Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.3045 |
Resumo: | A adopção de uma perspectiva holística do desenvolvimento obriga-nos a equacionar a relação entre vários elementos do desenvolvimento pessoal. Entre os mais relevantes destacam-se (1) o sucesso no desenvolvimento motor das crianças e jovens, pela sua relação com a saúde e a definição de estilos de vida saudáveis; e (2) o sucesso ou realização académica, pela sua valorização social, pela importância na determinação da vida pessoal (carreira), e pela presença constante em todos os momentos que antecedem a vida adulta. O presente trabalho constitui uma revisão da literatura existente sobre as relações existentes entre os factores associados ao desenvolvimento motor — nomeadamente a aptidão física, morfológica, coordenativa e a actividade física — e o sucesso académico de crianças e jovens, revisitados numa perspectiva holística. Palavras-chave Sucesso académico; Desenvolvimento motor; Crianças; Adolescentes |
id |
RCAP_f2c8afa088c075e613571dd79ecd020f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3045 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?DÉVELOPPEMENT MOTEUR ET SUCCÈS ACADÉMIQUE. EST CE QUʼIL Y A UNE RELATION ENTRE DES ENFANTS ET DES JEUNES?Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens?ArtigosA adopção de uma perspectiva holística do desenvolvimento obriga-nos a equacionar a relação entre vários elementos do desenvolvimento pessoal. Entre os mais relevantes destacam-se (1) o sucesso no desenvolvimento motor das crianças e jovens, pela sua relação com a saúde e a definição de estilos de vida saudáveis; e (2) o sucesso ou realização académica, pela sua valorização social, pela importância na determinação da vida pessoal (carreira), e pela presença constante em todos os momentos que antecedem a vida adulta. O presente trabalho constitui uma revisão da literatura existente sobre as relações existentes entre os factores associados ao desenvolvimento motor — nomeadamente a aptidão física, morfológica, coordenativa e a actividade física — e o sucesso académico de crianças e jovens, revisitados numa perspectiva holística. Palavras-chave Sucesso académico; Desenvolvimento motor; Crianças; AdolescentesA holistic perspective of the human development needs to look for every element responsible for the individual success. Surely between those, motor development for its relation with healthy lifestyles, and academic achievement due to its social relevance, constitute two major determinants of future success in life. The aim to this article was to review the major contributions found in the scientific literature of the last decade that can help us to better understand the possible relationship between motor development success and academic achievement in children and adolescents. Keywords Motor development; Academic achievement; Children; AdolescentsLʼadoption dʼune perspective holistique du développement nous oblige à revoir la relation entre les éléments du développement personnel en herbe. Nous détacherons les plus saillants: 1) le succès du développement moteur des enfants et des jeunes, en rapport à la santé et à la définition de modes de vie dʼépanouissement; 2) la réussite académique, par sa valorisation sociale, par lʼimportance de la détermination personnelle au niveau des choix de carrière à venir, et par sa présence constante aux moments qui précèdent la vie adulte. Le présent travail constitue une révision de la littérature sur les relations existantes entre les facteurs associés au développement moteur — notamment lʼaptitude physique, morphologique, coordinatrice et lʼactivité physique — et la réussite académique des enfants et des jeunes, revisitée sous une perspective holistique. Mots-clé Succès académique; Développement moteur; Enfants; JeunesInstituto de Educação - Universidade do Minho2011-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3045por2183-04520871-9187Saraiva, João PauloRodrigues, Luís Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:10Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:29.194389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? DÉVELOPPEMENT MOTEUR ET SUCCÈS ACADÉMIQUE. EST CE QUʼIL Y A UNE RELATION ENTRE DES ENFANTS ET DES JEUNES? Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? |
title |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? |
spellingShingle |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? Saraiva, João Paulo Artigos |
title_short |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? |
title_full |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? |
title_fullStr |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? |
title_sort |
Desenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? |
author |
Saraiva, João Paulo |
author_facet |
Saraiva, João Paulo Rodrigues, Luís Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Luís Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, João Paulo Rodrigues, Luís Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
A adopção de uma perspectiva holística do desenvolvimento obriga-nos a equacionar a relação entre vários elementos do desenvolvimento pessoal. Entre os mais relevantes destacam-se (1) o sucesso no desenvolvimento motor das crianças e jovens, pela sua relação com a saúde e a definição de estilos de vida saudáveis; e (2) o sucesso ou realização académica, pela sua valorização social, pela importância na determinação da vida pessoal (carreira), e pela presença constante em todos os momentos que antecedem a vida adulta. O presente trabalho constitui uma revisão da literatura existente sobre as relações existentes entre os factores associados ao desenvolvimento motor — nomeadamente a aptidão física, morfológica, coordenativa e a actividade física — e o sucesso académico de crianças e jovens, revisitados numa perspectiva holística. Palavras-chave Sucesso académico; Desenvolvimento motor; Crianças; Adolescentes |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.3045 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.3045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130219732271104 |