Poluição no Mar : Análise e Monitorização utilizando Veículos Não Tripulados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49134 |
Resumo: | É essencial ter a capacidade de efetuar monitorização e controlo da poluição marítima, especialmente na Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa. O sistema de monitorização por satélite CleanSeaNet, desenvolvido pela Agência Europeia de Segurança Marítima (European Maritime Safety Agency - EMSA), é essencial na vigilância e controlo de potenciais derrames de hidrocarbonetos (HC) e substâncias perigosas no oceano. O seu objetivo primordial, é alertar os países costeiros da União Europeia (UE) sobre potenciais derrames nas suas ZEE, para que estes tomem as medidas legais e operacionais necessárias. Por forma a reduzir os custos operacionais e aumentar a capacidade de resposta, é explorada a viabilidade de implementação de uma rede nacional de veículos não tripulados (superfície e aéreo). A deteção e monitorização de derrames apresenta alguns desafios, incluindo o tempo necessário para chegar ao local do alerta. Por forma a conseguir uma melhor estimativa do comportamento do derrames ao longo do tempo, foi desenvolvido um modelo de deriva simplificado considerando a velocidade do vento e da corrente. Este modelo simplificado, permite assim direcionar os meios necessários de forma mais eficiente conseguindo assim um emprego de meios mais eficiente. Através de uma análise estatística dos derrames ocorridos na ZEE portuguesa entre 2017 e 2021, de um modelo simplificado de deriva e de uma análise Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats (SWOT), foi possível propor a localização ideal para uma rede nacional de veículos não tripulados (aéreos e de superfície) por forma a otimizar as atividades de monitorização e controlo, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional. Os resultados demonstram que a integração dos alertas de derrames no mar com veículos não tripulados, garante melhorias significativas no tempo de resposta, custos e pessoal envolvido, tornando ações de combate à poluição marítima mais eficazes. Esta abordagem pode ser também aplicada noutras áreas, como na vigilância em áreas de maior risco de incêndios e em operações de busca e salvamento marítimo (Search And Rescue - SAR). |
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Por forma a reduzir os custos operacionais e aumentar a capacidade de resposta, é explorada a viabilidade de implementação de uma rede nacional de veículos não tripulados (superfície e aéreo). A deteção e monitorização de derrames apresenta alguns desafios, incluindo o tempo necessário para chegar ao local do alerta. Por forma a conseguir uma melhor estimativa do comportamento do derrames ao longo do tempo, foi desenvolvido um modelo de deriva simplificado considerando a velocidade do vento e da corrente. Este modelo simplificado, permite assim direcionar os meios necessários de forma mais eficiente conseguindo assim um emprego de meios mais eficiente. Através de uma análise estatística dos derrames ocorridos na ZEE portuguesa entre 2017 e 2021, de um modelo simplificado de deriva e de uma análise Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats (SWOT), foi possível propor a localização ideal para uma rede nacional de veículos não tripulados (aéreos e de superfície) por forma a otimizar as atividades de monitorização e controlo, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional. Os resultados demonstram que a integração dos alertas de derrames no mar com veículos não tripulados, garante melhorias significativas no tempo de resposta, custos e pessoal envolvido, tornando ações de combate à poluição marítima mais eficazes. Esta abordagem pode ser também aplicada noutras áreas, como na vigilância em áreas de maior risco de incêndios e em operações de busca e salvamento marítimo (Search And Rescue - SAR).It’s essential to have the capacity to perform monitoring and control of maritime pollution, especially within the Portuguese Exclusive Economic Zone (EEZ). The CleanSeaNet satellite monitoring system, developed by the European Maritime Safety Agency (EMSA), plays a crucial role in the surveillance and control of potential hydrocarbon and hazardous substances spills in the ocean. Its primary objective is to alert coastal countries of the European Union about potential spills within their EEZs, enabling them to take necessary legal and operational measures. To reduce operational costs and enhance response capability, the feasibility of implementing a national network of unmanned vehicles (surface and aerial) is explored. Detecting and monitoring spills poses challenges, including the time required to reach the alert location. To achieve a better estimation of spill behavior over time, a simplified drift model has been developed, considering wind speed and currents. This simplified model allows for a more efficient allocation of resources, ensuring a more effective deployment. Through statistical analysis of spills occurring in the Portuguese EEZ between 2017 and 2021, coupled with a simplified drift model and Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats (SWOT) analysis, the optimal location for a national network of unmanned vehicles (aerial and surface) has been proposed. This optimization aims to enhance monitoring and control activities, reducing costs and increasing operational efficiency. The results demonstrate that integrating spill alerts at sea with unmanned vehicles leads to significant improvements in response time, costs, and personnel involvement, making maritime pollution combat actions more effective. This approach can also be applied to other domains, such as surveillance in high-risk fire-prone areas and Search And Rescue (SAR) maritime operations.Moura, Ricardo PintoSantos, Nuno Alexandre Antunes Martins PessanhaLobo, Victor José de Almeida e SousaRepositório ComumAntunes, Teresa Margarida Lourenço2024-01-19T11:59:29Z2023-092023-082023-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49134TID:203432649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T12:54:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:56.275302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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