Contributo das atividades fora da sala de aula para a formação de cidadãos geograficamente competentes (O exemplo do 7º, 8º e 11º anos na Escola Alfredo da Silva- Barreiro)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/107197 |
Resumo: | O presente relatório de estágio pretende contribuir para o cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O relatório da Prática de Ensino Supervisionada tem como principal objetivo compreender como é que as atividades desenvolvidas fora da sala de aula poderão contribuir para a formação de cidadãos geograficamente competentes. Este relatório surge na medida de tentar compreender se os alunos conseguem, não só dominar os conteúdos da Geografia, mas também o que com a Geografia se relaciona, tentando através de várias atividades fora da sala de aula, adquirir e consolidar conhecimentos relacionados com a disciplina de Geografia. O estudo do presente relatório recai em grande parte sobre as visitas de estudo, provas de orientação e outras atividades realizadas fora do contexto de sala de aula. As atividades, de carácter prático, sempre tiveram uma importância relevante nos currículos de ciências pelas potencialidades que possuem no desenvolvimento das capacidades dos alunos mas existe uma pergunta à qual também este estudo pretende responder que é “O que é um cidadão geograficamente competente?”. Todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo permitiu também presenciar um progresso na evolução do ensino e da aprendizagem dos alunos, assim como, na evolução do meu próprio processo. |
id |
RCAP_f28e668ce814df8d789cc26758870f67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/107197 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributo das atividades fora da sala de aula para a formação de cidadãos geograficamente competentes (O exemplo do 7º, 8º e 11º anos na Escola Alfredo da Silva- Barreiro)Ensino de GeografiaCidadão competenteGeografiaProfessorAlunosAtividadesInterdisciplinaEnsino-aprendizagemGeographyTeacherStudentsActivitiesInterdisciplinarityCompetent citizenTeaching-learningDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesO presente relatório de estágio pretende contribuir para o cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O relatório da Prática de Ensino Supervisionada tem como principal objetivo compreender como é que as atividades desenvolvidas fora da sala de aula poderão contribuir para a formação de cidadãos geograficamente competentes. Este relatório surge na medida de tentar compreender se os alunos conseguem, não só dominar os conteúdos da Geografia, mas também o que com a Geografia se relaciona, tentando através de várias atividades fora da sala de aula, adquirir e consolidar conhecimentos relacionados com a disciplina de Geografia. O estudo do presente relatório recai em grande parte sobre as visitas de estudo, provas de orientação e outras atividades realizadas fora do contexto de sala de aula. As atividades, de carácter prático, sempre tiveram uma importância relevante nos currículos de ciências pelas potencialidades que possuem no desenvolvimento das capacidades dos alunos mas existe uma pergunta à qual também este estudo pretende responder que é “O que é um cidadão geograficamente competente?”. Todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo permitiu também presenciar um progresso na evolução do ensino e da aprendizagem dos alunos, assim como, na evolução do meu próprio processo.The present internship report intends to contribute and fulfil the necessary requirements for the acquisition of a master’s degree in Geography Teaching at middle and high school levels of education. The Supervised Teaching Practice report aims to understand how the activities developed outside the classroom can contribute in a positive way for the education and training of geographically competent citizens. This recollection was developed as an attempt to understand if students, through several activities outside the classroom, or interdisciplinary practises, are able not only to master geography, but also all the knowledge that’s related with this field of study. The study in this report is largely focused on school field trips (“in loco” factfinding visits), guidance & orientation programs and other activities outside the classroom environment. The report will also portray what is the role and contributions of field trips and others outdoor activities in the education of geographically competent citizens. These activities, of practical nature, always had relevant importance in scientific curricula, for its potential in developing students’ abilities, furthermore this study also aims to answer the following question: “what is a geographically competent citizen?”