Transversalidade nas disciplinas de formação musical e coro para o desenvolvimento de competências rítmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Francisco Correia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78371
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_f211cec26c717c5a20f66a701f6f6cc6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78371
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transversalidade nas disciplinas de formação musical e coro para o desenvolvimento de competências rítmicasTransversality in the contents and teaching materials of the disciplines ear training and choir for the development of rhythmic skillsFormação musicalInterdisciplinaridadePedagogias ativasRitmoTransversalidadeActive pedagogiesInterdisciplinarityMusic trainingRhythmTransversalityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaEste relatório foi elaborado através da aplicação de um projeto de intervenção pedagógica que teve por base uma metodologia investigação-ação e inserido no Estágio Profissional realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, ano letivo 2019-2020, no grupo de recrutamento M28 (Formação Musical). Partindo da premissa de que os vários elementos que constituem a música estão presentes, simultaneamente, em várias disciplinas do currículo do ensino artístico especializado, os objetivos da investigação passaram por perceber qual o impacto que a exploração de conteúdos transversais tem no desenvolvimento dos alunos, verificar se os professores fazem esta exploração nas suas práticas pedagógicas e promover uma reflexão sobre a interdisciplinaridade. A investigação realizada apoiou o desenvolvimento do enquadramento teórico onde está incluído uma exposição do contexto histórico e evolução da disciplina Formação Musical. De seguida, foram abordados os conceitos de transversalidade, disciplina e diferentes níveis de interdisciplinaridade. Por último, realizou-se uma exploração à didática, vivência e perceção do ritmo enquanto componente da música e a pedagogos cujas pedagogias ativas encontram no ritmo um dos seus principais elementos. A intervenção pedagógica foi, infelizmente, afetada pela pandemia SARS-CoV-2 que impediu a lecionação presencial a partir do dia 15 do mês de março de 2020. Por este motivo, não foram realizadas todas as sequências pedagógicas planeadas para a aplicação do tema. Apesar deste fator, os resultados obtidos nas poucas aulas lecionadas permitiram retirar algumas informações sobre o tema. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados: observações de aulas; um inquérito destinado a professores de Formação Musical; cinco entrevistas realizadas a professores de Formação Musical. Os resultados obtidos nas intervenções pedagógicas demonstraram maior facilidade na aprendizagem e desenvolvimento de elementos e capacidades rítmicas e também maior motivação e dinamismo. Já os resultados obtidos através da investigação demonstraram uma aceitação grande em relação ao ensino interdisciplinar na disciplina de Formação Musical. Demonstra, também, a opinião positiva dos docentes no que toca a conteúdos e materiais transversais às disciplinas de Formação Musical e Coro e o seu benefício no desenvolvimento de competências rítmicas.This report was drawn up by the application of a pedagogical intervention project based on an action-research methodology, included in the Professional Internship held at the Conservatório de Música Calouste Gulbenkian in Braga, for a master’s degree in music education at the University of Minho, school year 2019-2020, in the recruitment group M28 (Ear Training). Starting from the premise that the various elements that combine music are simultaneously present in various disciplines of the specialized arts education curriculum, the aims of the investigation were: to define what impact the exploration of transversal content has on the development of students, verify if the teachers make this exploration in their pedagogical practices and promote a reflection on interdisciplinarity. The research supported a development of a theoretical framework in which the historical context of the Ear Training subject and its evolution are developed. Next in order, the concepts of transversality, discipline, and different levels of interdisciplinarity. Finally, an approach to teaching, experiences and the perception of the rythm as a component of music and to pedagogues whose active pedagogies have in rhythm its principal element. The pedagogical intervention was, unfortunately, affected by the SARS-CoV-2 pandemic, which prevented the lecturing of the classroom from March. For this reason, not all the pedagogical sequences planned for the theme application have been carried out. Despite that, the results obtained in the few lessons taught have made it possible to remove some information on the theme. As data collection instruments, the following have been used: classroom observations; a survey for Ear Training Teachers; five interviews held with teachers of Ear Training subject. The results obtained through the investigation showed a great acceptance in relation to the interdisciplinary teaching in the Ear Training subject, as well as in the other disciplines. It also demonstrates the positive opinion of teachers regarding the contents and materials transversal to the disciplines of Ear Training and Choir and its benefit in the development of rhythmic skills.Ruiz, Janete Conceição Soares CostaUniversidade do MinhoGomes, Francisco Correia2021-11-122021-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78371por202996441info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:57.073088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transversalidade nas disciplinas de formação musical e coro para o desenvolvimento de competências rítmicas
Transversality in the contents and teaching materials of the disciplines ear training and choir for the development of rhythmic skills
title Transversalidade nas disciplinas de formação musical e coro para o desenvolvimento de competências rítmicas
spellingShingle Transversalidade nas disciplinas de formação musical e coro para o desenvolvimento de competências rítmicas
Gomes, Francisco Correia
Formação musical
Interdisciplinaridade
Pedagogias ativas
Ritmo
Transversalidade
Active pedagogies
Interdisciplinarity
Music training
Rhythm
Transversality
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Transversalidade nas disciplinas de formação musical e coro para o desenvolvimento de competências rítmicas
title_full Transversalidade nas disciplinas de formação musical e coro para o desenvolvimento de competências rítmicas
title_fullStr Transversalidade nas disciplinas de formação musical e coro para o desenvolvimento de competências rítmicas
title_full_unstemmed Transversalidade nas disciplinas de formação musical e coro para o desenvolvimento de competências rítmicas
title_sort Transversalidade nas disciplinas de formação musical e coro para o desenvolvimento de competências rítmicas
author Gomes, Francisco Correia
author_facet Gomes, Francisco Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz, Janete Conceição Soares Costa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Francisco Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação musical
Interdisciplinaridade
Pedagogias ativas
Ritmo
Transversalidade
Active pedagogies
Interdisciplinarity
Music training
Rhythm
Transversality
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação musical
Interdisciplinaridade
Pedagogias ativas
Ritmo
Transversalidade
Active pedagogies
Interdisciplinarity
Music training
Rhythm
Transversality
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-12
2021-11-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78371
url https://hdl.handle.net/1822/78371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202996441
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132252306669568