O impacto do marketing social na problemática dos cães abandonados em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regalado, Ana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6453
Resumo: Em Portugal, não existem estatísticas oficiais sobre o número de cães que anualmente são abandonados mas calcula-se que seja de vários milhares, números demasiado elevados para um país desenvolvido. Apesar do esforço feito por Associações Animais e por algumas Câmaras Municipais, muitos animais encontram a morte nos canis camarários e outros acabam por morrer à fome ou nas estradas enquanto procuram alimentos e abrigo. De acordo com a literatura na área do marketing social, uma abordagem que ajuda a combater o problema do excesso de população de animais de companhia é o incentivo à adopção de um cão/gato num canil em vez da sua compra numa loja ou num criador. A presente dissertação propõe, assim, estudar o comportamento dos indivíduos enquanto donos de um cão e identificar a principal determinante da intenção de adopção de um cão num Canil Muncipal ou numa Associação Animal – a atitude face à adopção de um cão, o que os outros pensam que o indivíduo deve fazer (norma subjectiva) ou a facilidade percebida da adopção (controlo percebido) - recorrendo à aplicação da Teoria do Comportamento Planeado. Com base nos resultados obtidos a partir da aplicação de um questionário foi possível identificar qual o elemento mais importante na intenção de adopção – o controlo percebido - para, assim, direccionar mais eficazmente as campanhas de marketing social de forma a promover uma mudança social desejada, que neste caso se traduz pela adopção de um cão em vez da sua compra.
id RCAP_f2e399773aff0edd5ee62664b35091e9
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6453
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do marketing social na problemática dos cães abandonados em PortugalAbandono de cãesTeoria do comportamento planeadoMarketing socialAbandonment of dogsAdoção -- AdoptionTheory of planned behaviourSocial marketingEm Portugal, não existem estatísticas oficiais sobre o número de cães que anualmente são abandonados mas calcula-se que seja de vários milhares, números demasiado elevados para um país desenvolvido. Apesar do esforço feito por Associações Animais e por algumas Câmaras Municipais, muitos animais encontram a morte nos canis camarários e outros acabam por morrer à fome ou nas estradas enquanto procuram alimentos e abrigo. De acordo com a literatura na área do marketing social, uma abordagem que ajuda a combater o problema do excesso de população de animais de companhia é o incentivo à adopção de um cão/gato num canil em vez da sua compra numa loja ou num criador. A presente dissertação propõe, assim, estudar o comportamento dos indivíduos enquanto donos de um cão e identificar a principal determinante da intenção de adopção de um cão num Canil Muncipal ou numa Associação Animal – a atitude face à adopção de um cão, o que os outros pensam que o indivíduo deve fazer (norma subjectiva) ou a facilidade percebida da adopção (controlo percebido) - recorrendo à aplicação da Teoria do Comportamento Planeado. Com base nos resultados obtidos a partir da aplicação de um questionário foi possível identificar qual o elemento mais importante na intenção de adopção – o controlo percebido - para, assim, direccionar mais eficazmente as campanhas de marketing social de forma a promover uma mudança social desejada, que neste caso se traduz pela adopção de um cão em vez da sua compra.In Portugal, there are no official statistics of the number of abandoned dogs. However it is estimated that several thousands of dogs are abandoned each year, which is a huge number for a developed country. Despite all efforts made by Animal Associations and some Municipal Kennels, many of these animals die in the kennels and the others end up dying while seeking food and shelter. According to the literature on social marketing, pets’ overpopulation can be fought by encouraging people to adopt a dog/cat from a shelter instead of buying it at a store or breeder. This dissertation proposes to study the behavior of individuals as owners of a dog and to identify the main determinant of the intention to adopt a dog in a Muncipal Kennel or Animal Association - the attitude to adopt a dog, what others think the individual should do (s ubjective norm) or the perceived behavior control - by applying the Theory of Planned Behaviour. Based on the results obtained from the application of a questionnaire it was possible to identify which element is the most important in the intention of adoptation – the perceived control – and thus drive more effectively social marketing campaigns in order to promote a desired social change, which in this case is expressed by the adoption of a dog instead of its purchase.2014-02-13T10:45:09Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/6453porRegalado, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:27Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:09.174071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do marketing social na problemática dos cães abandonados em Portugal
title O impacto do marketing social na problemática dos cães abandonados em Portugal
spellingShingle O impacto do marketing social na problemática dos cães abandonados em Portugal
Regalado, Ana
Abandono de cães
Teoria do comportamento planeado
Marketing social
Abandonment of dogs
Adoção -- Adoption
Theory of planned behaviour
Social marketing
title_short O impacto do marketing social na problemática dos cães abandonados em Portugal
title_full O impacto do marketing social na problemática dos cães abandonados em Portugal
title_fullStr O impacto do marketing social na problemática dos cães abandonados em Portugal
title_full_unstemmed O impacto do marketing social na problemática dos cães abandonados em Portugal
title_sort O impacto do marketing social na problemática dos cães abandonados em Portugal
author Regalado, Ana
author_facet Regalado, Ana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Regalado, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono de cães
Teoria do comportamento planeado
Marketing social
Abandonment of dogs
Adoção -- Adoption
Theory of planned behaviour
Social marketing
topic Abandono de cães
Teoria do comportamento planeado
Marketing social
Abandonment of dogs
Adoção -- Adoption
Theory of planned behaviour
Social marketing
description Em Portugal, não existem estatísticas oficiais sobre o número de cães que anualmente são abandonados mas calcula-se que seja de vários milhares, números demasiado elevados para um país desenvolvido. Apesar do esforço feito por Associações Animais e por algumas Câmaras Municipais, muitos animais encontram a morte nos canis camarários e outros acabam por morrer à fome ou nas estradas enquanto procuram alimentos e abrigo. De acordo com a literatura na área do marketing social, uma abordagem que ajuda a combater o problema do excesso de população de animais de companhia é o incentivo à adopção de um cão/gato num canil em vez da sua compra numa loja ou num criador. A presente dissertação propõe, assim, estudar o comportamento dos indivíduos enquanto donos de um cão e identificar a principal determinante da intenção de adopção de um cão num Canil Muncipal ou numa Associação Animal – a atitude face à adopção de um cão, o que os outros pensam que o indivíduo deve fazer (norma subjectiva) ou a facilidade percebida da adopção (controlo percebido) - recorrendo à aplicação da Teoria do Comportamento Planeado. Com base nos resultados obtidos a partir da aplicação de um questionário foi possível identificar qual o elemento mais importante na intenção de adopção – o controlo percebido - para, assim, direccionar mais eficazmente as campanhas de marketing social de forma a promover uma mudança social desejada, que neste caso se traduz pela adopção de um cão em vez da sua compra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-04
2014-02-13T10:45:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/6453
url http://hdl.handle.net/10071/6453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134824469889024