Detecção dos conhecimentos prévios e alternativos dos alunos como medida preventiva do insucesso escolar no tema rochas metamórficas do 11º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19252 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_f327738ab5d0097d00658da901abb1b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19252 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Detecção dos conhecimentos prévios e alternativos dos alunos como medida preventiva do insucesso escolar no tema rochas metamórficas do 11º ano55:372.855372.855:55371.212.72Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioNa tentativa de diminuir o insucesso escolar numa turma do 11º Ano, da Escola Sá de Miranda em Braga, na qual tive a oportunidade de realizar o meu estágio profissional, onde iria leccionar o tema “ Rochas Metamórficas” da disciplina de Biologia e Geologia II, decidi debruçarme sobre esta temática. O objectivo primordial do Plano de Intervenção Pedagógica Supervisionada por mim idealizado, consistia na detecção dos conhecimentos prévios e alternativos dos alunos da referida turma, através da aplicação, atempadamente de uma ficha de avaliação diagnóstica. Depois da aplicação deste instrumento de avaliação, a minha prioridade era adaptar as estratégias de ensino-aprendizagem por mim idealizadas, que tinham como principal finalidade despertar e motivar o interesse dos alunos para a aprendizagem dos conteúdos que iria leccionar. O tema foi ligeiramente abordado no ano anterior (10ºAno) e desta forma, queria determinar atempadamente, se os alunos tinham adquirido esses conhecimentos. Detectar atempadamente os conhecimentos prévios e alternativos, assim como, as principais dificuldades, de forma a organizar previamente a minha intervenção, orientando-a para auxiliar os meus alunos a obter sucesso no tema por mim leccionado. Esta detecção permitiu-me organizar planificações e materiais que me apoiaram na leccionação dos conteúdos, adaptando estratégias de ensino, para que a todos fosse garantido, a obtenção do sucesso. No capítulo I, é efectuada a caracterização do contexto de intervenção e apresentação do Projecto de Intervenção. O Plano Geral de Intervenção será justificado, à luz do contexto e da literatura. No capítulo II, é efectuada uma síntese descritiva das principais actividades realizadas no âmbito do projecto e será ainda documentado, através dos materiais que preparei e que me apoiaram na leccionação dos conteúdos. De uma forma geral e de acordo com os resultados obtidos, que são elementos reveladores do sucesso alcançado pela maioria dos alunos. Apesar de considerar pouco tempo disponível para a intervenção pedagógica, os resultados não podiam ser melhores. Para conseguirmos apoiar os nossos alunos, necessitamos sempre de mais tempo. É importante mostrar aos alunos, que são o centro da nossa atenção. As atenções que lhes facultamos, funcionam como motivação extra e o interesse pela disciplina pode ser despertado ou mantido.In the attempt to reduce school failure in a class of 11th grade in the School “Sá de Miranda” in Braga, in which I had the opportunity to do my internship and teach the "Metamorphic Rocks" subject of the discipline of Biology and Geology II, I decided to look on this issue. The primary objective of Supervised Pedagogical Intervention Plan idealized by me, was the detection of previous and alternative knowledge of students of that class through the application of a diagnostic evaluation form. After the application of this evaluation instrument, the priority is to adapt the teaching-learning strategies idealized by me, whose main purpose is to awaken and motivate students for learning content that will be taught. The theme has been slightly addressed in the previous year (10th year) and in this way we’ve to determine on time if the students had acquired this knowledge. Timely detection of the previous and alternative knowledge as well as the main difficulties in order to organize my first intervention, guiding it to help my students succeed in the subject taught by me. This discovery allowed me to organize plans and materials that supported me in the teaching of content, adapting teaching strategies so that everyone was guaranteed to achieve success. In Chapter I, is made the characterization of the intervention context and presentation of the Intervention Project. The General Plan of Intervention is justified in light of the context and literature. In Chapter II, a summary is given detailing the main activities under the project and will be documented through materials that I prepared and that supported me in the contents teaching. In general and according to the results, they are revealing elements of the success achieved by most students. While considering the short time available for educational intervention, the results could not be better. To be able to support our students, we always need more time. It is important to show our students that they are the focus of our attention. The attention to the student that we provide them act as extra motivation and the interest in the subject can be awakened or sustained.Precioso, JoséUniversidade do MinhoPeixoto, Joana de Jesus Coelho20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:03.290312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Detecção dos conhecimentos prévios e alternativos dos alunos como medida preventiva do insucesso escolar no tema rochas metamórficas do 11º ano |
title |
Detecção dos conhecimentos prévios e alternativos dos alunos como medida preventiva do insucesso escolar no tema rochas metamórficas do 11º ano |
spellingShingle |
Detecção dos conhecimentos prévios e alternativos dos alunos como medida preventiva do insucesso escolar no tema rochas metamórficas do 11º ano Peixoto, Joana de Jesus Coelho 55:372.855 372.855:55 371.212.72 |
title_short |
Detecção dos conhecimentos prévios e alternativos dos alunos como medida preventiva do insucesso escolar no tema rochas metamórficas do 11º ano |
title_full |
Detecção dos conhecimentos prévios e alternativos dos alunos como medida preventiva do insucesso escolar no tema rochas metamórficas do 11º ano |
title_fullStr |
Detecção dos conhecimentos prévios e alternativos dos alunos como medida preventiva do insucesso escolar no tema rochas metamórficas do 11º ano |
title_full_unstemmed |
Detecção dos conhecimentos prévios e alternativos dos alunos como medida preventiva do insucesso escolar no tema rochas metamórficas do 11º ano |
title_sort |
Detecção dos conhecimentos prévios e alternativos dos alunos como medida preventiva do insucesso escolar no tema rochas metamórficas do 11º ano |
author |
Peixoto, Joana de Jesus Coelho |
author_facet |
Peixoto, Joana de Jesus Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Precioso, José Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Joana de Jesus Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
55:372.855 372.855:55 371.212.72 |
topic |
55:372.855 372.855:55 371.212.72 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/19252 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/19252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132370164514816 |