Relação entre aptidão cardiovascular e performance académica quanto ao género: um estudo longitudinal em crianças de uma escola pública em Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Rita João F.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28750
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_f208cb533df1aec09147422b088d8fe1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28750
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre aptidão cardiovascular e performance académica quanto ao género: um estudo longitudinal em crianças de uma escola pública em BragaEducação físicaPromoção da saúdeAptidão cardiovascularPerformance académicaPhysical educationHealth promotionCardiovascular fitnessAcademic performance796:372.879.6372.879.6:79637.031:614614:37.031Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO objetivo do relatório aqui presente traduz-se na apresentação de forma teórica de todo um processo desenvolvido por mim enquanto estagiária na área da educação física ao longo do ano letivo 2012/2013. O processo de desenvolvimento motor em todos os indivíduos, nomeadamente nas crianças adolescentes, é influenciado por todo o tipo de fatores interiores e exteriores expostos ao longo de todo o quotidiano. A atividade física aliada a todos os benefícios de uma boa aptidão cardiovascular resulta num sucesso académico na maioria das situações. Promover o sucesso nas áreas – educação física e sucesso escolar -, não só fará com que existam indivíduos instruídos assim como “construídos” de forma saudável. Nesta altura do meu percurso académico, surge como necessidade por em prática todo o conhecimento adquirido até então, num contexto real, através da Prática de Ensino Supervisionada. O documento presente apresenta o Projeto de Intervenção Pedagógica e o tema de investigação a ser tratado e de que forma. São também destacadas todas as minhas expectativas, assim como caraterização da comunidade escolar em que estou inserida e atividades a serem desenvolvidas nesse mesmo espaço. O estudo de investigação no qual me debrucei possui como principal objetivo a caraterização de uma amostra dos alunos do 8º ano, aproximadamente 220, de uma escola EB 2/3 em Braga, relativamente ao nível da sua aptidão cardiovascular através do teste vaivém, da bateria de testes do Fitnessgram, versão 8.0, comparando estes valores com os já obtidos no ano letivo anterior com os mesmo alunos, tratando-se, assim de um estudo longitudinal. Através de elementos como SASE, e caraterização da escolaridade dos pais (mãe), será determinado o seu estatuto socioeconómico. Por sua vez, a performance académica será considerada tendo por base os resultados académicos do 1º período, através da obtenção de pautas pelo respetivo diretor de turma. Assim, torna-se importante, também, determinar as associações entre estes dois fatores, verificando as divergências entre sexos.The aim of this report is constructed by a theoretical presentation of a process developed by me during my internship in physical education throughout the year 2012/2013. The motor development process in all individuals, particularly in teenage children, is influenced by so many types of interior and exterior factors exposed along everyday life. The physical activity combined with all the benefits of a good cardiovascular fitness result in academics success in most cases. Promoting success in areas like physical education and school success, not only will make educated individuals exist as “built” in a health way. At this point of my academic career appeared as a need to put into practice all the knowledge acquired so far in a real context by Supervised Teaching Practice (Practicum). The present document presents the research topic discussed and in what way. In the document are also highlighted all my expectations as well as the characterization of the school community where I was inserted and activities that developed in the same space. The research study in which I grounded has as main objective the characterization of a sample of students in the 8th year, approximately 220 students, a school EB 2/3 in Braga, with the level of them cardiovascular fitness through the test shuttle, battery the Fitnessgram test, version 8.0, comparing these values with those obtained in the previous values with the same students, as it is, a longitudinal study. Through elements such as SASE and characterization of parental education (mother), will be determinate their socioeconomic status. In turn, academic performance will be considered based on the academic results of the 1st period, by obtaining guidelines for class director. Thus, it is also important determinate the associations between these two factors, checking the differences among gender.Pereira, Beatriz OliveiraUniversidade do MinhoMonteiro, Rita João F.2013-07-262013-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:05.809285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre aptidão cardiovascular e performance académica quanto ao género: um estudo longitudinal em crianças de uma escola pública em Braga
title Relação entre aptidão cardiovascular e performance académica quanto ao género: um estudo longitudinal em crianças de uma escola pública em Braga
spellingShingle Relação entre aptidão cardiovascular e performance académica quanto ao género: um estudo longitudinal em crianças de uma escola pública em Braga
Monteiro, Rita João F.
Educação física
Promoção da saúde
Aptidão cardiovascular
Performance académica
Physical education
Health promotion
Cardiovascular fitness
Academic performance
796:372.879.6
372.879.6:796
37.031:614
614:37.031
title_short Relação entre aptidão cardiovascular e performance académica quanto ao género: um estudo longitudinal em crianças de uma escola pública em Braga
title_full Relação entre aptidão cardiovascular e performance académica quanto ao género: um estudo longitudinal em crianças de uma escola pública em Braga
title_fullStr Relação entre aptidão cardiovascular e performance académica quanto ao género: um estudo longitudinal em crianças de uma escola pública em Braga
title_full_unstemmed Relação entre aptidão cardiovascular e performance académica quanto ao género: um estudo longitudinal em crianças de uma escola pública em Braga
title_sort Relação entre aptidão cardiovascular e performance académica quanto ao género: um estudo longitudinal em crianças de uma escola pública em Braga
author Monteiro, Rita João F.
author_facet Monteiro, Rita João F.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Beatriz Oliveira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Rita João F.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Promoção da saúde
Aptidão cardiovascular
Performance académica
Physical education
Health promotion
Cardiovascular fitness
Academic performance
796:372.879.6
372.879.6:796
37.031:614
614:37.031
topic Educação física
Promoção da saúde
Aptidão cardiovascular
Performance académica
Physical education
Health promotion
Cardiovascular fitness
Academic performance
796:372.879.6
372.879.6:796
37.031:614
614:37.031
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-26
2013-07-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28750
url http://hdl.handle.net/1822/28750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132322570698752