Conceções dos treinadores de judo de alto nível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Fernando Ricardo Teixeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2519
Resumo: O judo é uma forma de atividade física de combate, que pressupõe a existência de um professor ou treinador envolvido no seu processo de ensino ou treino. Espera-se que um treinador tenha conhecimento e competências nos aspetos técnico, tático, físico, psicológico, tanto na componente geral como na componente específica da sua modalidade sendo a investigação sobre a função de treinador uma preocupação atual do mundo académico. Com base nisso, o principal objetivo desta tese foi indagar sobre as perceções dos treinadores de judo de alto nível, sobre o processo de treino e o desempenho das suas funções que poderão, consequentemente, permitir a aquisição de competências para a performance e aprendizagem do judo. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a 18 treinadores de Judo Nacionais e internacionais, sendo 17 do sexo masculino e 1 do sexo feminino. Todos eles são titulares da cédula de Treinador de Desporto de grau I (n=7), II (n=8) e III (n=3). Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, tendo sido definidas categorias e componentes. Através desta análise foi possível constatar que: a) os treinadores de judo reiteram que os pressupostos de algumas práticas tradicionais são extremamente comuns no treino de judo, fugindo das especificidades necessárias para o alto rendimento; b) todos os entrevistados atribuem grande importância ás metodologias de treino e a sua valorização no desenvolvimento técnico da modalidade; c) os modelos de ensino tradicionais estão aos poucos a ser substituídos por conceções que promovem o desenvolvimento da tomada de decisão e o trabalho para a autonomia através de estratégias de treino orientadas para a competição (Game Based Approach). O presente estudo permitiu compreender melhor as conceções dos treinadores de judo de alto nível, tendo em consideração a análise da realidade do treino e da competição, contribuindo desta forma para a melhoria do treino e do rendimento na modalidade.
id RCAP_f2fa8f0e956d55f4e308afea2a60dd09
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceções dos treinadores de judo de alto nívelJudo; Competências; Técnica; Metodologia de ensino; Treino; CompetiçãoJudo; Skills; Technique; Teaching methodologies;Training; CompetitionO judo é uma forma de atividade física de combate, que pressupõe a existência de um professor ou treinador envolvido no seu processo de ensino ou treino. Espera-se que um treinador tenha conhecimento e competências nos aspetos técnico, tático, físico, psicológico, tanto na componente geral como na componente específica da sua modalidade sendo a investigação sobre a função de treinador uma preocupação atual do mundo académico. Com base nisso, o principal objetivo desta tese foi indagar sobre as perceções dos treinadores de judo de alto nível, sobre o processo de treino e o desempenho das suas funções que poderão, consequentemente, permitir a aquisição de competências para a performance e aprendizagem do judo. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a 18 treinadores de Judo Nacionais e internacionais, sendo 17 do sexo masculino e 1 do sexo feminino. Todos eles são titulares da cédula de Treinador de Desporto de grau I (n=7), II (n=8) e III (n=3). Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, tendo sido definidas categorias e componentes. Através desta análise foi possível constatar que: a) os treinadores de judo reiteram que os pressupostos de algumas práticas tradicionais são extremamente comuns no treino de judo, fugindo das especificidades necessárias para o alto rendimento; b) todos os entrevistados atribuem grande importância ás metodologias de treino e a sua valorização no desenvolvimento técnico da modalidade; c) os modelos de ensino tradicionais estão aos poucos a ser substituídos por conceções que promovem o desenvolvimento da tomada de decisão e o trabalho para a autonomia através de estratégias de treino orientadas para a competição (Game Based Approach). O presente estudo permitiu compreender melhor as conceções dos treinadores de judo de alto nível, tendo em consideração a análise da realidade do treino e da competição, contribuindo desta forma para a melhoria do treino e do rendimento na modalidade.Judo is a form of combat physical activity, which demands the existence of a teacher or a coach evolved in its teaching or training process. It is expected that coach has knowledge and skills in the technical, tactical, physical, psychological aspects, both in the general component and in the specialty of your modality, being the research about the role of coach a current concern in the academic world. Based on this, the main purpose of this study is to understand about the perceptions of high-level judo coaches, as well as about the training process and the performance of their functions