A escrita e as TIC em crianças com dificuldades de aprendizagem : um ponto de encontro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jorge Lavouras dos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6325
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação Especial - Área de Especialização em Dificuldades em Aprendizagem.
id RCAP_f2038814963ace1e029fa6e6076ca4bd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6325
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escrita e as TIC em crianças com dificuldades de aprendizagem : um ponto de encontro376372.45371.68Dissertação de Mestrado em Educação Especial - Área de Especialização em Dificuldades em Aprendizagem.O objectivo basilar desta investigação é o estudo dos factores intervenientes no processo de utilização das TIC em actividades de aprendizagem de alunos com Dificuldades de Aprendizagem, principalmente em Língua Portuguesa, de modo a verificar até que ponto o computador e o processador de texto podem contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da expressão escrita e de outras competências cognitivas e sócio-afectivas em crianças com Dificuldades de Aprendizagem. É um dado adquirido que as novas tecnologias têm o poder de transformar a realidade educativa não podendo, contudo, ser encaradas como o único agente de transformação, pois esta seria uma perspectiva francamente redutora e simplista, em nada correspondente à realidade. O trabalho de campo decorreu durante um ano lectivo em duas escolas do 1º Ciclo. Compreendeu essencialmente actividades de escrita, sobretudo em processador de texto, mas também com meios convencionais e outros softwares como o PowerPoint. Os alunos desenvolveram também algumas actividades de pesquisa de informação na Internet e de comunicação através do e-mail e do Messenger. A recolha de dados fez-se a partir de três fontes – a observação, as entrevistas aos alunos, encarregados de educação e os comentários dos professores envolvidos. Para o tratamento e análise dos dados, nomeadamente os relacionados com a caracterização dos elementos da amostra, foi utilizado um programa informático, o SPSS. Os resultados mostram com clareza que os alunos com dificuldades de aprendizagem beneficiam da utilização das TIC e, simultaneamente, aumentam a sua motivação para o estudo. Assim, pode concluir-se que a interacção dos alunos com os seus pares, com os professores e com as TIC contribui para o desenvolvimento da sua competência comunicativa e para o aperfeiçoamento da sua dimensão humana.The main goal of this investigation is the study of the intervening factors in the process of using ICT in learning activities of students with learning disabilities, mainly of Portuguese language. We also want to verify the way computer and word processor may contribute to the development and improvement of writing skills and other cognitive and socio-affective skills in children with learning disabilities. Everybody knows that technology changes educational reality. However, it isn’t the only agent of transformation. That would be really simplicist and reducing, not corresponding to reality. The fieldwork mainly included writing activities, most of all with the word processor, but conventional means and other software such as PowerPoint were also used. Students were still engaged in some Web research of information activities and in written communication trough e-mail and Messenger. The investigation work was made in two different schools (Primary School) during a school year. There were three sources of data collection – observation, interviews to students and parents and comments from involved teachers. For data treatment and analysis of the children’s characterization a data analysis software, SPSS, was used. The results clearly shows that students with learning disabilities get profits from ICT utilisation and can also improve their motivation for study. So we can conclude that the interaction of these students with their pairs, with their teachers and with ICT contributes for the development of their competence in communicating and for the improvement and progress of their human dimension.Correia, Luís de MirandaGonzález Piñeiro, ManuelUniversidade do MinhoSantos, Jorge Lavouras dos2006-11-302006-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6325porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:04.990902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escrita e as TIC em crianças com dificuldades de aprendizagem : um ponto de encontro
title A escrita e as TIC em crianças com dificuldades de aprendizagem : um ponto de encontro
spellingShingle A escrita e as TIC em crianças com dificuldades de aprendizagem : um ponto de encontro
Santos, Jorge Lavouras dos
376
372.45
371.68
title_short A escrita e as TIC em crianças com dificuldades de aprendizagem : um ponto de encontro
title_full A escrita e as TIC em crianças com dificuldades de aprendizagem : um ponto de encontro
title_fullStr A escrita e as TIC em crianças com dificuldades de aprendizagem : um ponto de encontro
title_full_unstemmed A escrita e as TIC em crianças com dificuldades de aprendizagem : um ponto de encontro
title_sort A escrita e as TIC em crianças com dificuldades de aprendizagem : um ponto de encontro
author Santos, Jorge Lavouras dos
author_facet Santos, Jorge Lavouras dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Luís de Miranda
González Piñeiro, Manuel
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jorge Lavouras dos
dc.subject.por.fl_str_mv 376
372.45
371.68
topic 376
372.45
371.68
description Dissertação de Mestrado em Educação Especial - Área de Especialização em Dificuldades em Aprendizagem.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-11-30
2006-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/6325
url http://hdl.handle.net/1822/6325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132502111027200