O impacto do marketing social na problemática dos cães abandonados em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6453 |
Resumo: | Em Portugal, não existem estatísticas oficiais sobre o número de cães que anualmente são abandonados mas calcula-se que seja de vários milhares, números demasiado elevados para um país desenvolvido. Apesar do esforço feito por Associações Animais e por algumas Câmaras Municipais, muitos animais encontram a morte nos canis camarários e outros acabam por morrer à fome ou nas estradas enquanto procuram alimentos e abrigo. De acordo com a literatura na área do marketing social, uma abordagem que ajuda a combater o problema do excesso de população de animais de companhia é o incentivo à adopção de um cão/gato num canil em vez da sua compra numa loja ou num criador. A presente dissertação propõe, assim, estudar o comportamento dos indivíduos enquanto donos de um cão e identificar a principal determinante da intenção de adopção de um cão num Canil Muncipal ou numa Associação Animal – a atitude face à adopção de um cão, o que os outros pensam que o indivíduo deve fazer (norma subjectiva) ou a facilidade percebida da adopção (controlo percebido) - recorrendo à aplicação da Teoria do Comportamento Planeado. Com base nos resultados obtidos a partir da aplicação de um questionário foi possível identificar qual o elemento mais importante na intenção de adopção – o controlo percebido - para, assim, direccionar mais eficazmente as campanhas de marketing social de forma a promover uma mudança social desejada, que neste caso se traduz pela adopção de um cão em vez da sua compra. |
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Em Portugal, não existem estatísticas oficiais sobre o número de cães que anualmente são abandonados mas calcula-se que seja de vários milhares, números demasiado elevados para um país desenvolvido. Apesar do esforço feito por Associações Animais e por algumas Câmaras Municipais, muitos animais encontram a morte nos canis camarários e outros acabam por morrer à fome ou nas estradas enquanto procuram alimentos e abrigo. De acordo com a literatura na área do marketing social, uma abordagem que ajuda a combater o problema do excesso de população de animais de companhia é o incentivo à adopção de um cão/gato num canil em vez da sua compra numa loja ou num criador. A presente dissertação propõe, assim, estudar o comportamento dos indivíduos enquanto donos de um cão e identificar a principal determinante da intenção de adopção de um cão num Canil Muncipal ou numa Associação Animal – a atitude face à adopção de um cão, o que os outros pensam que o indivíduo deve fazer (norma subjectiva) ou a facilidade percebida da adopção (controlo percebido) - recorrendo à aplicação da Teoria do Comportamento Planeado. Com base nos resultados obtidos a partir da aplicação de um questionário foi possível identificar qual o elemento mais importante na intenção de adopção – o controlo percebido - para, assim, direccionar mais eficazmente as campanhas de marketing social de forma a promover uma mudança social desejada, que neste caso se traduz pela adopção de um cão em vez da sua compra. |
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