. All the research work done, throughout one school year allowed to testify and witness an evolutionary process in teaching, students learning paths and progress, as well as my own growth as a professor.Martins, FernandoRUNMiranda, André José Gomes2020-11-16T11:47:40Z2020-09-112020-11-162020-09-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/107197TID:202524604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:51:53Zoai:run.unl.pt:10362/107197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:40:52.920969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributo das atividades fora da sala de aula para a formação de cidadãos geograficamente competentes (O exemplo do 7º, 8º e 11º anos na Escola Alfredo da Silva- Barreiro) |
title |
Contributo das atividades fora da sala de aula para a formação de cidadãos geograficamente competentes (O exemplo do 7º, 8º e 11º anos na Escola Alfredo da Silva- Barreiro) |
spellingShingle |
Contributo das atividades fora da sala de aula para a formação de cidadãos geograficamente competentes (O exemplo do 7º, 8º e 11º anos na Escola Alfredo da Silva- Barreiro) Miranda, André José Gomes Ensino de Geografia Cidadão competente Geografia Professor Alunos Atividades Interdisciplina Ensino-aprendizagem Geography Teacher Students Activities Interdisciplinarity Competent citizen Teaching-learning Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
title_short |
Contributo das atividades fora da sala de aula para a formação de cidadãos geograficamente competentes (O exemplo do 7º, 8º e 11º anos na Escola Alfredo da Silva- Barreiro) |
title_full |
Contributo das atividades fora da sala de aula para a formação de cidadãos geograficamente competentes (O exemplo do 7º, 8º e 11º anos na Escola Alfredo da Silva- Barreiro) |
title_fullStr |
Contributo das atividades fora da sala de aula para a formação de cidadãos geograficamente competentes (O exemplo do 7º, 8º e 11º anos na Escola Alfredo da Silva- Barreiro) |
title_full_unstemmed |
Contributo das atividades fora da sala de aula para a formação de cidadãos geograficamente competentes (O exemplo do 7º, 8º e 11º anos na Escola Alfredo da Silva- Barreiro) |
title_sort |
Contributo das atividades fora da sala de aula para a formação de cidadãos geograficamente competentes (O exemplo do 7º, 8º e 11º anos na Escola Alfredo da Silva- Barreiro) |
author |
Miranda, André José Gomes |
author_facet |
Miranda, André José Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Fernando RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, André José Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Cidadão competente Geografia Professor Alunos Atividades Interdisciplina Ensino-aprendizagem Geography Teacher Students Activities Interdisciplinarity Competent citizen Teaching-learning Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
topic |
Ensino de Geografia Cidadão competente Geografia Professor Alunos Atividades Interdisciplina Ensino-aprendizagem Geography Teacher Students Activities Interdisciplinarity Competent citizen Teaching-learning Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
description |
O presente relatório de estágio pretende contribuir para o cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O relatório da Prática de Ensino Supervisionada tem como principal objetivo compreender como é que as atividades desenvolvidas fora da sala de aula poderão contribuir para a formação de cidadãos geograficamente competentes. Este relatório surge na medida de tentar compreender se os alunos conseguem, não só dominar os conteúdos da Geografia, mas também o que com a Geografia se relaciona, tentando através de várias atividades fora da sala de aula, adquirir e consolidar conhecimentos relacionados com a disciplina de Geografia. O estudo do presente relatório recai em grande parte sobre as visitas de estudo, provas de orientação e outras atividades realizadas fora do contexto de sala de aula. As atividades, de carácter prático, sempre tiveram uma importância relevante nos currículos de ciências pelas potencialidades que possuem no desenvolvimento das capacidades dos alunos mas existe uma pergunta à qual também este estudo pretende responder que é “O que é um cidadão geograficamente competente?”. Todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo permitiu também presenciar um progresso na evolução do ensino e da aprendizagem dos alunos, assim como, na evolução do meu próprio processo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-16T11:47:40Z 2020-09-11 2020-11-16 2020-09-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/107197 TID:202524604 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/107197 |
identifier_str_mv |
TID:202524604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138022643466240 |