Emaús : a idolatria dos discípulos, a distância salutar e a pedagogia de Jesus : leitura sistemático-pastoral de Lucas 24, 13-35

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Tiago João Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36276
Resumo: O presente trabalho inicia-se com a exegese bíblica da passagem dos discípulos de Emaús, de Lucas 24, 13-35. Após uma cuidada atenção do texto grego e sua reflexão, assentamo-nos sistematicamente na perícope. Ora, ao averiguarmos as motivações entristecidas dos discípulos, percebemos que eles idealizavam a pessoa de Jesus erroneamente. O excesso de aproximação e possessão concretizou-se numa imagem de Jesus idolatrável. A distância surge como resposta ao combate do ídolo. Através da distância o relacionamento torna-se saudável. Por fim, refletimos na postura de Jesus ao longo do caminho. Concluímos que a pedagogia de Jesus deve ser modelo para a pedagogia da Igreja.
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spelling Emaús : a idolatria dos discípulos, a distância salutar e a pedagogia de Jesus : leitura sistemático-pastoral de Lucas 24, 13-35EmaúsÍdoloDistânciaPedagogiaIgrejaEmmausIdolDistancePedagogyChurchDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente trabalho inicia-se com a exegese bíblica da passagem dos discípulos de Emaús, de Lucas 24, 13-35. Após uma cuidada atenção do texto grego e sua reflexão, assentamo-nos sistematicamente na perícope. Ora, ao averiguarmos as motivações entristecidas dos discípulos, percebemos que eles idealizavam a pessoa de Jesus erroneamente. O excesso de aproximação e possessão concretizou-se numa imagem de Jesus idolatrável. A distância surge como resposta ao combate do ídolo. Através da distância o relacionamento torna-se saudável. Por fim, refletimos na postura de Jesus ao longo do caminho. Concluímos que a pedagogia de Jesus deve ser modelo para a pedagogia da Igreja.The present work begins with the biblical exegesis of the passage of the disciples of Emmaus, from Luke 24, 13-35. After a careful attention of the Greek text and its reflection, we are systematically based on the pericope. Now, when we find out the sorrowful motivations of the disciples, we realize that they idealized the person of Jesus erroneously. The excess of approximation and possession materialized in an image of worshipable Jesus. The distance arises as a response to the combat of the idol. Through distance, the relationship becomes healthy. Finally, we reflect on Jesus' posture along the way. We conclude that the pedagogy of Jesus should be a model for the pedagogy of the Church.Correia, João Alberto SousaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCosta, Tiago João Martins2021-12-27T11:10:12Z2021-12-0620212021-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36276TID:202814190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:46Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:27.228034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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