Conhecimentos sobre Sexualidade e Duplo Padrão Sexual em Estudantes de Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13515 |
Resumo: | Introdução: A sexualidade como temática na formação em Enfermagem é área carente, explorada superficialmente, orientada para a prevenção de IST, gravidez, gerando-se um espaço interdito de assexualização do cuidador e do beneficiário (Pereira, 2007) . Visões fluidas e limitadas espelham lacunas curriculares e ocultação do tem na formação (Gir, Nogueira & Pelá, 2000) (Ressel & Gualda, 2002) . Como temática curricular para universitários, revela benefícios no conhecimento e posturas dos Estudantes concorrendo para menor tradicionalismo (Low, 2004) . Objetivo: Descrever a relação entre o conhecimento sobre sexualidade e o duplo padrão sexual. Metodologia: Estudo quantitativo transversal. Amostra de conveniência de 117 estudantes do 3º Ano. Média de idades de 22,2 anos (DP=3.961). Questionário aplicado no inicio do ano com questões sobre Anatomofisiologia, Contraceção e Resposta Sexual Humana [RSH] e escala de Duplo Padrão Sexual (alfa de Cronbach .833). Resultados: Fisiologia Feminina e RSH são os conteúdos mais precários no conhecimento. Através de teste t de Student de amostras emparelhadas, constatam-se diferenças significativas entre a dimensão da RSH face às dimensões de Anatomia, Fisiologia Masculina e Contraceção. Os estudantes tendem a ser liberais no Duplo Padrão Sexual, mas apenas com correlação significativa face ao conhecimento sobre Fisiologia Feminina (p<.05). Conclusões: Os conhecimentos não exprimem claramente associações ao Duplo Padrão, facto que deixa dúvidas quanto à preparação dos estudantes para a abordagem respeitosa do utente. |
id |
RCAP_f2ad84671590d3dc890724230c89a327 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/13515 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimentos sobre Sexualidade e Duplo Padrão Sexual em Estudantes de Enfermagemsexualidadeduplo padrão sexualenfermagemestudantes de enfermagemIntrodução: A sexualidade como temática na formação em Enfermagem é área carente, explorada superficialmente, orientada para a prevenção de IST, gravidez, gerando-se um espaço interdito de assexualização do cuidador e do beneficiário (Pereira, 2007) . Visões fluidas e limitadas espelham lacunas curriculares e ocultação do tem na formação (Gir, Nogueira & Pelá, 2000) (Ressel & Gualda, 2002) . Como temática curricular para universitários, revela benefícios no conhecimento e posturas dos Estudantes concorrendo para menor tradicionalismo (Low, 2004) . Objetivo: Descrever a relação entre o conhecimento sobre sexualidade e o duplo padrão sexual. Metodologia: Estudo quantitativo transversal. Amostra de conveniência de 117 estudantes do 3º Ano. Média de idades de 22,2 anos (DP=3.961). Questionário aplicado no inicio do ano com questões sobre Anatomofisiologia, Contraceção e Resposta Sexual Humana [RSH] e escala de Duplo Padrão Sexual (alfa de Cronbach .833). Resultados: Fisiologia Feminina e RSH são os conteúdos mais precários no conhecimento. Através de teste t de Student de amostras emparelhadas, constatam-se diferenças significativas entre a dimensão da RSH face às dimensões de Anatomia, Fisiologia Masculina e Contraceção. Os estudantes tendem a ser liberais no Duplo Padrão Sexual, mas apenas com correlação significativa face ao conhecimento sobre Fisiologia Feminina (p<.05). Conclusões: Os conhecimentos não exprimem claramente associações ao Duplo Padrão, facto que deixa dúvidas quanto à preparação dos estudantes para a abordagem respeitosa do utente.I Forum Internacional de Violência e Maus-Tratos2015-03-24T10:27:16Z2015-03-242014-09-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/13515http://hdl.handle.net/10174/13515porBarros, M. L. & Sim-Sim, M. (2014). Conhecimentos sobre Sexualidade e Duplo Padrão Sexual em Estudantes de Enfermagem. I Forum Internacional de Violência e Maus-Tratos. Evora. Set. 2014naonaosimdep enfmlb@uevora.ptnd745Barros, Maria da LuzSim-Sim, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:06Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:58.663796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimentos sobre Sexualidade e Duplo Padrão Sexual em Estudantes de Enfermagem |