that can, consequently, allow the acquisition of skills for judo performance and learning. Semi-structured enterview were applied to 18 national and international Judo coaches, 17 of whom were male and 1 female. All of them are holders of the Sports Trainer Grade I (n = 7), II (n = 8) and III (n = 3). Data were defined through content analysis, with categories and components defined. Through this analysis it was possible to verify that: a) judo coaches reiterate that the assumptions of some practices are extremely common in judo training, running away from the specifications required for high performance; b) all interviewees attach great importance to training methodologies and their valorization in the technical development of the sport; c) traditional teaching models are gradually being replaced by concepts that promote the development of decision making and work for autonomy through training based on a competition (Game Based Approach). The present study allows a better understanding of the concepts of high level judo coaches, taking into account the analysis of the reality of training and competition, thus contributing to the improvement of training and performance in the sport.2021-05-07T14:20:07Z2026-04-27T00:00:00Z2021-04-14T00:00:00Z2021-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2519TID:202717917porGomes, Fernando Ricardo Teixeirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:41Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:20.264653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceções dos treinadores de judo de alto nível
title Conceções dos treinadores de judo de alto nível
spellingShingle Conceções dos treinadores de judo de alto nível
Gomes, Fernando Ricardo Teixeira
Judo; Competências; Técnica; Metodologia de ensino; Treino; Competição
Judo; Skills; Technique; Teaching methodologies;Training; Competition
title_short Conceções dos treinadores de judo de alto nível
title_full Conceções dos treinadores de judo de alto nível
title_fullStr Conceções dos treinadores de judo de alto nível
title_full_unstemmed Conceções dos treinadores de judo de alto nível
title_sort Conceções dos treinadores de judo de alto nível
author Gomes, Fernando Ricardo Teixeira
author_facet Gomes, Fernando Ricardo Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Fernando Ricardo Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Judo; Competências; Técnica; Metodologia de ensino; Treino; Competição
Judo; Skills; Technique; Teaching methodologies;Training; Competition
topic Judo; Competências; Técnica; Metodologia de ensino; Treino; Competição
Judo; Skills; Technique; Teaching methodologies;Training; Competition
description O judo é uma forma de atividade física de combate, que pressupõe a existência de um professor ou treinador envolvido no seu processo de ensino ou treino. Espera-se que um treinador tenha conhecimento e competências nos aspetos técnico, tático, físico, psicológico, tanto na componente geral como na componente específica da sua modalidade sendo a investigação sobre a função de treinador uma preocupação atual do mundo académico. Com base nisso, o principal objetivo desta tese foi indagar sobre as perceções dos treinadores de judo de alto nível, sobre o processo de treino e o desempenho das suas funções que poderão, consequentemente, permitir a aquisição de competências para a performance e aprendizagem do judo. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a 18 treinadores de Judo Nacionais e internacionais, sendo 17 do sexo masculino e 1 do sexo feminino. Todos eles são titulares da cédula de Treinador de Desporto de grau I (n=7), II (n=8) e III (n=3). Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, tendo sido definidas categorias e componentes. Através desta análise foi possível constatar que: a) os treinadores de judo reiteram que os pressupostos de algumas práticas tradicionais são extremamente comuns no treino de judo, fugindo das especificidades necessárias para o alto rendimento; b) todos os entrevistados atribuem grande importância ás metodologias de treino e a sua valorização no desenvolvimento técnico da modalidade; c) os modelos de ensino tradicionais estão aos poucos a ser substituídos por conceções que promovem o desenvolvimento da tomada de decisão e o trabalho para a autonomia através de estratégias de treino orientadas para a competição (Game Based Approach). O presente estudo permitiu compreender melhor as conceções dos treinadores de judo de alto nível, tendo em consideração a análise da realidade do treino e da competição, contribuindo desta forma para a melhoria do treino e do rendimento na modalidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-07T14:20:07Z
2021-04-14T00:00:00Z
2021-04-14
2026-04-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2519
TID:202717917
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2519
identifier_str_mv TID:202717917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131528939175936