Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, João Paulo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rodrigues, Luís Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.3045
Resumo: A adopção de uma perspectiva holística do desenvolvimento obriga-nos a equacionar a relação entre vários elementos do desenvolvimento pessoal. Entre os mais relevantes destacam-se (1) o sucesso no desenvolvimento motor das crianças e jovens, pela sua relação com a saúde e a definição de estilos de vida saudáveis; e (2) o sucesso ou realização académica, pela sua valorização social, pela importância na determinação da vida pessoal (carreira), e pela presença constante em todos os momentos que antecedem a vida adulta. O presente trabalho constitui uma revisão da literatura existente sobre as relações existentes entre os factores associados ao desenvolvimento motor — nomeadamente a aptidão física, morfológica, coordenativa e a actividade física — e o sucesso académico de crianças e jovens, revisitados numa perspectiva holística. Palavras-chave Sucesso académico; Desenvolvimento motor; Crianças; Adolescentes
id RCAP_f2c8afa088c075e613571dd79ecd020f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3045
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?DÉVELOPPEMENT MOTEUR ET SUCCÈS ACADÉMIQUE. EST CE QUʼIL Y A UNE RELATION ENTRE DES ENFANTS ET DES JEUNES?Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?ArtigosA adopção de uma perspectiva holística do desenvolvimento obriga-nos a equacionar a relação entre vários elementos do desenvolvimento pessoal. Entre os mais relevantes destacam-se (1) o sucesso no desenvolvimento motor das crianças e jovens, pela sua relação com a saúde e a definição de estilos de vida saudáveis; e (2) o sucesso ou realização académica, pela sua valorização social, pela importância na determinação da vida pessoal (carreira), e pela presença constante em todos os momentos que antecedem a vida adulta. O presente trabalho constitui uma revisão da literatura existente sobre as relações existentes entre os factores associados ao desenvolvimento motor — nomeadamente a aptidão física, morfológica, coordenativa e a actividade física — e o sucesso académico de crianças e jovens, revisitados numa perspectiva holística. Palavras-chave Sucesso académico; Desenvolvimento motor; Crianças; AdolescentesA holistic perspective of the human development needs to look for every element responsible for the individual success. Surely between those, motor development for its relation with healthy lifestyles, and academic achievement due to its social relevance, constitute two major determinants of future success in life. The aim to this article was to review the major contributions found in the scientific literature of the last decade that can help us to better understand the possible relationship between motor development success and academic achievement in children and adolescents. Keywords Motor development; Academic achievement; Children; AdolescentsLʼadoption dʼune perspective holistique du développement nous oblige à revoir la relation entre les éléments du développement personnel en herbe. Nous détacherons les plus saillants: 1) le succès du développement moteur des enfants et des jeunes, en rapport à la santé et à la définition de modes de vie dʼépanouissement; 2) la réussite académique, par sa valorisation sociale, par lʼimportance de la détermination personnelle au niveau des choix de carrière à venir, et par sa présence constante aux moments qui précèdent la vie adulte. Le présent travail constitue une révision de la littérature sur les relations existantes entre les facteurs associés au développement moteur — notamment lʼaptitude physique, morphologique, coordinatrice et lʼactivité physique — et la réussite académique des enfants et des jeunes, revisitée sous une perspective holistique. Mots-clé Succès académique; Développement moteur; Enfants; JeunesInstituto de Educação - Universidade do Minho2011-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3045por2183-04520871-9187Saraiva, João PauloRodrigues, Luís Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:10Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:29.194389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?
DÉVELOPPEMENT MOTEUR ET SUCCÈS ACADÉMIQUE. EST CE QUʼIL Y A UNE RELATION ENTRE DES ENFANTS ET DES JEUNES?
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?
title Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?
spellingShingle Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?
Saraiva, João Paulo
Artigos
title_short Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?
title_full Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?
title_fullStr Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?
title_full_unstemmed Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?
title_sort Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?
author Saraiva, João Paulo
author_facet Saraiva, João Paulo
Rodrigues, Luís Paulo
author_role author
author2 Rodrigues, Luís Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, João Paulo
Rodrigues, Luís Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A adopção de uma perspectiva holística do desenvolvimento obriga-nos a equacionar a relação entre vários elementos do desenvolvimento pessoal. Entre os mais relevantes destacam-se (1) o sucesso no desenvolvimento motor das crianças e jovens, pela sua relação com a saúde e a definição de estilos de vida saudáveis; e (2) o sucesso ou realização académica, pela sua valorização social, pela importância na determinação da vida pessoal (carreira), e pela presença constante em todos os momentos que antecedem a vida adulta. O presente trabalho constitui uma revisão da literatura existente sobre as relações existentes entre os factores associados ao desenvolvimento motor — nomeadamente a aptidão física, morfológica, coordenativa e a actividade física — e o sucesso académico de crianças e jovens, revisitados numa perspectiva holística. Palavras-chave Sucesso académico; Desenvolvimento motor; Crianças; Adolescentes
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.3045
url https://doi.org/10.21814/rpe.3045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130219732271104