Análise comparativa do modelo sala de aula invertida no contexto presencial e online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeirinha, Teresa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves, Regina, Silva, Bento Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/83612
Resumo: A Sala de aula invertida (SAI) é um modelo educacional híbrido que integra as tecnologias para promover um ensino mais personalizado e uma aprendizagem baseada em competências. Dada a sua versatilidade, tem sido usado como veículo para a digitalização da educação. Este estudo tem como objetivo analisar de forma comparativa as perceções dos alunos após a implementação do modelo SAI no contexto presencial e totalmente on-line. O design das propostas implementadas foi suportado pelo modelo teórico Comunidade de Inquirição. Através de dois ciclos de investigação-ação, numa turma do ensino secundário português, recolheram-se dados da plataforma educativa usada e as perceções dos alunos obtidas por questionário e entrevista. Os resultados revelaram a estabilidade dos indicadores avaliados face à mudança de contexto, indicando a flexibilidade do modelo na adaptação ao contexto on-line. Contudo, pequenas alterações no design da componente pré-aula afetaram significativamente as perceções dos alunos e reforçaram a importância de designs que atendam aos estilos de aprendizagem dos alunos, alinhem recursos disponibilizados com tarefas solicitadas e que responsabilizem o aluno pela sua aprendizagem. No contexto on-line existiu maior valorização da presença de ensino traduzida pela preferência dos alunos pelas atividades realizadas pela professora. Porém, a otimização da presença do professor aliada a boas práticas na conceção dos grupos de trabalho indicia interações mais produtivas entre os alunos e o desenvolvimento da presença do aluno.
id RCAP_f25c99d32fcbf5dc2a539169654de818
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83612
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise comparativa do modelo sala de aula invertida no contexto presencial e onlineComparative analysis of the flipped classroom model in the face-to-face and online contextSala de aula invertidaAprendizagem on-lineModelo comunidade de inquiriçãoFlipped classroomOnline learningCommunity of inquiry modelCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeA Sala de aula invertida (SAI) é um modelo educacional híbrido que integra as tecnologias para promover um ensino mais personalizado e uma aprendizagem baseada em competências. Dada a sua versatilidade, tem sido usado como veículo para a digitalização da educação. Este estudo tem como objetivo analisar de forma comparativa as perceções dos alunos após a implementação do modelo SAI no contexto presencial e totalmente on-line. O design das propostas implementadas foi suportado pelo modelo teórico Comunidade de Inquirição. Através de dois ciclos de investigação-ação, numa turma do ensino secundário português, recolheram-se dados da plataforma educativa usada e as perceções dos alunos obtidas por questionário e entrevista. Os resultados revelaram a estabilidade dos indicadores avaliados face à mudança de contexto, indicando a flexibilidade do modelo na adaptação ao contexto on-line. Contudo, pequenas alterações no design da componente pré-aula afetaram significativamente as perceções dos alunos e reforçaram a importância de designs que atendam aos estilos de aprendizagem dos alunos, alinhem recursos disponibilizados com tarefas solicitadas e que responsabilizem o aluno pela sua aprendizagem. No contexto on-line existiu maior valorização da presença de ensino traduzida pela preferência dos alunos pelas atividades realizadas pela professora. Porém, a otimização da presença do professor aliada a boas práticas na conceção dos grupos de trabalho indicia interações mais produtivas entre os alunos e o desenvolvimento da presença do aluno.The Flipped Flassroom (FC) is a hybrid educational model that integrates technologies to promote more personalised teaching and competency-based learning. Given its versatility, it has been used as a vehicle for the digitisation of education. This study aims to comparatively analyse students’ perceptions after the implementation of the FC model in face-to-face and fully online contexts. The design of the implemented proposals was supported by the theoretical model Community of Inquiry. Through two cycles of actionresearch, in a Portuguese secondary school class, data were collected from the educational platform used and the students’ perceptions obtained by questionnaire and interview. The results revealed the stability of the indicators evaluated with the change of context indicating the model’s flexibility in adapting to the online context. However, small changes in the design of the pre-class component significantly affected students’ perceptions and reinforced the importance of designs that cater for students’ learning styles, align resources provided with tasks requested, and hold students accountable for their learning. In the online context there was a greater valuation of the teaching presence translated by the students’ preference for the activities carried out by the teacher. However, the optimisation of teacher presence combined with good practice in the design of working groups indicates more productive interactions between students and the development of student presence.