O cinema enquanto recurso educativo na aprendizagem de história e de geografia : uma exploração com alunos do 8º ano de História e alunos de 11º ano de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro D. M.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24660
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
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spelling O cinema enquanto recurso educativo na aprendizagem de história e de geografia : uma exploração com alunos do 8º ano de História e alunos de 11º ano de Geografia93:372.893372.893:9391:372.891372.891:91Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste Relatório apresenta e analisa uma Intervenção Pedagógica que explora o cinema enquanto recurso didático da aula de Historia e de Geografia, no sentido da promoção do pensamento histórico e geográfico dos alunos. Debate a importância da literacia em linguagens cinematográficas para os jovens, por possibilitarem uma formação mais avançada para a tomada de decisão na sociedade em que vivem. Inserindo-se no contexto de formação inicial de professores, este projeto de intervenção em sala de aula foi implementado no âmbito do estágio profissional, numa turma de História do 8º ano de escolaridade e numa turma de Geografia do 11º ano de escolaridade. Os filmes utilizados foram selecionados em função dos conteúdos programáticos a lecionar, que no caso da História foi filme Marie Antoinette realizado por Sofia Coppola, no contexto do ensino da Revolução Francesa e, no caso da Geografia, o filme Pare, Escute, Olhe, realizado por Jorge Pelicano, para lecionar as Redes de Transporte e, mais concretamente a Rede Ferroviária. A metodologia de trabalho adotada, numa abordagem de investigação ação, previu a utilização de guiões e fichas de trabalho relacionadas com um conjunto de frames selecionados de cada um dos filmes com o objetivo de contornar alguns problemas que a duração dos mesmos implica em contexto de sala de aula. Os alunos realizaram as fichas em grupos de pares. Relativamente à análise de dados, as respostas dos alunos às fichas de trabalho foram categorizadas indutivamente estabelecendo-se níveis de maior ou menor elaboração, quer no respeitante à educação histórica como na educação geográfica. Essa análise procurou um enfoque na progressão conceptual dos alunos ao longo das tarefas, tendo-se observado alguma evolução no processo aprendizagem dos alunos, tanto na História como na Geografia. Os resultados foram alvo de uma reflexão final com implicações sobretudo para uma autoformação profissional sistemática e consciente.This Report presents and analyzes a pedagogical intervention that explores the cinema as a resource for teaching History and Geography, towards the promotion of historical and geographical thinking of students. It debates the importance of literacy in cinematographic languages for young people, as they provide more advanced training for decision making in the society in which they live. Being part of the initial teacher training, this program intervention project was implemented in a 8th grade History class and in a 11th grade Geography class. The films were selected on the basis of the syllabus to teach: in the case of history we chose the film Marie Antoinette by Sofia Coppola, to teach the French Revolution, and in the case of geography, the film Pare, Escute, Olhe directed by Jorge Pelicano, to teach the transportation networks and, more specifically, the rail way. The adopted methodology, in an action research approach, consisted of using guidelines and tasks related to a set of frames selected from each film in order to solve some problems that the duration of the films implies in the classroom. Students worked in pairs. As far as data analysis is concerned the students’ answers were categorized inductively, indicating higher or lower levels of sophistication both in respect to historical as to geographical education. This analysis focused on the students 'conceptual progression during the task, and an improvement in students' learning process was observed both in history and in geography. The results underwent a final reflection which has implications especially for a self-conscious and systematic training.Barca, IsabelUniversidade do MinhoPereira, Pedro D. M.20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:48.372935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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