Utilização do metrónomo para a expressão musical na guitarra clássica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semedo, João Miguel David
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78424
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_f23e07aec8bb9f70639006bee6222a70
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78424
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização do metrónomo para a expressão musical na guitarra clássicaUse of the metronome for musical expression in classical guitarMetrónomoExpressão musicalGuitarraInvestigação-açãoMetronomeMusical expressionGuitarResearch-actionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Profissional, do Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho, desenvolve-se em torno da utilização do metrónomo e da sua influência na expressividade musical nos alunos de guitarra clássica, intitulando-se Utilização do metrónomo para a Expressão Musical na Guitarra Clássica. O metrónomo sempre foi um aparelho bastante utilizado no estudo diário de um músico, de forma a melhorar o seu ritmo, regularizar o andamento da sua interpretação e trabalhar aspetos mais técnicos, mas desconhece-se a sua utilização no âmbito da expressão musical. Neste sentido, este projeto tem por objetivo explorar as funcionalidades do metrónomo e desenvolver as capacidades de expressão dos alunos, tirando proveito dessas funcionalidades durante a sua aprendizagem. Este Projeto de Intervenção Pedagógica segue a metodologia de Investigação-Ação, baseando-se num ciclo de quatro fases essenciais: planificação, ação, observação e reflexão, com o objetivo de aproximar mais a relação entre alunos e professores, focando-se nas necessidades dos alunos. Como forma de recolher resultados, foram realizados exercícios que abordavam uma componente presente na expressividade musical, utilizando o metrónomo para averiguar se realmente é possível utilizar este dispositivo para aprender esses elementos expressivos. Para além disso, foram realizados dois questionários, aplicados aos alunos, um antes da intervenção, como forma de observar o seu conhecimento em relação a este tema, e outro após a intervenção, para analisar o conhecimento adquirido e utilizando as suas opiniões como forma de observar o sucesso ou insucesso desta experiência. Com este Projeto de Intervenção Pedagógica verificou-se que o recurso ao metrónomo é capaz de auxiliar um músico em certos contextos presentes na expressividade musical, sendo que nem todos os elementos expressivos da música são capazes de ser trabalhados através deste dispositivo. No entanto, foi possível confirmar que o metrónomo não é um aparelho anti expressivo, pois depende da forma como o utilizamos. Conseguimos tirar proveito dele, mesmo para a aprendizagem de conceitos expressivos, demonstrando uma influência positiva na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.The present internship report, carried out within the scope of the Curricular Unit Professional Internship, of the Master's degree in Music Teaching at the University of Minho, is developed around the use of the metronome and its influence on musical expressiveness in classical guitar students, entitled Use of the metronome for Musical Expression in Classical Guitar. The metronome has always been a device widely used in the daily study of a musician, in order to improve his rhythm, regulate the tempo of his interpretation and work on more technical aspects, but its use in the context of musical expression is unknown. In this sense, this project aims to explore the features of the metronome and develop students' expression skills, taking advantage of these features during their learning. This Project of Educational Intervention follows the Research-Action methodology, based on a cycle of four essential phases: planning, action, observation and reflection, and aiming to bring the relationship between students and teachers closer together, focusing on the necessities from the students. As a way to collect results, exercises were carried out that addressed a component present in musical expressiveness, using the metronome to find out if it is really possible to use this device to learn these expressive elements. In addition, two questionnaires were applied to the students, one before the intervention, as a way to observe their knowledge in relation to this topic, and another after the intervention, to analyze the knowledge acquired and using their opinions as a way of observe the success or failure of this experience. With this Pedagogical Intervention Project it was found that the use of the metronome is able to help a musician in certain contexts present in musical expressiveness, being that not all expressive elements of music are able to be worked through this device. However, it was possible to confirm that the metronome is not an anti-expressive device, as it depends on the way we use it. We are able to take advantage of it, even for the learning of expressive concepts, demonstrating a positive influence on students' learning and development.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoSemedo, João Miguel David2021-12-142021-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78424por202996611info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:53:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:43:26.610275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do metrónomo para a expressão musical na guitarra clássica
Use of the metronome for musical expression in classical guitar
title Utilização do metrónomo para a expressão musical na guitarra clássica
spellingShingle Utilização do metrónomo para a expressão musical na guitarra clássica
Semedo, João Miguel David
Metrónomo
Expressão musical
Guitarra
Investigação-ação
Metronome
Musical expression
Guitar
Research-action
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Utilização do metrónomo para a expressão musical na guitarra clássica
title_full Utilização do metrónomo para a expressão musical na guitarra clássica
title_fullStr Utilização do metrónomo para a expressão musical na guitarra clássica
title_full_unstemmed Utilização do metrónomo para a expressão musical na guitarra clássica
title_sort Utilização do metrónomo para a expressão musical na guitarra clássica
author Semedo, João Miguel David
author_facet Semedo, João Miguel David
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Semedo, João Miguel David
dc.subject.por.fl_str_mv Metrónomo
Expressão musical
Guitarra
Investigação-ação
Metronome
Musical expression
Guitar
Research-action
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Metrónomo
Expressão musical
Guitarra
Investigação-ação
Metronome
Musical expression
Guitar
Research-action
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14
2021-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78424
url https://hdl.handle.net/1822/78424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202996611
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132181411397632