Desenvolvimento profissional docente no estágio pedagógico: perspectivas e vivências dos futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anelli, Fabiana Tavolaro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33480
Resumo: O presente trabalho apresenta como objetivo principal evidenciar as perspectivas e vivências no estágio pedagógico para a formação profissional - nas palavras dos futuros professores. Entende-se que o desenvolvimento profissional é uma construção que evolui ao longo da carreira, como um processo individual e coletivo. Foi nosso intento analisar, interpretar e compreender os anseios e reflexões vividas na experiência formadora da ação pedagógica dos futuros professores durante o ano de estágio. Mas sobretudo, esse trabalho é um momento de diálogo; diálogo este vindo das histórias de vida de professores estagiários que se dedicam a propagar o amor pela docência e suas convicções referentes a esta complexa profissão. A investigação teve como foco evidenciar as experiências vividas pelos futuros professores relativas às aprendizagens e ao desenvolvimento durante a prática pedagógica; sua apropriação dos conteúdos; a consciência dos processos de aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente. O tipo de estudo foi realizado a partir das histórias de vida das estagiárias do segundo ano de mestrado para o Ensino Fundamental do 2º ciclo, com narrativas orais, podendo dessa forma expressar suas perspectivas e vivências diante da prática pedagógica.
id RCAP_f3019d02014ea80367bf6573219c4226
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33480
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento profissional docente no estágio pedagógico: perspectivas e vivências dos futuros professoresSupervisão pedagógicaDesenvolvimento profissional docenteEstágio pedagógicoHistórias de vidaFormação profissional docenteO presente trabalho apresenta como objetivo principal evidenciar as perspectivas e vivências no estágio pedagógico para a formação profissional - nas palavras dos futuros professores. Entende-se que o desenvolvimento profissional é uma construção que evolui ao longo da carreira, como um processo individual e coletivo. Foi nosso intento analisar, interpretar e compreender os anseios e reflexões vividas na experiência formadora da ação pedagógica dos futuros professores durante o ano de estágio. Mas sobretudo, esse trabalho é um momento de diálogo; diálogo este vindo das histórias de vida de professores estagiários que se dedicam a propagar o amor pela docência e suas convicções referentes a esta complexa profissão. A investigação teve como foco evidenciar as experiências vividas pelos futuros professores relativas às aprendizagens e ao desenvolvimento durante a prática pedagógica; sua apropriação dos conteúdos; a consciência dos processos de aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente. O tipo de estudo foi realizado a partir das histórias de vida das estagiárias do segundo ano de mestrado para o Ensino Fundamental do 2º ciclo, com narrativas orais, podendo dessa forma expressar suas perspectivas e vivências diante da prática pedagógica.The main objective of this study is to highlight the perspectives and experiences of the pedagogical internship for professional development - in the words of future teachers. It is understood that professional development is a construction that evolves throughout the career, as an individual and collective process. It was our intent to analyze, interpret, and understand the anxieties and reflections lived in the formative experience of the pedagogical action of the future teachers during the internship year. But above all, this work is a moment of dialogue; a dialogue that comes from the life stories of trainee teachers who are dedicated to spreading the love for teaching and their convictions regarding this complex profession. The research focused on highlighting the experiences lived by the future teachers concerning the learning and development during the teaching practice; their appropriation of the contents; the awareness of the learning processes and the teaching professional development. The type of study was carried out based on the life stories of the trainees of the second year of the master's degree for 2nd cycle elementary school, with oral narratives, thus being able to express their perspectives and experiences in face of the pedagogical practice.2022-03-15T12:08:57Z2022-02-25T00:00:00Z2022-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33480porAnelli, Fabiana Tavolaroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:27Zoai:ria.ua.pt:10773/33480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:55.192207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional docente no estágio pedagógico: perspectivas e vivências dos futuros professores
title Desenvolvimento profissional docente no estágio pedagógico: perspectivas e vivências dos futuros professores
spellingShingle Desenvolvimento profissional docente no estágio pedagógico: perspectivas e vivências dos futuros professores
Anelli, Fabiana Tavolaro
Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional docente
Estágio pedagógico
Histórias de vida
Formação profissional docente
title_short Desenvolvimento profissional docente no estágio pedagógico: perspectivas e vivências dos futuros professores
title_full Desenvolvimento profissional docente no estágio pedagógico: perspectivas e vivências dos futuros professores
title_fullStr Desenvolvimento profissional docente no estágio pedagógico: perspectivas e vivências dos futuros professores
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional docente no estágio pedagógico: perspectivas e vivências dos futuros professores
title_sort Desenvolvimento profissional docente no estágio pedagógico: perspectivas e vivências dos futuros professores
author Anelli, Fabiana Tavolaro
author_facet Anelli, Fabiana Tavolaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anelli, Fabiana Tavolaro
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional docente
Estágio pedagógico
Histórias de vida
Formação profissional docente
topic Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional docente
Estágio pedagógico
Histórias de vida
Formação profissional docente
description O presente trabalho apresenta como objetivo principal evidenciar as perspectivas e vivências no estágio pedagógico para a formação profissional - nas palavras dos futuros professores. Entende-se que o desenvolvimento profissional é uma construção que evolui ao longo da carreira, como um processo individual e coletivo. Foi nosso intento analisar, interpretar e compreender os anseios e reflexões vividas na experiência formadora da ação pedagógica dos futuros professores durante o ano de estágio. Mas sobretudo, esse trabalho é um momento de diálogo; diálogo este vindo das histórias de vida de professores estagiários que se dedicam a propagar o amor pela docência e suas convicções referentes a esta complexa profissão. A investigação teve como foco evidenciar as experiências vividas pelos futuros professores relativas às aprendizagens e ao desenvolvimento durante a prática pedagógica; sua apropriação dos conteúdos; a consciência dos processos de aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente. O tipo de estudo foi realizado a partir das histórias de vida das estagiárias do segundo ano de mestrado para o Ensino Fundamental do 2º ciclo, com narrativas orais, podendo dessa forma expressar suas perspectivas e vivências diante da prática pedagógica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-15T12:08:57Z
2022-02-25T00:00:00Z
2022-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33480
url http://hdl.handle.net/10773/33480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137704307326976