en la construcción de nuevos aprendizajes por los grupos.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade do MinhoMonteiro, Estefânia SilvaPacheco, António2022-12-132022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81766porMonteiro, E. S., e Ribeiro, A. J. P. (2022). Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança. Revista Linhas. Florianópolis, v. 23, n. 53, pp. 264-284.1984-723810.5965/1984723823532022264https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20301info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:45.429748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança
Discovering, exploring, imagining: the influence of music on child development
Descubrir, explorar, imaginar: la influencia de la música en el desarrollo del niño
title Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança
spellingShingle Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança
Monteiro, Estefânia Silva
Aprendizagem da música
Crianças
Descoberta
Desenvolvimento infantil
Music learning
Children
Discovery
Child development
Aprendizaje de la música
Niños
Descubierta
Desarrollo infantil
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Saúde de qualidade
title_short Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança
title_full Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança
title_fullStr Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança
title_full_unstemmed Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança
title_sort Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança
author Monteiro, Estefânia Silva
author_facet Monteiro, Estefânia Silva
Pacheco, António
author_role author
author2 Pacheco, António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Estefânia Silva
Pacheco, António
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da música
Crianças
Descoberta
Desenvolvimento infantil
Music learning
Children
Discovery
Child development
Aprendizaje de la música
Niños
Descubierta
Desarrollo infantil
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Saúde de qualidade
topic Aprendizagem da música
Crianças
Descoberta
Desenvolvimento infantil
Music learning
Children
Discovery
Child development
Aprendizaje de la música
Niños
Descubierta
Desarrollo infantil
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Saúde de qualidade
description O projeto, Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança, foi desenvolvido numa sala de atividades de creche e jardim de infância. Deste modo, através da observação dos interesses e motivações de ambos os grupos, constatei que a temática de maior interesse era convergente em torno da música permitindo-me estabelecer uma continuidade entre contextos, tornando a seguinte interrogação a grande questão de investigação: Compreender de que forma o recurso à expressão musical pode ou não contribuir para o desenvolvimento integral e integrado da criança? A implementação do projeto permitiu atingir todos os objetivos específicos, nomeadamente: reforçar atividades de maior contacto dos grupos com as diferentes formas de expressão e comunicação; compreender de que forma a música contribui para o desenvolvimento e aprendizagem da criança; permitir a construção de um olhar positivo das crianças sobre a música e fornecer um contacto com materiais diversificados com o intuito de estimular a intrusão da música. O projeto de intervenção pedagógica foi sustentado na abordagem de aproximação à investigação-ação e os instrumentos de recolha de informação, como as observações, os registos escritos, fotográficos e vídeo proporcionaram a construção da documentação pedagógica. Durante o projeto, os grupos mostraram-se sempre muito recetivos, interessados e motivados em todas as propostas apresentadas contribuindo para o progresso das suas habilidades no domínio motor, afetivo e cognitivo refletindo-se na construção de novas aprendizagens. O projeto nestes tramites provocou um melhoramento na minha postura, tornando-me profissionalmente mais reflexiva, surtindo efeitos evidentes na construção de novas aprendizagens pelos grupos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13
2022-12-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/81766
url https://hdl.handle.net/1822/81766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Monteiro, E. S., e Ribeiro, A. J. P. (2022). Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança. Revista Linhas. Florianópolis, v. 23, n. 53, pp. 264-284.
1984-7238
10.5965/1984723823532022264
https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20301
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132756661239808