Determinantes da rentabilidade do setor hoteleiro português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marcelo Augusto dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21660
Resumo: Um dos objetivos mais importantes para todas as empresas é a maximização do lucro, no sentido de potenciar o seu crescimento e permitir a sua subsistência. Isto torna-se particularmente importante num contexto de mercado global, como o existente atualmente. Neste sentido torna-se pertinente analisar quais os fatores que mais influenciam a rentabilidade. O presente estudo vai incidir sobre o setor hoteleiro português pelo importante papel que têm na economia nacional, procurando investigar quais os determinantes da rentabilidade dos estabelecimentos hoteleiros portugueses e se esses determinantes foram afetados nos anos de crise em Portugal (2010 a 2014). Vai-se também verificar se a pertença a um grupo económico afeta os determinantes do setor hoteleiro português. O estudo desenvolvido tem por base uma amostra de 1008 empresas que representam 25% do setor hoteleiro em Portugal. Esta análise vai ser feita através da aplicação de metodologias de dados em painel estático para o período compreendido entre 2010 e 2019. Os resultados obtidos sugerem que a tangibilidade, o crescimento do volume de negócios e a dimensão são fatores determinantes da rentabilidade, medida pelo ROA e ROE. Podemos também observar que a crise e a pertença a um grupo económico alteraram alguns efeitos das variáveis independentes sobre a rentabilidade.
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