title |
Conhecimentos sobre Sexualidade e Duplo Padrão Sexual em Estudantes de Enfermagem |
spellingShingle |
Conhecimentos sobre Sexualidade e Duplo Padrão Sexual em Estudantes de Enfermagem Barros, Maria da Luz sexualidade duplo padrão sexual enfermagem estudantes de enfermagem |
title_short |
Conhecimentos sobre Sexualidade e Duplo Padrão Sexual em Estudantes de Enfermagem |
title_full |
Conhecimentos sobre Sexualidade e Duplo Padrão Sexual em Estudantes de Enfermagem |
title_fullStr |
Conhecimentos sobre Sexualidade e Duplo Padrão Sexual em Estudantes de Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos sobre Sexualidade e Duplo Padrão Sexual em Estudantes de Enfermagem |
title_sort |
Conhecimentos sobre Sexualidade e Duplo Padrão Sexual em Estudantes de Enfermagem |
author |
Barros, Maria da Luz |
author_facet |
Barros, Maria da Luz Sim-Sim, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Sim-Sim, Margarida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Maria da Luz Sim-Sim, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sexualidade duplo padrão sexual enfermagem estudantes de enfermagem |
topic |
sexualidade duplo padrão sexual enfermagem estudantes de enfermagem |
description |
Introdução: A sexualidade como temática na formação em Enfermagem é área carente, explorada superficialmente, orientada para a prevenção de IST, gravidez, gerando-se um espaço interdito de assexualização do cuidador e do beneficiário (Pereira, 2007) . Visões fluidas e limitadas espelham lacunas curriculares e ocultação do tem na formação (Gir, Nogueira & Pelá, 2000) (Ressel & Gualda, 2002) . Como temática curricular para universitários, revela benefícios no conhecimento e posturas dos Estudantes concorrendo para menor tradicionalismo (Low, 2004) . Objetivo: Descrever a relação entre o conhecimento sobre sexualidade e o duplo padrão sexual. Metodologia: Estudo quantitativo transversal. Amostra de conveniência de 117 estudantes do 3º Ano. Média de idades de 22,2 anos (DP=3.961). Questionário aplicado no inicio do ano com questões sobre Anatomofisiologia, Contraceção e Resposta Sexual Humana [RSH] e escala de Duplo Padrão Sexual (alfa de Cronbach .833). Resultados: Fisiologia Feminina e RSH são os conteúdos mais precários no conhecimento. Através de teste t de Student de amostras emparelhadas, constatam-se diferenças significativas entre a dimensão da RSH face às dimensões de Anatomia, Fisiologia Masculina e Contraceção. Os estudantes tendem a ser liberais no Duplo Padrão Sexual, mas apenas com correlação significativa face ao conhecimento sobre Fisiologia Feminina (p<.05). Conclusões: Os conhecimentos não exprimem claramente associações ao Duplo Padrão, facto que deixa dúvidas quanto à preparação dos estudantes para a abordagem respeitosa do utente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-05T00:00:00Z 2015-03-24T10:27:16Z 2015-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/13515 http://hdl.handle.net/10174/13515 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/13515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barros, M. L. & Sim-Sim, M. (2014). Conhecimentos sobre Sexualidade e Duplo Padrão Sexual em Estudantes de Enfermagem. I Forum Internacional de Violência e Maus-Tratos. Evora. Set. 2014 nao nao sim dep enf mlb@uevora.pt nd 745 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
I Forum Internacional de Violência e Maus-Tratos |
publisher.none.fl_str_mv |
I Forum Internacional de Violência e Maus-Tratos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136554083418112 |