Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sónia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Melo, Madalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.17575/rpsicol.v31i2.1348
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/21578
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Resumo: Enquadrado numa investigação mais ampla que pretendia identificar os tipos de comportamento prevalecentes nos/as observadores/as das situações de bullying e os motivos que os/as influenciam a intervir ou não em tais situações, foram objetivos deste estudo: 1) Verificar a existência de diferenças de género e de idade nos tipos de comportamento face às situações de bullying e nas razões que levam os/as observadores/as a intervir ou não; 2) Analisar a relação entre os tipos de comportamento dos/as observadores/as e os motivos que os/as influenciam a intervir ou não. Participaram neste estudo 481 estudantes, do 5º ao 9º ano de escolaridade. Os resultados evidenciaram a existência de diferenças de sexo e de idade, quer nos tipos de comportamento face ao bullying, quer nas razões que influenciam a decisão dos/as observadores/as a intervir ou não nas situações de bullying.
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