Motivações, obstáculos e benefícios da qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/3713 |
Resumo: | Com a globalização da economia, a família de normas e diretrizes internacionais de gestão da qualidade ISO 9000 ganhou uma reputação universal. Ao contrário dos padrões de qualidade relativos aos produtos e serviços, as normas ISO 9000 aplicam-se ao sistema de gestão da qualidade (SGQ), para garantir que as entidades que o tenham implementado e certificado o mantêm de acordo com os requisitos exigidos, processo não isento de custos e dificuldades. A esta tendência para a implementação e certificação de sistemas de gestão da qualidade estão subjacentes motivações, obstáculos e benefícios, cuja investigação tem sido largamente feita em todo o mundo, por vezes com resultados conflituantes, justificando-se assim mais investigação nesta área. O presente artigo insere-se num projeto de investigação no âmbito do Mestrado em Gestão da Universidade de Évora, subordinado ao título “A relevância do sistema de gestão da qualidade e o papel da contabilidade nas pequenas e médias empresas portuguesas”, tendo como objectivo conhecer o estado da arte no que respeita às motivações, obstáculos e benefícios da qualidade. A revisão da literatura sugere que tanto os motivos externos como os internos são importantes, uns e outros mais ou menos intensos, dependendo do tipo de organização e do contexto onde atua. As maiores dificuldades na implementação / certificação do SGQ residem na burocracia, no fraco compromisso com a qualidade, no custo e no tempo despendido. Regra geral, os trabalhos de investigação consultados apontam para um melhor desempenho das organizações que dispõem de um SGQ ISO 9000. Todavia, também neste caso os estudos não são consensuais, havendo resultados onde a correlação entre a certificação do SGQ e o desempenho das empresas é apenas marginal ou não existe. |
id |
RCAP_f2bc87fc531f78a31e831a830a2a3bd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/3713 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivações, obstáculos e benefícios da qualidadegestão da qualidademotivaçõesobstáculosbenefícios da qualidadeCom a globalização da economia, a família de normas e diretrizes internacionais de gestão da qualidade ISO 9000 ganhou uma reputação universal. Ao contrário dos padrões de qualidade relativos aos produtos e serviços, as normas ISO 9000 aplicam-se ao sistema de gestão da qualidade (SGQ), para garantir que as entidades que o tenham implementado e certificado o mantêm de acordo com os requisitos exigidos, processo não isento de custos e dificuldades. A esta tendência para a implementação e certificação de sistemas de gestão da qualidade estão subjacentes motivações, obstáculos e benefícios, cuja investigação tem sido largamente feita em todo o mundo, por vezes com resultados conflituantes, justificando-se assim mais investigação nesta área. O presente artigo insere-se num projeto de investigação no âmbito do Mestrado em Gestão da Universidade de Évora, subordinado ao título “A relevância do sistema de gestão da qualidade e o papel da contabilidade nas pequenas e médias empresas portuguesas”, tendo como objectivo conhecer o estado da arte no que respeita às motivações, obstáculos e benefícios da qualidade. A revisão da literatura sugere que tanto os motivos externos como os internos são importantes, uns e outros mais ou menos intensos, dependendo do tipo de organização e do contexto onde atua. As maiores dificuldades na implementação / certificação do SGQ residem na burocracia, no fraco compromisso com a qualidade, no custo e no tempo despendido. Regra geral, os trabalhos de investigação consultados apontam para um melhor desempenho das organizações que dispõem de um SGQ ISO 9000. Todavia, também neste caso os estudos não são consensuais, havendo resultados onde a correlação entre a certificação do SGQ e o desempenho das empresas é apenas marginal ou não existe.Universidade de Évora2012-01-17T16:24:32Z2012-01-172011-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/3713http://hdl.handle.net/10174/3713porXIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial - Universidade de ÉvoraEconomia EmpresarialsimnaonaoGESndmsaraiva@uevora.ptnd661Ferreira, OsvaldoSaraiva, MargaridaCasas Novas, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:40:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/3713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:48.959586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivações, obstáculos e benefícios da qualidade |
title |
Motivações, obstáculos e benefícios da qualidade |
spellingShingle |
Motivações, obstáculos e benefícios da qualidade Ferreira, Osvaldo gestão da qualidade motivações obstáculos benefícios da qualidade |
title_short |
Motivações, obstáculos e benefícios da qualidade |
title_full |
Motivações, obstáculos e benefícios da qualidade |
title_fullStr |
Motivações, obstáculos e benefícios da qualidade |
title_full_unstemmed |
Motivações, obstáculos e benefícios da qualidade |
title_sort |
Motivações, obstáculos e benefícios da qualidade |
author |
Ferreira, Osvaldo |
author_facet |
Ferreira, Osvaldo Saraiva, Margarida Casas Novas, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Saraiva, Margarida Casas Novas, Jorge |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Osvaldo Saraiva, Margarida Casas Novas, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão da qualidade motivações obstáculos benefícios da qualidade |
topic |
gestão da qualidade motivações obstáculos benefícios da qualidade |
description |
Com a globalização da economia, a família de normas e diretrizes internacionais de gestão da qualidade ISO 9000 ganhou uma reputação universal. Ao contrário dos padrões de qualidade relativos aos produtos e serviços, as normas ISO 9000 aplicam-se ao sistema de gestão da qualidade (SGQ), para garantir que as entidades que o tenham implementado e certificado o mantêm de acordo com os requisitos exigidos, processo não isento de custos e dificuldades. A esta tendência para a implementação e certificação de sistemas de gestão da qualidade estão subjacentes motivações, obstáculos e benefícios, cuja investigação tem sido largamente feita em todo o mundo, por vezes com resultados conflituantes, justificando-se assim mais investigação nesta área. O presente artigo insere-se num projeto de investigação no âmbito do Mestrado em Gestão da Universidade de Évora, subordinado ao título “A relevância do sistema de gestão da qualidade e o papel da contabilidade nas pequenas e médias empresas portuguesas”, tendo como objectivo conhecer o estado da arte no que respeita às motivações, obstáculos e benefícios da qualidade. A revisão da literatura sugere que tanto os motivos externos como os internos são importantes, uns e outros mais ou menos intensos, dependendo do tipo de organização e do contexto onde atua. As maiores dificuldades na implementação / certificação do SGQ residem na burocracia, no fraco compromisso com a qualidade, no custo e no tempo despendido. Regra geral, os trabalhos de investigação consultados apontam para um melhor desempenho das organizações que dispõem de um SGQ ISO 9000. Todavia, também neste caso os estudos não são consensuais, havendo resultados onde a correlação entre a certificação do SGQ e o desempenho das empresas é apenas marginal ou não existe. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-25T00:00:00Z 2012-01-17T16:24:32Z 2012-01-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/3713 http://hdl.handle.net/10174/3713 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/3713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial - Universidade de Évora Economia Empresarial sim nao nao GES nd msaraiva@uevora.pt nd 661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136470997401600 |