(undefined)Universidade FeevaleUniversidade do MinhoRibeirinha, TeresaAlves, ReginaSilva, Bento Duarte2022-08-162022-08-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83612porRibeirinha, T., Alves, R. & Silvam B. (2022). Análise comparativa do modelo sala de aula invertida no contexto presencial e online. Revista Conhecimento Online, a. 14, v. 2, jul./dez. 2022, 21-48.2176-850110.25112/rco.v2.3004https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T01:26:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:28.111981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa do modelo sala de aula invertida no contexto presencial e online
Comparative analysis of the flipped classroom model in the face-to-face and online context
title Análise comparativa do modelo sala de aula invertida no contexto presencial e online
spellingShingle Análise comparativa do modelo sala de aula invertida no contexto presencial e online
Ribeirinha, Teresa
Sala de aula invertida
Aprendizagem on-line
Modelo comunidade de inquirição
Flipped classroom
Online learning
Community of inquiry model
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Análise comparativa do modelo sala de aula invertida no contexto presencial e online
title_full Análise comparativa do modelo sala de aula invertida no contexto presencial e online
title_fullStr Análise comparativa do modelo sala de aula invertida no contexto presencial e online
title_full_unstemmed Análise comparativa do modelo sala de aula invertida no contexto presencial e online
title_sort Análise comparativa do modelo sala de aula invertida no contexto presencial e online
author Ribeirinha, Teresa
author_facet Ribeirinha, Teresa
Alves, Regina
Silva, Bento Duarte
author_role author
author2 Alves, Regina
Silva, Bento Duarte
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeirinha, Teresa
Alves, Regina
Silva, Bento Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula invertida
Aprendizagem on-line
Modelo comunidade de inquirição
Flipped classroom
Online learning
Community of inquiry model
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Sala de aula invertida
Aprendizagem on-line
Modelo comunidade de inquirição
Flipped classroom
Online learning
Community of inquiry model
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description A Sala de aula invertida (SAI) é um modelo educacional híbrido que integra as tecnologias para promover um ensino mais personalizado e uma aprendizagem baseada em competências. Dada a sua versatilidade, tem sido usado como veículo para a digitalização da educação. Este estudo tem como objetivo analisar de forma comparativa as perceções dos alunos após a implementação do modelo SAI no contexto presencial e totalmente on-line. O design das propostas implementadas foi suportado pelo modelo teórico Comunidade de Inquirição. Através de dois ciclos de investigação-ação, numa turma do ensino secundário português, recolheram-se dados da plataforma educativa usada e as perceções dos alunos obtidas por questionário e entrevista. Os resultados revelaram a estabilidade dos indicadores avaliados face à mudança de contexto, indicando a flexibilidade do modelo na adaptação ao contexto on-line. Contudo, pequenas alterações no design da componente pré-aula afetaram significativamente as perceções dos alunos e reforçaram a importância de designs que atendam aos estilos de aprendizagem dos alunos, alinhem recursos disponibilizados com tarefas solicitadas e que responsabilizem o aluno pela sua aprendizagem. No contexto on-line existiu maior valorização da presença de ensino traduzida pela preferência dos alunos pelas atividades realizadas pela professora. Porém, a otimização da presença do professor aliada a boas práticas na conceção dos grupos de trabalho indicia interações mais produtivas entre os alunos e o desenvolvimento da presença do aluno.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16
2022-08-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/83612
url https://hdl.handle.net/1822/83612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeirinha, T., Alves, R. & Silvam B. (2022). Análise comparativa do modelo sala de aula invertida no contexto presencial e online. Revista Conhecimento Online, a. 14, v. 2, jul./dez. 2022, 21-48.
2176-8501
10.25112/rco.v2.3004
https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132808661172224