S. Roque
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5895 |
Resumo: | A concretização deste relatório surge como resultado do estágio curricular do Mestrado em conservação e restauro, do Instituto Politécnico de Tomar, efectuado no DCR-IMC (Departamento de Conservação e Restauro do Instituto do Museus e da Conservação), na vertente de escultura em madeira policromada. O estágio teve como princípio o estudo e intervenção de três obras, que se revelaram completamente distintas quanto às suas características e problemas apresentados. A primeira, a obra principal de estudo, trata-se de um São Roque, uma escultura em madeira policromada e estofada, do séc. XVIII, pertencente ao Núcleo Museológico do RI 14 (Regimento de Infantaria Nº 14), em Viseu. A segunda, uma escultura medieval - Virgem Entronizada com o Menino, em madeira e tela encolada e policromada, da Coleção Comandante Ernesto Vilhena, e por último, um Presépio em barro policromado, do séc. XVIII, de António Ferreira. Ambas, provêm do MNAA (Museu Nacional de Arte Antiga). Assim, o relatório encontra-se dividido em três capítulos, cada um respeitante a uma obra diferente, segundo a ordem anteriormente mencionada. |
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S. Roqueestudo iconográfico, material, técnico e estético de uma escultura da época barrocaConservação e restauroEscultura barrocaSão RoqueVirgem entronizada com o meninoEscultura medievalPresépio em barro policromadoA concretização deste relatório surge como resultado do estágio curricular do Mestrado em conservação e restauro, do Instituto Politécnico de Tomar, efectuado no DCR-IMC (Departamento de Conservação e Restauro do Instituto do Museus e da Conservação), na vertente de escultura em madeira policromada. O estágio teve como princípio o estudo e intervenção de três obras, que se revelaram completamente distintas quanto às suas características e problemas apresentados. A primeira, a obra principal de estudo, trata-se de um São Roque, uma escultura em madeira policromada e estofada, do séc. XVIII, pertencente ao Núcleo Museológico do RI 14 (Regimento de Infantaria Nº 14), em Viseu. A segunda, uma escultura medieval - Virgem Entronizada com o Menino, em madeira e tela encolada e policromada, da Coleção Comandante Ernesto Vilhena, e por último, um Presépio em barro policromado, do séc. XVIII, de António Ferreira. Ambas, provêm do MNAA (Museu Nacional de Arte Antiga). Assim, o relatório encontra-se dividido em três capítulos, cada um respeitante a uma obra diferente, segundo a ordem anteriormente mencionada.Instituto Politécnico de TomarCarla RêgoElsa MurtaRepositório ComumTeixeira, Susana Patrícia Ribeiro2014-03-05T15:40:14Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5895TID:201827875porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:51:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:35.517337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A concretização deste relatório surge como resultado do estágio curricular do Mestrado em conservação e restauro, do Instituto Politécnico de Tomar, efectuado no DCR-IMC (Departamento de Conservação e Restauro do Instituto do Museus e da Conservação), na vertente de escultura em madeira policromada. O estágio teve como princípio o estudo e intervenção de três obras, que se revelaram completamente distintas quanto às suas características e problemas apresentados. A primeira, a obra principal de estudo, trata-se de um São Roque, uma escultura em madeira policromada e estofada, do séc. XVIII, pertencente ao Núcleo Museológico do RI 14 (Regimento de Infantaria Nº 14), em Viseu. A segunda, uma escultura medieval - Virgem Entronizada com o Menino, em madeira e tela encolada e policromada, da Coleção Comandante Ernesto Vilhena, e por último, um Presépio em barro policromado, do séc. XVIII, de António Ferreira. Ambas, provêm do MNAA (Museu Nacional de Arte Antiga). Assim, o relatório encontra-se dividido em três capítulos, cada um respeitante a uma obra diferente, segundo a ordem anteriormente mencionada. |
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