Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.17575/rpsicol.v31i2.1348 |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/21578 https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.1348 |
Resumo: | Enquadrado numa investigação mais ampla que pretendia identificar os tipos de comportamento prevalecentes nos/as observadores/as das situações de bullying e os motivos que os/as influenciam a intervir ou não em tais situações, foram objetivos deste estudo: 1) Verificar a existência de diferenças de género e de idade nos tipos de comportamento face às situações de bullying e nas razões que levam os/as observadores/as a intervir ou não; 2) Analisar a relação entre os tipos de comportamento dos/as observadores/as e os motivos que os/as influenciam a intervir ou não. Participaram neste estudo 481 estudantes, do 5º ao 9º ano de escolaridade. Os resultados evidenciaram a existência de diferenças de sexo e de idade, quer nos tipos de comportamento face ao bullying, quer nas razões que influenciam a decisão dos/as observadores/as a intervir ou não nas situações de bullying. |
id |
RCAP_f2b20f64f294fec1652e9a5f633c0352 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/21578 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimasObservação de bullyingSensibilidade moral básicaEmpatiaDesengajamento moralAfastamento da situação de bullying.BystandersEnquadrado numa investigação mais ampla que pretendia identificar os tipos de comportamento prevalecentes nos/as observadores/as das situações de bullying e os motivos que os/as influenciam a intervir ou não em tais situações, foram objetivos deste estudo: 1) Verificar a existência de diferenças de género e de idade nos tipos de comportamento face às situações de bullying e nas razões que levam os/as observadores/as a intervir ou não; 2) Analisar a relação entre os tipos de comportamento dos/as observadores/as e os motivos que os/as influenciam a intervir ou não. Participaram neste estudo 481 estudantes, do 5º ao 9º ano de escolaridade. Os resultados evidenciaram a existência de diferenças de sexo e de idade, quer nos tipos de comportamento face ao bullying, quer nas razões que influenciam a decisão dos/as observadores/as a intervir ou não nas situações de bullying.Revista PSICOLOGIA (Associação Portuguesa de Psicologia)2017-12-20T18:29:45Z2017-12-202017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/21578http://hdl.handle.net/10174/21578https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.1348porPereira, S. & Melo, M. (2017). Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas. PSICOLOGIA, 31 (2), 254-260 (Atas do IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia).254-260ISSN 2183-2471http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/134831Psicologia2CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais com Arbitragem Científicandmmm@uevora.pt681Pereira, SóniaMelo, Madalenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:12:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:48.546435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas |
title |
Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas |
spellingShingle |
Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas Pereira, Sónia Observação de bullying Sensibilidade moral básica Empatia Desengajamento moral Afastamento da situação de bullying. Bystanders Pereira, Sónia Observação de bullying Sensibilidade moral básica Empatia Desengajamento moral Afastamento da situação de bullying. Bystanders |
title_short |
Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas |
title_full |
Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas |
title_fullStr |
Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas |
title_full_unstemmed |
Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas |
title_sort |
Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas |
author |
Pereira, Sónia |
author_facet |
Pereira, Sónia Pereira, Sónia Melo, Madalena Melo, Madalena |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Madalena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Sónia Melo, Madalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Observação de bullying Sensibilidade moral básica Empatia Desengajamento moral Afastamento da situação de bullying. Bystanders |
topic |
Observação de bullying Sensibilidade moral básica Empatia Desengajamento moral Afastamento da situação de bullying. Bystanders |
description |
Enquadrado numa investigação mais ampla que pretendia identificar os tipos de comportamento prevalecentes nos/as observadores/as das situações de bullying e os motivos que os/as influenciam a intervir ou não em tais situações, foram objetivos deste estudo: 1) Verificar a existência de diferenças de género e de idade nos tipos de comportamento face às situações de bullying e nas razões que levam os/as observadores/as a intervir ou não; 2) Analisar a relação entre os tipos de comportamento dos/as observadores/as e os motivos que os/as influenciam a intervir ou não. Participaram neste estudo 481 estudantes, do 5º ao 9º ano de escolaridade. Os resultados evidenciaram a existência de diferenças de sexo e de idade, quer nos tipos de comportamento face ao bullying, quer nas razões que influenciam a decisão dos/as observadores/as a intervir ou não nas situações de bullying. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20T18:29:45Z 2017-12-20 2017-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/21578 http://hdl.handle.net/10174/21578 https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.1348 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/21578 https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.1348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, S. & Melo, M. (2017). Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas. PSICOLOGIA, 31 (2), 254-260 (Atas do IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia). 254-260 ISSN 2183-2471 http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1348 31 Psicologia 2 CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais com Arbitragem Científica nd mmm@uevora.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista PSICOLOGIA (Associação Portuguesa de Psicologia) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista PSICOLOGIA (Associação Portuguesa de Psicologia) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822181944668979200 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.17575/rpsicol.v31i2.1348 |