Espaço e educação: ampliação e reabilitação do centro escolar de “Agro Velho”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Alexandre Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/61645
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Construção e Tecnologia)
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spelling Espaço e educação: ampliação e reabilitação do centro escolar de “Agro Velho”Arquitetura escolarEducaçãoEscola Agro VelhoPóvoa de VarzimReabilitaçãoSchool architectureEducationAgro Velho schoolRehabilitationHumanidades::ArtesDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Construção e Tecnologia)A arquitetura escolar em Portugal tem vindo a evoluir desde o século XIX desde casasescolas em que o ensino era praticado no local residencial do professor, passando por diversas alterações tipológicas, até à atualidade onde se verifica que não existe uma tipologia definida, cabendo ao arquiteto projetar o edifício seguindo o programa e lugar de implantação. Este trabalho de projeto, pretende alertar para o estado das escolas em Portugal e a influência que a arquitetura escolar pode ter na educação. Foram analisadas todas as tipologias de arquitetura escolar em Portugal e o edifício onde se insere o objeto desta dissertação, a Escola de Agro Velho, na Póvoa de Varzim. Propõe-se para ela um projeto de reabilitação e ampliação para centro escolar de ensino pré-primário e primário, de acordo com as exigências indicadas pela Divisão e Gestão de Projetos da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Primeiramente, foi definido em reunião com o arquiteto responsável da Câmara Municipal o programa pretendido para o projeto. Seguidamente, foram realizadas visitas à escola em questão e entrevistas a profissionais de educação para esclarecer as vivências diárias de um centro escolar. Este projeto assenta na separação das funções do programa em três volumes distintos: jardim-de-infância, ensino primário e pavilhão gimnodesportivo para a comunidade. Na realização deste projeto foi realçada a importância dos estímulos sensoriais no desenvolvimento infantil, o que se refletiu na materialização e na iluminação dos espaços internos. Este trabalho serve de ponte entre a experiência acadêmica adquirida e a futura prática profissional.The school architecture in Portugal has been evolving since the nineteenth century, from school-houses in which the teaching was practiced in the teacher's residential area, passing through several typological changes, up to the present time where it is verified that there is no defined typology, where the architect designs the building following the program and the implantation terrain. This project work intends to alert to the state of schools in Portugal and the role that school architecture can play on education. All types of portuguese school architecture were analyzed, including the object of this dissertation, the Agro Velho School, in Póvoa de Varzim. A rehabilitation and expansion project are proposed for kindergarten and primary school, according to the requirements indicated by the Division and Project Management of the City Hall of Póvoa de Varzim. First, the program for the project was defined in a meeting with the responsible architect of the Municipality of Póvoa de Varzim. Then, visits were made to the school in question and interviews with education professionals to clarify the daily experiences of a school. This project is based on the separation of functions into three different volumes: kindergarten, primary school and gymnastic pavilion for the community. This project focused in the importance of the sensations in child development and it was reflected in the materialization of the buildings. This project proposal works as a bridge between the acquired academic experience and future professional practice.Miranda, Elisiário José VitalUniversidade do MinhoPontes, Alexandre Fernandes20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/61645por202285138info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:55.265073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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