A luz natural e os percursos de um museu : projeto de um museu : edifício multifuncional da Real Vinícola em Matosinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Nelson da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9116
Resumo: Para a elaboração do presente trabalho tomámos como referência a proposta de projeto do Museu-Edifício Multifuncional da Real Vinícola em Matosinhos a continuidade do trabalho desenvolvido nas disciplinas de Projeto 5.1 e 5.2. Fazemos uma abordagem à memória, à luz e ao percurso na organização do espaço em dois museus que serviram de casos de estudo: o Museu de Serralves, no Porto, e o Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela / Espanha, ambos projetados por Álvaro Siza Vieira. Estes casos estudo são complementados por considerações sobre outros museus de referência que me despertaram interesse para o trabalho, nomeadamente o Museu /Fundação Iberê Camargo, também de Álvaro Siza Vieira, localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil e o Sulmuseu Institute of Comtemporary Art, projeto dos arquitetos Diller Scofidio+Renfro, localizado em Boston, Massachusetts, EUA. Concluiu-se que a influência da luz natural nos museus tem sido estudada por vários investigadores e contemplada nos projetos de arquitetura, sendo uma mais-valia para os visitantes e para a valorização do acervo. Do Museu faz parte o edifício, galerias ou lugar onde se guardam, conserva, investiga e se expõem obras de arte, de carater permanente ou temporário, uma instituição de usos sociais do património.
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