Trajectórias de usos de drogas e experiências de consumo problemático na juventude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Telma Joana Cunha e
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17832
Resumo: O presente estudo visa caracterizar trajectórias de jovens que atravessaram um período de experiências problemáticas com drogas, bem como o abandono de tal comportamento, de modo a conhecer a extensão deste fenómeno no sector juvenil e compreender os processos inerentes à superação do consumo problemático, reconhecendo a implicação destes no desenvolvimento pessoal e social saudável. Optamos por uma abordagem qualitativa, de forma a explorarmos significados associados ao uso de drogas no seio de um percurso de vida, tomando a perspectiva narrativa como veículo através do qual os indivíduos projectam e comunicam sentidos (Manita, 2001; Fernandes & Carvalho, 2000; Denzin & Lincoln, 1994). Ao longo da trajectória, o uso de substâncias psicoactivas (SPA) adopta um papel central e sua progressão parece proporcionar um distanciamento em relação aos objectivos de vida dos jovens, que reportam vulnerabilidade e dificuldade em controlarem os seus usos de drogas, revelando prejuízos a nível de saúde mental, desinteresse escolar e enfraquecimento da qualidade dos laços com a família e os pares. Já no que concerne à superação do uso problemático de drogas, se alguns participantes cessam o uso pela percepção de risco associada à sua conduta. Outros, salientam a gestão do uso num processo de abandono do consumo problemático, considerando a incompatibilidade entre o seu padrão de uso anterior e uma vida funcional e adaptativa, reservando o uso de drogas à esfera do lazer e distanciando-o das responsabilidades e actividades normativas. Globalmente, o desejo de autonomia em relação à sua própria conduta parece contribuir para a mudança comportamental, onde os jovens revelam a aquisição de competências de recusa à influência dos pares, a reflexão e capacidade de projectar o futuro e a necessidade de pedir ajuda aos progenitores como estratégias eficazes na superação do uso problemático de drogas.
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