Contributo das atividades fora da sala de aula para a formação de cidadãos geograficamente competentes (O exemplo do 7º, 8º e 11º anos na Escola Alfredo da Silva- Barreiro)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, André José Gomes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/107197
Resumo: O presente relatório de estágio pretende contribuir para o cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O relatório da Prática de Ensino Supervisionada tem como principal objetivo compreender como é que as atividades desenvolvidas fora da sala de aula poderão contribuir para a formação de cidadãos geograficamente competentes. Este relatório surge na medida de tentar compreender se os alunos conseguem, não só dominar os conteúdos da Geografia, mas também o que com a Geografia se relaciona, tentando através de várias atividades fora da sala de aula, adquirir e consolidar conhecimentos relacionados com a disciplina de Geografia. O estudo do presente relatório recai em grande parte sobre as visitas de estudo, provas de orientação e outras atividades realizadas fora do contexto de sala de aula. As atividades, de carácter prático, sempre tiveram uma importância relevante nos currículos de ciências pelas potencialidades que possuem no desenvolvimento das capacidades dos alunos mas existe uma pergunta à qual também este estudo pretende responder que é “O que é um cidadão geograficamente competente?”. Todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo permitiu também presenciar um progresso na evolução do ensino e da aprendizagem dos alunos, assim como, na evolução do meu próprio processo.
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