A arte como suporte de criatividade no design da moda contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ilda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8657
Resumo: Este trabalho de investigação remete para o tema da arte como suporte criativo, na área do design da moda contemporânea, cujo objetivo foi referenciar alguns acontecimentos da história da moda influenciados e inspirados pela arte, através de estudos realizados em que a arte reflete o momento, e o artista utiliza e constrói a sua própria história. A moda representa a atualidade e o retrato de várias culturas, enquanto a arte mostra a mensagem da moda através da descodificação do design e das cores de forma criativa e inovadora, gerando sentimentos e emoções no observador. Na era atual o consumidor valoriza produtos com valores exponencialmente estéticos, simbólicos e psicológicos que consequentemente propiciam o privilégio da experiência estética, considerando o estilista um criador reconhecido, com novas experiências e ideias que vão de encontro à satisfação do consumidor para o qual foram criadas.
id RCAP_f2de864e7d13cd20a4ef0c500749a66a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8657
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A arte como suporte de criatividade no design da moda contemporâneaArt as a support for creativity in contemporary fashion designArteModaVestuárioDesignCriatividadeArtFashionClothingCreativityEste trabalho de investigação remete para o tema da arte como suporte criativo, na área do design da moda contemporânea, cujo objetivo foi referenciar alguns acontecimentos da história da moda influenciados e inspirados pela arte, através de estudos realizados em que a arte reflete o momento, e o artista utiliza e constrói a sua própria história. A moda representa a atualidade e o retrato de várias culturas, enquanto a arte mostra a mensagem da moda através da descodificação do design e das cores de forma criativa e inovadora, gerando sentimentos e emoções no observador. Na era atual o consumidor valoriza produtos com valores exponencialmente estéticos, simbólicos e psicológicos que consequentemente propiciam o privilégio da experiência estética, considerando o estilista um criador reconhecido, com novas experiências e ideias que vão de encontro à satisfação do consumidor para o qual foram criadas.ABSTRACT : This research work refers to the theme of art as a creative support, in the area of contemporary fashion design, whose objective was to reference some events in the history of fashion influenced and inspired by art, through studies carried out in which art reflects the moment, and the artist uses and builds his own story.Fashion represents the present and portrays various cultures, while art shows the fashion message by decoding design and colors in a creative and innovative way, generating feelings and emotions in the observer. In the current era, the consumer values products with exponentially aesthetic, symbolic and psychological values that consequently provide the privilege of the aesthetic experience, considering the stylist a recognized creator, with new experiences and ideas that meet the satisfaction of the consumer for which they were created.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMonteiro, Ilda2023-10-03T13:58:28Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8657porMONTEIRO, Ilda (2023) - A arte como suporte de criatividade no design da moda contemporânea. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646-9054. Vol. XVI, n.º 31, p. 105-117. DOI: 0.53681/c1514225187514391s.31.1581646-90540.53681/c1514225187514391s.31.158info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-04T01:46:02Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:35.412126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A arte como suporte de criatividade no design da moda contemporânea
Art as a support for creativity in contemporary fashion design
title A arte como suporte de criatividade no design da moda contemporânea
spellingShingle A arte como suporte de criatividade no design da moda contemporânea
Monteiro, Ilda
Arte
Moda
Vestuário
Design
Criatividade
Art
Fashion
Clothing
Creativity
title_short A arte como suporte de criatividade no design da moda contemporânea
title_full A arte como suporte de criatividade no design da moda contemporânea
title_fullStr A arte como suporte de criatividade no design da moda contemporânea
title_full_unstemmed A arte como suporte de criatividade no design da moda contemporânea
title_sort A arte como suporte de criatividade no design da moda contemporânea
author Monteiro, Ilda
author_facet Monteiro, Ilda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Ilda
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Moda
Vestuário
Design
Criatividade
Art
Fashion
Clothing
Creativity
topic Arte
Moda
Vestuário
Design
Criatividade
Art
Fashion
Clothing
Creativity
description Este trabalho de investigação remete para o tema da arte como suporte criativo, na área do design da moda contemporânea, cujo objetivo foi referenciar alguns acontecimentos da história da moda influenciados e inspirados pela arte, através de estudos realizados em que a arte reflete o momento, e o artista utiliza e constrói a sua própria história. A moda representa a atualidade e o retrato de várias culturas, enquanto a arte mostra a mensagem da moda através da descodificação do design e das cores de forma criativa e inovadora, gerando sentimentos e emoções no observador. Na era atual o consumidor valoriza produtos com valores exponencialmente estéticos, simbólicos e psicológicos que consequentemente propiciam o privilégio da experiência estética, considerando o estilista um criador reconhecido, com novas experiências e ideias que vão de encontro à satisfação do consumidor para o qual foram criadas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-03T13:58:28Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8657
url http://hdl.handle.net/10400.11/8657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MONTEIRO, Ilda (2023) - A arte como suporte de criatividade no design da moda contemporânea. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646-9054. Vol. XVI, n.º 31, p. 105-117. DOI: 0.53681/c1514225187514391s.31.158
1646-9054
0.53681/c1514225187514391s.31.158
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553856032145408